ducha íntima
Crédito: Freepik

Ducha íntima feminina: conheça as diferenças e quando pode fazer

Ducha vaginal, ducha higiênica e banho de assento não são a mesma coisa. Veja para que serve cada um

Publicidade

Ducha íntima não é tudo a mesma coisa. É essencial conhecer as diferenças, pois existem as duchas prejudiciais à saúde da mulher, e existem as duchas que ajudam a manter a saúde do sistema reprodutor feminino. Então, conheça agora as diferenças e veja como é que faz a ducha íntima benéfica.

Veja também: mitos e verdades sobre a depilação íntima

Ducha íntima vaginal e ducha higiênica: qual a diferença?

De acordo com a ginecologista e obstetra Dra. Laura Lucia, existem diferentes tipos de ducha íntima, e as mulheres precisam conhecer as diferenças entre cada tipo, pois nem todas são boas para a saúde.

Ducha íntima vaginal

Essa ducha é aquela em que se lava o canal vaginal por dentro. Este tipo de ducha é prejudicial à saúde ginecológica, portanto, nunca deve ser feita, em hipótese alguma. O canal vaginal já possui toda a proteção necessária para manter toda a parte interna da vaginal saudável.

Se for introduzido algum tipo de líquido ou produto para efeitos de limpeza, o que vai acontecer é que essa proteção natural será retirada, deixando a mulher vulnerável a doenças ginecológicas.

Publicidade

Ducha íntima higiênica

A ducha higiênica sim é positiva e pode ser feita com frequência. Ela nada mais é do que a lavagem da região íntima (parte externa da vagina e ânus) após usar o banheiro.

Antigamente a maioria das casas tinham o chamado bidê ao lado do vaso sanitário, que ao abrir uma torneira ele jorrava água para cima, como um pequeno chafariz, como forma de lavar a região íntima sem precisar usar papel ou sem ter que entrar no banho.

Publicidade

Essa ducha é feita somente na parte externa da vagina, e pode fazer sempre que usar o banheiro, usando um sabonete próprio para essa região do corpo, que é mais ácida do que as demais. Basta comprar um sabonete íntimo hipoalergênico na farmácia ou supermercado e usá-lo apenas para esta lavagem íntima.

Banho de assento para tratar problemas da região íntima

fazer banho de assento
Crédito: Amino Apps

O banho de assento não é uma ducha, mas entrou nesta lista porque muita gente confunde os nomes e acha que é tudo a mesma coisa. Então, vale a pena esclarecer. Como você viu, a ducha higiênica é apenas a lavagem da parte externa da vagina usando o bidê, sem precisar entrar no banho. Para isso, usa-se apenas água e um sabonete, de preferência que tenha ácido lático na composição.

Porém, o banho de assento é outra coisa e tem outras funções. No banho de assento você vai pegar um bacia limpa, colocar água quente até pelo menos a metade da bacia e depois adicionar o medicamento que for usar.

Publicidade

Ele também pode ser feito apenas com água. Então, vai se sentar na água da bacia e deixar a região íntima “de molho” nessa infusão de ervas ou de medicamento por alguns minutos.

Banho de assento só com água

O banho de assento tradicional é feito apenas com água quente dentro da bacia. Não precisa de mais nada. Esse tipo de banho é recomendado em especial para o tratamento de hemorroidas, fístulas anais, fissuras anais e outros problemas causados nessa região tratada pelo médico proctologista.

A água quente (não pode estar queimando, tem que ser quente e agradável) vai relaxar os músculos e permitir uma melhor circulação do sangue na região. Com isso, fica mais fácil de promover a cicatrização e também ajuda a aliviar o desconforto. Esse banho pode ser feito mais de uma vez ao dia, ou pelo menos uma vez ao dia, cerca de 10 a 15 minutos para um efeito satisfatório.

Publicidade

Banho de assento para candidíase

A candidíase é uma infecção pelo fungo cândida que pode afetar outras partes do corpo, como a boca, mas é bastante comum na vagina. Ela gera uma coceira intensa, quase insuportável, além de deixar o mau odor e mudar o aspecto do muco cervical.

Então, uma boa receita para aliviar os sintomas e ajudar a matar o fungo é adicionar 3 colheres de sopa de vinagre de maçã a cada litro de água quente na bacia e fazer o banho meia hora por dia. Depois enxaguar a parte externa com água e secar bem, deixando a região ventilar com roupas de algodão e larguinhas.

Quando ir ao médico?

A região íntima, seja vaginal ou anal, é bastante sensível. Então, o ideal é ir ao médico (ginecologista ou proctologista) assim que perceber que algo está errado. Nem sempre o banho de assento é a melhor solução, então é bom nem perder tempo. Quando sentir sintomas como coceira intensa, dor ou desconforto contínuo, vá ao médico.

Publicidade

Evite usar ervas ou bicarbonato de sódio no banho de assento sem que o médico oriente, pois poderá causar irritação.

PODE GOSTAR TAMBÉM