chá de quebra-pedra
Crédito: Wikimedia Commons
em

Chá de quebra-pedra: veja para que serve, receita e cuidados

A planta tem esse nome porque é muito usada para quebrar as pedras nos rins e facilitar sua eliminação pela urina

É possível que você tenha uma muda ou um pé de quebra-pedra no seu quintal sem nem saber, pois essa planta cresce de forma espontânea no Brasil inteiro. Então, se tiver certeza de que é essa planta que tem em casa, veja quantos benefícios dela pode aproveitar para a saúde ao fazer o chá de quebra-pedra.

Veja também: benefícios do chá de unha-de-gato

Para que serve o chá de quebra-pedra?

benefícios do chá de quebra-pedra para a saúde
Crédito: Pixabay

A quebra-pedra é uma planta que não necessita de grandes espaços para se desenvolver, possui a grande capacidade de crescer nas beiras das calçadas de ruas e entre pedras. Pode ser facilmente encontrada em quintais, frestas de muros e é muito popular pelo seu uso medicinal.

Mais conhecida por ter o poder de quebrar pedras dos rins – por isso tem esse apelido –, é uma planta originária da Ásia e também muito comum na Europa, e o seu nome científico é Phyllanthus niruri L. Além de tratamentos relacionados à eliminação de cálculos renais, essa erva possui uma lista de benefícios.

Rins

Auxilia no tratamento de cólicas renais e na eliminação de pedras nos rins, devido à sua ação estimuladora de limpeza desses órgãos.

Inchaço

Possui forte ação diurética, tem o poder de eliminar a retenção de líquidos através da urina. Se você sofre desse mal, pode buscar ajuda fazendo uso através do seu chá de quebra-pedra.

Fígado

É um hepatoprotetor, isso quer dizer que ela protege o fígado de diversas doenças, inclusive o câncer. Mas, claro, não serve como tratamento para o câncer de fígado, apenas como um preventivo diário, junto de um estilo de vida saudável.

Problemas digestivos

O chá dessa erva elimina gases, dores de estômago, acidez, prisão de ventre, doenças do trato intestinal, como infecções, e ainda ajuda a emagrecer. Tudo isso porque seu chá possui uma ação antibacteriana.

Emagrecimento

Por se tratar de um diurético natural, ela elimina toxinas do corpo, acabando com aquela sensação de inchaço, as inflamações e auxiliando na perda de peso.

Pressão arterial e saúde do coração

É um ótimo regulador da pressão arterial, pois possui uma substância fitoquímica, que impossibilita a ação da enzima conversora de angiotensina, responsável pela elevação da pressão arterial e o surgimento de doenças relacionadas à hipertensão.

Sem contar que o chá de quebra-pedra possui agentes naturais que impedem a ação da endotelina-1, uma substância vasoconstritora, isso quer dizer que ela também faz bem ao coração.

Proteção contra intoxicação alcoólica

Sabe a famosa ressaca? Pois é, esse chá de quebra-pedra pode diminuir a ação do álcool no organismo e ainda protege as células do cérebro contra danos. Após aquele churrasco com os amigos ou aquela noitada de bebedeira, já sabe: proteja o seu fígado com esse chá.

Receita do chá de quebra-pedra e como tomar

Ingredientes

Água: 1 litro;
Quebra-pedra: 20 gramas de folhas secas.

Modo de preparo

  1. Aqueça a água em uma panela.
  2. Coloque a erva.
  3. Deixe que levante fervura.
  4. Desligue o fogo e tampe.
  5. Aguarde por uns 10 minutos, até que a infusão esteja morna. Coe e beba em pequenas doses ao longo do dia, de acordo com o problema a ser tratado e a orientação do médico.

Outras formas de uso

Além de fazer o chá de quebra-pedra você também encontra essa planta para comprar em outro formatos para fazer outras preparações. Veja as quantidades de consumo consideradas seguras de modo geral, e adapte conforme a recomendação do seu médico:

  • Decocção: 10 a 20 gramas por litro. Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
  • Extrato seco: 350 mg até 3 vezes ao dia.
  • Infusão: 20 a 30 gramas por litro. Tomar 1 a 2 xícaras por dia.
  • Pó: 0,5 a 2 gramas por dia.
  • Tintura: 10 a 20 mililitros, divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídas num pouco de água.

Precauções e contraindicações do chá de quebra-pedra

Consuma moderadamente, pois o seu uso de forma abusiva pode causar desidratação, uma vez que essa erva é diurética.

O chá de quebra-pedra é contraindicado para gestantes e crianças com menos de 6 anos de idade.

Esse chá não deve ser tomado por mais de 3 dias seguidos. Depois do tempo de uso, deve-se esperar duas semanas para voltar a usar.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

remedios caseiros pés

3 Remédios caseiros para melhorar a saúde dos pés

peixe cozido

Como fazer peixe cozido: receitas para receber convidados em casa