em

Como envelhecer madeira: 4 técnicas para vários efeitos

Dê um novo visual aos seus móveis de madeira aplicando técnicas de envelhecimento
envelhecer madeira
Crédito: Pixnio

Móveis com efeito de envelhecidos possuem um bom valor agregado no mercado, pois são muito bonitos e ideais para compor uma decoração rústica ou campestre. Esse efeito geralmente é aplicado em ferro e madeira, utilizando diferentes técnicas, algumas delas bem simples. Então, se você está pensando em dar uma renovada no visual da sua mobília, veja algumas dicas de como envelhecer madeira

4 Formas de envelhecer madeira

Você pode escolher diferentes materiais para fazer o envelhecimento da madeira, sendo que alguns deles já devem estar aí na sua casa. Veja métodos mais simples e outros mais complexos, mas que não exigem conhecimento técnico para fazer.

Veja também: como envelhecer papel

1. Com álcool e anilina para madeira

Uma técnica bastante simples para envelhecer madeira é utilizando 2 litros de álcool para 12 gramas de anilina para madeira, da cor que desejar ver o resultado. Um bom exemplo de cor é o nogueira escuro. Essa é uma boa técnica para utilizar em madeira muito clara e deixá-la mais escura, com aspecto natural.

Misture esses dois ingredientes em um pote e vá aplicando sobre toda a madeira, de maneira uniforme, utilizando um pincel largo e uma boneca de pano, que é uma buchinha de malha de algodão com um chumaço de estopa dentro. Passe uma demão, deixe secar e, se achar necessário aplique outra e mais uma até alcançar o resultado desejado. O acabamento mais bonito pode ser feito utilizando cera em pasta.

2. Palha de aço e vinagre de maçã

Se não quiser ir atrás de anilina para madeira, pode utilizar a palha de aço e o vinagre de maçã que já estão na sua cozinha para envelhecer madeira de mesas, cadeiras, mesinhas de canto e centro, cabeceiras, armários e afins.

Comece escolhendo a peça e colocando-a em um local próprio para executar o trabalho. Um dia antes de fazer a aplicação do efeito, deixe a palha de aço de molho no vinagre. Ele vai causar a oxidação da palha, dando origem à tinta de cor “envelhecida”.

No dia seguinte, basta colocar luvas, máscara por causa do cheiro forte e começar a passar a palha de aço por toda a madeira. Finalize com verniz ou cera depois que o efeito secar.

3. Betume

O betume é um composto que se encontra facilmente em lojas de artesanato ou material de construção. Você pode escolher o Betume da Judeia, que precisa diluir em thinner ou aguarrás,  ou Betume à base de água, que é para diluir em água.

Depois de fazer a diluição, é só aplicar na madeira com um pincel e remover o excesso com uma buchinha de estopa. Se a madeira estiver pintada ou envernizada, vai precisar lixar toda ela primeiro.

4. Pátina

O efeito pátina é um dos mais conhecidos para envelhecer madeira. Esse efeito ocorre naturalmente em peças metálicas, mas profissionais da área desenvolveram uma técnica para obter esse resultado artificialmente. Existem vários tipos de pátina, de acordo com o efeito que desejar. Alguns deles são:

  • Tradicional: mistura de tons azul-turquesa e laranja para um efeito de desgaste do tempo em uma tonalidade mais escurecida;
  • Provençal: esse é um efeito que usa velas para que a tinta não entre em contato direto com a madeira. A peça fica mais delicada e leve, em tons claros, geralmente com branco;
  • Lavada: esse efeito também promove delicadeza à peça e é ideal para aplicar sobre madeira clara. O efeito é mais colorido;
  • Decapê: essa pátina fica com um efeito de relevo, imitando o aspecto do gesso. A peça fica mais imponente.

Você deve escolher a técnica que achar mais bonita e que vai combinar com a peça, pois cada uma exige determinados materiais. De modo geral, vai precisar de tinta, trincha (pincel), rolo pequeno, lixa, tinta niveladora e cera para o acabamento e proteção da peça. Confira no vídeo abaixo uma das formas de aplicação da pátina para envelhecer madeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
envelhecer papel
Como envelhecer papel para artesanato
fechar os poros
Como fechar os poros do rosto e ficar com a pele lisinha