em

Como envelhecer papel para artesanato

Quer fazer convites para uma festa ou decorar uma caixa de MDF com efeito envelhecido? Veja essas dicas
envelhecer papel
Crédito: Pxhere

Quem trabalha com artesanato, em especial envolvendo colagem e reciclagem, sabe que é possível envelhecer papel para utilizar em determinadas situações. Por exemplo, o aspecto de envelhecido no papel valoriza um convite para um evento de temática vintage e traz muito mais charme a diversas peças de scrap decor. Veja como fazer o envelhecimento de papel em casa.

4 Formas de envelhecer papel

Quando você uma folha de papel antiga, que envelheceu naturalmente, percebe que ela fica com manchas amareladas, como se tivesse derramado café ou sido exposta a outro tipo de umidade ou excesso de calor. Então, as técnicas para envelhecer papel seguem essa mesma lógica, mas acelerando o processo que o tempo faria de forma gradual.

1. Saquinho de chá

Uma das formas mais simples é utilizando um saquinho de chá que acabou de ser usado. Quanto mais escuro for o chá, mais escura será a mancha deixada no papel.

Quando terminar de preparar o seu chá, escorra um pouco da água que ficou no saquinho e apoie-o sobre a folha de papel que deseja envelhecer. Observe como o papel vai começar a absorver a água. Remova o saquinho quando achar que o efeito já está no seu gosto e deixe a folha de papel parada até que seque por completo, evitando que rasgue.

2. Café

Da mesma forma que é possível envelhecer papel com saquinho de chá, também pode fazer com o café, mas dessa vez você vai usar o líquido pronto e não a borra do filtro. Prepare uma xícara de café bem forte e puro. Deixe esfriar. Depois utilize um pincel para pintar em tecido e vá molhando de pouco em pouco no líquido e aplicando na folha de papel.

É importante que, antes de fazer a aplicação, já tenha em mente o tipo de efeito que deseja fazer. Vá aplicando aos poucos e em uma folha de cada vez. Depois da aplicação, deixe o papel secar naturalmente. Quando estiver seco, pegue-o com cuidado e amasse delicadamente, desamassando em seguida. Observe o efeito e, se necessário, reaplique o café e repita o procedimento até ficar como você quer.

3. Pó de café usado

Agora sim uma técnica que vai utilizar o pó do café já feito, aquela borra que ficou no filtro. Essa técnica também utiliza um isqueiro para você fazer um leve efeito de queimado nas pontinhas da folha. Atenção, pois o papel queima muito rápido, então tenha bastante cuidado ao lidar com o fogo.

Prepare um café normalmente e depois reserve a borra no filtro até o dia seguinte para que ela seque sozinha. Depois vá pegando-a com os dedos e aplicando pouco a pouco no papel, formando o efeito desejado.

Para dar um acabamento, vá passando o isqueiro nas pontinhas do papel, levemente, só para que pareça desgastado. Cuidado para não queimar demais.

4. Betume com aguarrás

O betume é uma mistura líquida e inflamável, então tome cuidado ao utilizar. Ele pode ser feito a partir da destilação do petróleo ou ocorrer naturalmente a partir de compostos químicos, mas, claro, você vai comprá-lo pronto em lojas de artesanato ou de material para construção.

Dissolva um pouco de betume em aguarrás e faça a aplicação no papel usando um pincel de pintura. Depois que estiver seco, aplique uma fina camada de verniz fosco à base de água para dar um acabamento mais bonito e manter o papel protegido.

Dicas úteis

Para que o seu trabalho de envelhecer papel fique ainda mais bonito, opte por escrever sobre ele sempre usando caneta de tinta preta e ponta bem fina, pois assim fica mais parecido com as cartas de antigamente, escritas à nanquim.

Outra dica é que deixe o seu papel envelhecido secando debaixo de algum livro mais pesado para que a folha fique bem lisa, mesmo que tenha amassado antes para criar um segundo efeito. Evite pendurar a folha no varal, pois se estiver úmida, poderá ficar marcada ou torta, além do risco de rasgar com o vento.

Veja um exemplo de como é feita a aplicação de chá ou café sobre a folha de sulfite:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
coisas que não deve colocar na máquina de lavar
10 Coisas que não deve colocar na máquina de lavar roupas
envelhecer madeira
Como envelhecer madeira: 4 técnicas para vários efeitos