em

3 Efeitos colaterais da cetose e sintomas mais comuns

Antes de optar por começar uma dieta cetogênica, entenda melhor como funciona o processo de cetose no organismo.
efeitos colaterais da cetose
Designed by Freepik

Se você já ouviu falar na dieta cetogênica, tem certa familiaridade com o termo cetose. Mas caso não tenha, a cetose é um processo em que o corpo utiliza a própria gordura como fonte de energia, ao invés de usar o carboidrato. Entretanto, fazer a dieta cetogênica exige preparo, pois existem os efeitos colaterais da cetose, já que a estratégia do corpo para absorver energia muda e a pessoa acaba passando por uma fase de adaptação.

Então, ao mesmo tempo em que a dieta cetogênica é muito pobre em carboidrato, para que o corpo gaste a gordura acumulada e promova o emagrecimento, ela também é uma estratégia alimentar com sintomas e efeitos colaterais, que você vai saber agora quais são.

Efeitos colaterais da cetose

cetose quais são os efeitos colaterais
Crédito: Freepik

A partir do momento em que inicia-se a dieta cetogênica, a pessoa passa a consumir cerca de 20 gramas de carboidratos por dia, 50 a 75% de fontes de gorduras saudáveis e 20 a 35% de proteínas.

Ao deixar de fornecer mais carboidrato para o organismo, ele começa a procurar sua fonte de energia na gordura armazenada, aquela que está em excesso, e aí ele entra em estado de cetose. Mas esse processo não é tão simples, afinal acontece uma mudança grande no metabolismo e é aí que entram os efeitos colaterais, que são:

1. Redução da energia

É comum que no estado de cetose a energia seja reduzida, pois os carboidratos eram a fonte principal, então o corpo terá que se adaptar à nova quantidade. Então a indisposição e o mau humor são comuns.

2. Aumento do colesterol ruim

O colesterol que faz mal para o organismo é o LDL, que pode aumentar durante a dieta cetogênica por causa do aumento do consumo de gordura animal. É necessário manter as consultas com o nutricionista para avaliar esses níveis e mantê-los sob controle.

3. Processo de catabolismo

Esse processo ocorre quando o corpo utiliza os nutrientes dos alimentos para se manter estável. Embora seja um processo natural, pode levar à redução dos músculos também, então é outra razão para manter o acompanhamento médico e regular a dieta.

Sintomas de cetose

cetose quais são os sintomas
Crédito: Freepik

O processo de adaptação da dieta cetogênica costuma durar entre 5 a 7 dias. Esse é o tempo que o organismo leva para eliminar o estoque de glicogênio, ou seja, a forma como o corpo armazena o carboidrato. Durante esse período são comuns os seguintes sintomas:

1. Mau hálito e gosto de metal na boca

A partir do terceiro dia de dieta, se você começar a sentir que o seu hálito está mais forte e sentir um gosto metalizado na boca, pode ser ruim, mas quer dizer que está funcionando.

2. Mal estar e fraqueza

Por causa da redução da quantidade de energia que você estava acostumado a consumir nos carboidratos, logo o corpo não vai ter o mesmo ritmo. Nessa fase de adaptação pode haver um mal estar constante ou momentâneo, uma sensação de fraqueza e desânimo. Compreenda e tente lidar com isso, pois vai passar.

3. Dor de cabeça

Os processos no cérebro serão alterados a partir do momento em que a cetose inicia. Então, ao invés de recorrer a medicamentos para dor de cabeça o tempo todo, procure tomar cerca de 3 a 4 litros de água ao longo do dia e manter suas atividades recomendadas pelo médico.

4. Aumento da vontade de urinar

Pelo fato de o corpo estar eliminando o carboidrato que ainda estava armazenado, essa eliminação vai ocorrer em forma de líquido. Então, fazer muito xixi é sinal de que a limpeza está acontecendo.

5. Melhora da concentração e redução da gula

Não são apenas ruins os sintomas e efeitos colaterais da cetose. Muitas pessoas também sentem uma melhora da concentração à medida que os dias passam, bem como perdem aquela vontade incontrolável de comer carboidratos. É sinal de que o corpo está entrando em equilíbrio e se adaptando ao novo método de metabolismo.

Depois dessa limpeza inicia-se a oxidação da gordura acumulada e, assim, a perda de peso. Por isso o tempo mínimo de dieta para que se comece a perceber algum resultado é de 15 dias, podendo variar de pessoa para pessoa, conforme a orientação médica.

A dieta cetogênica nunca deve ser iniciada por conta própria. Procure um médico ou nutricionista para avaliar sua condição física, psicológica e prescrever um cardápio com todas as variedades e quantidades adequadas de alimentos. Além disso ele dará outras orientações fundamentais para lidar melhor com os efeitos colaterais da cetose e alcançar um resultado com sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

apertar sapato folgado
Como apertar sapato folgado para caber no pé
lidar com pessoas manipuladoras
Como lidar com pessoas manipuladoras sem se deixar afetar