Erros na hora de fazer as unhas em casa
Crédito: Freepik
em

7 Erros ao fazer as unhas em casa

É possível ter unhas perfeitas fazendo em casa, mas, para isso, esses errinhos devem ser evitados

Publicidade

Aprender a fazer as unhas em casa é bom para não ficar dependendo de horário na manicure e também para economizar quando for preciso. Depois que você pega prática, o resultado pode ficar tão bom quanto o da manicure. Mas, além da prática, é preciso não cometer alguns erros ao fazer as unhas em casa, que fazem o processo ser mais demorado e o resultado não ficar caprichado.

1. Não higienizar as ferramentas

Em primeiro lugar, suas ferramentas de manicure devem ser usadas só por você, e mesmo assim, você precisa desinfetá-las com álcool 70% depois de usar, pois ficam bactérias acumuladas no alicate e no cortador de unhas. Se essas bactérias entrarem em contato com seu sangue, através de uma cutícula que for cortada demais, suas unhas podem inflamar.

2. Usar esmalte velho

Publicidade

O esmalte velho vai endurecendo ou ficando grudento como cola. Aí, quando você vai passar nas unhas, se arrepende no mesmo momento, pois não dá certo, é difícil de aplicar, fica uma camada grossa na unha, demora para secar e descasca fácil. Compre os esmaltes aos poucos e vá usando antes que fiquem velhos. Se começarem a endurecer, pingue umas gotinhas de óleo de banana ou secante e misture bem.

3. Usar o alicate de cutícula para cortar as unhas

O fio do alicate de cutícula é feito para as cutículas, que são mais moles e flexíveis. Se você cortar as unhas com esse alicate, ele vai ficar cego bem rápido, e o processo será mais demorado. Existe um alicate maior que é próprio para cortar unhas.

Publicidade

4. Não amolecer as cutículas antes de removê-las

Não é necessário remover as cutículas das unhas, e até é melhor para manter as unhas protegidas. Mas, se quiser tirar, precisa amolecer as cutículas em água morna com um pouquinho de creme primeiro. Do contrário, elas vão arrebentar e causar pequenos cortes na pele.

5. Não usar lixa de polimento

Publicidade

Existe a lixa de lixar as unhas mesmo, na parte da borda que foi cortada, e existe a lixa de polimento sobre a superfície das unhas para deixá-las mais lisas e uniformes. É uma lixa mais grossa e macia para não machucar nem arranhar. Se precisar polir as unhas, nunca use a lixa de lixar ou vai machucar os dedos e as unhas. Use a lixa de polimento só quando for necessário.

6. Não aplicar base antes do esmalte

A base protege as unhas e deixa a superfície mais lisa para receber o esmalte, então, é fundamental aplicar uma demão de base antes do esmalte para ficar com um resultado profissional.

Publicidade

7. Deixar para limpar os excessos só no final

Se você primeiro pinta todas as unhas e só depois começa a limpar as bordas, o esmalte vai secando, fica mais difícil de limpar e o acabamento não fica perfeito. Você deve usar um palito de madeira para ir limpando as bordas a cada aplicação de esmalte. No final faz só o acabamento da limpeza com algodão e removedor de esmalte no palito.

Veja também:

Publicidade
disfarçar a raiz crescendo

7 Dicas de como disfarçar a raiz crescendo

Irmãs se reencontram depois de 55 anos: e eram vizinhas