Responsáveis por uma das dores mais intensas que uma pessoa pode sentir, as pedras nos rins fazem parte da vida de uma grande parcela da população. Mas, não precisa ser assim. Tomando cuidados diários com a alimentação e um estilo de vida mais saudável, é possível não só prevenir as pedras, como eliminar pedra nos rins e se ver livre desse incômodo.
Veja também: principais alimentos que causam pedra nos rins
Como desmanchar pedra nos rins em casa
As pedras nos rins se formam por causa de uma alimentação deficiente, com excesso de carnes vermelhas, frutos do mar, cafeína, alimentos com muito sódio e açúcar. Aliado a essa alimentação pesada, está a falta de ingestão de água.
Quem come todos esses excessos e bebe menos de 2 litros de água pura a cada dia, está pedindo para descobrir as pedras nos rins, e do pior jeito. Porque em um momento ou outro elas vão começar a sair pelo estreito canal da urina, e vai doer muito.
Bem, se as pedras já estão nos seus rins, a melhor forma de eliminá-las, caso sejam pequenas, é fazendo com que elas se dissolvam em tamanhos menores para saírem junto com o xixi, com a menor dor possível.
1. Beber muita água
Para quem já tem pedras nos rins, não basta tomar só 1,5 a 2 litros de água por dia. É necessário beber de 3 a 4 litros ao longo do dia, pois a água ajuda a evitar que as pedras aumentem de tamanho e estimula sua eliminação natural.
2. Beber chá de quebra-pedra
Essa planta tem esse apelido não é por acaso. O chá de quebra-pedra é diurético e também relaxa o canal de saída da urina para facilitar a eliminação das pedras. O chá pode ser feito com 20 gramas de folhas de quebra-pedra para 1 xícara de água quente. Pode tomar várias vezes ao dia, alternando com água pura.
3. Beber suco de melancia
A melancia é uma fruta composta praticamente por água. Então, se não conseguir beber tanta água pura ou o chá, pode alternar com alguns copos de suco fresco de melancia ao longo do dia. Pode até misturar a melancia com abacaxi, gengibre, hortelã ou limão, por exemplo. O suco deve estar sempre fresco, feito na hora.
Mas atenção: em uma crise dor por causa das pedras nos rins, não se deve tomar água nem qualquer outro líquido. Espere a dor passar por completo para voltar tomar bastante água. Se beber água na hora da dor, a pedra pode se mexer e vai doer ainda mais.
Como eliminar pedra nos rins com tratamento médico
Beber muita água todos os dias é a principal forma de eliminar as pedras naturalmente. Mas, nem sempre é o suficiente, já que são pedras duras e é difícil diminuírem de tamanho sozinhas. Então, são necessárias mais algumas intervenções:
- Fazer uma dieta para pedra nos rins, evitando que mais pedras se formem e que as atuais aumentem de tamanho;
- Ir ao nefrologista para ver se faz sentido tomar algum medicamento para estimular a eliminação das pedras, dependendo do tamanho;
- Fazer cirurgia ou tratamento a laser para remoção das pedras grandes.
Quando ir no médico por causa de pedra nos rins?
Em alguns casos mais graves, as pedras formadas dentro dos rins são bem grandes. Elas não passam de jeito nenhum pelo canal da bexiga, e acabam obstruindo a saída da urina. Logo, vira uma emergência médica, pois além da dor, a bexiga corre perigo. Nesse caso vai ser necessário, uma cirurgia é a melhor forma de eliminar pedra nos rins, e depois passar a fazer uma alimentação especial.
Então, se começar a sentir dores muito fortes na parte baixa das costas, como cólicas, e dor na virilha, pode ser um sinal de pedras nos rins. Se ver que tem sangue na urina, é mais um forte indício. Se por acaso ver uma pedrinha saindo junto com xixi, deve pegá-la e colocá-la em um potinho para levar ao médico.
Somente ao enviar essa pedra para análise em laboratório o médico vai conseguir saber o que está causando a formação de pedras. Assim, poderá prescrever o tratamento mais eficaz. Quanto antes procurar o médico, maiores as chances de eliminar as pedras naturalmente e prevenir que novas pedras se formem.