efeitos colaterais da cetose
Designed by Freepik

3 Efeitos colaterais da cetose e sintomas mais comuns

Antes de optar por começar uma dieta cetogênica, entenda melhor como funciona o processo de cetose no organismo.

Publicidade

Se você já ouviu falar na dieta cetogênica, tem certa familiaridade com o termo cetose. Mas caso não tenha, a cetose é um processo em que o corpo utiliza a própria gordura como fonte de energia, ao invés de usar o carboidrato. Entretanto, fazer a dieta cetogênica exige preparo, pois existem os efeitos colaterais da cetose, já que a estratégia do corpo para absorver energia muda e a pessoa acaba passando por uma fase de adaptação.

Então, ao mesmo tempo em que a dieta cetogênica é muito pobre em carboidrato, para que o corpo gaste a gordura acumulada e promova o emagrecimento, ela também é uma estratégia alimentar com sintomas e efeitos colaterais, que você vai saber agora quais são.

Efeitos colaterais da cetose

cetose quais são os efeitos colaterais
Crédito: Freepik

A partir do momento em que inicia-se a dieta cetogênica, a pessoa passa a consumir cerca de 20 gramas de carboidratos por dia, 50 a 75% de fontes de gorduras saudáveis e 20 a 35% de proteínas.

Ao deixar de fornecer mais carboidrato para o organismo, ele começa a procurar sua fonte de energia na gordura armazenada, aquela que está em excesso, e aí ele entra em estado de cetose. Mas esse processo não é tão simples, afinal acontece uma mudança grande no metabolismo e é aí que entram os efeitos colaterais, que são:

Publicidade

1. Redução da energia

É comum que no estado de cetose a energia seja reduzida, pois os carboidratos eram a fonte principal, então o corpo terá que se adaptar à nova quantidade. Então a indisposição e o mau humor são comuns.

2. Aumento do colesterol ruim

O colesterol que faz mal para o organismo é o LDL, que pode aumentar durante a dieta cetogênica por causa do aumento do consumo de gordura animal. É necessário manter as consultas com o nutricionista para avaliar esses níveis e mantê-los sob controle.

3. Processo de catabolismo

Esse processo ocorre quando o corpo utiliza os nutrientes dos alimentos para se manter estável. Embora seja um processo natural, pode levar à redução dos músculos também, então é outra razão para manter o acompanhamento médico e regular a dieta.

Sintomas de cetose

cetose quais são os sintomas
Crédito: Freepik

O processo de adaptação da dieta cetogênica costuma durar entre 5 a 7 dias. Esse é o tempo que o organismo leva para eliminar o estoque de glicogênio, ou seja, a forma como o corpo armazena o carboidrato. Durante esse período são comuns os seguintes sintomas:

Publicidade

1. Mau hálito e gosto de metal na boca

A partir do terceiro dia de dieta, se você começar a sentir que o seu hálito está mais forte e sentir um gosto metalizado na boca, pode ser ruim, mas quer dizer que está funcionando.

2. Mal estar e fraqueza

Por causa da redução da quantidade de energia que você estava acostumado a consumir nos carboidratos, logo o corpo não vai ter o mesmo ritmo. Nessa fase de adaptação pode haver um mal estar constante ou momentâneo, uma sensação de fraqueza e desânimo. Compreenda e tente lidar com isso, pois vai passar.

3. Dor de cabeça

Os processos no cérebro serão alterados a partir do momento em que a cetose inicia. Então, ao invés de recorrer a medicamentos para dor de cabeça o tempo todo, procure tomar cerca de 3 a 4 litros de água ao longo do dia e manter suas atividades recomendadas pelo médico.

Publicidade

4. Aumento da vontade de urinar

Pelo fato de o corpo estar eliminando o carboidrato que ainda estava armazenado, essa eliminação vai ocorrer em forma de líquido. Então, fazer muito xixi é sinal de que a limpeza está acontecendo.

5. Melhora da concentração e redução da gula

Não são apenas ruins os sintomas e efeitos colaterais da cetose. Muitas pessoas também sentem uma melhora da concentração à medida que os dias passam, bem como perdem aquela vontade incontrolável de comer carboidratos. É sinal de que o corpo está entrando em equilíbrio e se adaptando ao novo método de metabolismo.

Depois dessa limpeza inicia-se a oxidação da gordura acumulada e, assim, a perda de peso. Por isso o tempo mínimo de dieta para que se comece a perceber algum resultado é de 15 dias, podendo variar de pessoa para pessoa, conforme a orientação médica.

Publicidade

A dieta cetogênica nunca deve ser iniciada por conta própria. Procure um médico ou nutricionista para avaliar sua condição física, psicológica e prescrever um cardápio com todas as variedades e quantidades adequadas de alimentos. Além disso ele dará outras orientações fundamentais para lidar melhor com os efeitos colaterais da cetose e alcançar um resultado com sucesso.

PODE GOSTAR TAMBÉM