em

Elixir de inhame: benefícios e contraindicações

Descubra quais os benefícios de tomar esse elixir e seus possíveis efeitos colaterais.
elixir de inhame
Crédito: Wikimedia Commons

Elixir de inhame é uma solução composta basicamente pelo extrato da polpa do inhame, por salsaparrilha e pelas vitaminas A, B6 e C. Costuma ser vendida em frascos, como um líquido de cor de caramelo. Essa substância é conhecida por ter diversos benefícios medicinais, sendo famosa por auxiliar mulheres a engravidarem.

Benefícios do elixir de inhame

elixir de inhame benefícios
Crédito: Drogaria Venancio

Ele é conhecido por produzir diversos efeitos no organismo. Atua como analgésico, anti-inflamatório e diurético.

Você também encontra muitos relatos de mulheres que o utilizam para diminuir os efeitos da tensão pré-menstrual (TPM).

1. Limpa o organismo

Ingeri-lo pode ser uma boa ajuda na sua dieta detox, pois ele é depurador do sangue, ajudando a eliminar as toxinas acumuladas no organismo.

Além disso, deixa o sangue mais alcalino, mantendo assim não somente as células mais saudáveis, mas todo o organismo funcionando corretamente.

Por eliminar as toxinas do sangue, ele ajuda a combater a acne e formação de espinhas, furúnculos e abcessos.

2. Anti-inflamatório

Possui ação anti-inflamatória no organismo, fazendo com que o mesmo se torne mais resistente a doenças, elimine o inchaço e ainda auxilia no processo de cura de inflamações, devendo ser tomado para esse fim, sob orientação médica.

Ajuda também a diminuir a celulite, artrite e reumatismo, dada sua capacidade de manter a saúde das células e de eliminar toxinas, limpando o organismo a nível celular.

3. Relaxante muscular

Atua como um relaxante muscular, aliviando espasmos e evitando os famosos “nós” na musculatura.

Além disso, ajuda a reduzir a cólica menstrual, deixando o período mais ameno para mulheres que sofrem com esse mal, de forma moderada.

4. Menopausa

Ele ajuda a mulher a passar pelo período da menopausa, além de retardar a mesma. Age reduzindo as ondas de calor, ajudando no combate à secura na região íntima, combatendo também outros sintomas, tudo devido a um fitonutriente chamado diogesnina.

A diogesnina é transformada em uma espécie de réplica da progesterona no organismo, ajudando a regular a quantidade do hormônio, que tende a cair nessa época.

Por causa da presença desse fitonutriente, ele é bom para mulheres que estão planejando engravidar.

Emagrece

elixir de inhame emagrece
Crédito: Wikimedia Commons

Ele é depurativo sanguíneo, eliminando toxinas do organismo, o que vai fazer com que ele passe a funcionar melhor, podendo, sim, emagrecer.

Além disso, ele ajuda no processamento de gorduras no processo de digestão, auxiliando na eliminação. Mas atenção, pois o produto contém açúcar, então deve ser administrado com cautela e sob orientação do médico ou nutricionista.

Como tomar

Por conter uma quantidade significativa de álcool na sua composição, deve ser consumido com moderação, de acordo com a orientação do seu médico ou nutricionista.

Geralmente, são recomendadas duas colheres de sopa ao dia, sempre junto às principais refeições, guardando o frasco, após aberto, em local fresco, seco (15°C a 25°C) e ao abrigo de luz.

Cuidados a ter

O elixir de inhame possui algumas contraindicações e efeitos colaterais:

  • Ele não deve ser ingerido por pessoas com menos de 14 anos;
  • Não deve ser consumido por mulheres que já estejam grávidas ou estejam amamentando;
  • Diabéticos também devem evitar, dada a presença o açúcar na composição;
  • Em alguns casos, náuseas e dores estomacais podem surgir, dada a presença da saponina em sua composição;
  • Recomenda-se que não se tome mais de 3 colheres do elixir por dia;
  • O tratamento com a solução só pode durar 3 meses no máximo.

Em 2002, o elixir de inhame foi proibido pela ANVISA, porém ele se registrou como fitoterápico e ficou isento de aprovação, conforme resolução RDC 27 de 06 de agosto de 2010 anexo I, sendo assim comercializado em lojas de produtos naturais.

Ainda assim, ele deve ser consumido com cuidado, pois mesmo que seja apresentado como um produto natural, ele tem efeitos. Sendo assim, antes de começar a utilizá-lo, consulte um médico, para que não coloque em risco sua saúde.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Preço e onde comprar

Você encontra facilmente o elixir de inhame na internet, em diversas farmácias e casas de produtos naturais, sejam físicas ou online.

Seu preço normalmente varia entre R$ 18 e R$ 22, um vidro de 250 ml.

Procura o elixir de inhame para engravidar? Veja o vídeo e entenda do ciclo menstrual

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
tirar anel do dedo inchado
Como tirar anel do dedo inchado sem dor
Benefícios da semente de abóbora para a saúde