em

Dor no pé da barriga: o que pode ser?

Esse tipo de dor é bem comum, devido suas várias causas. Veja quais são e quando ir ao médico por causa disso
dor no pé da barriga
Crédito: Freepik

A dor no pé da barriga é chamada desse jeito porque é aquela dor que sente na parte baixa do abdômen. Às vezes fica difícil saber se é dor de estômago, na bexiga, no intestino ou, no caso das mulheres, algum problema nos órgãos reprodutores. De fato, existem diferentes causas para essa dor. Veja quais são as principais e o que fazer no caso de sentir.

Possíveis causas

quais as causas dor no pé da barriga
Crédito: Freepik

Essa dor que se sente na parte de baixo da barriga, quase na bexiga, pode acontecer de repente. Então é preciso dar uma analisada na sua situação de saúde, nas atividades que fez e lembrar-se do que comeu, pois pode encontrar a resposta. Veja algumas das causas para essa dor.

1. Má digestão

Quando você come demais ou a comida parece que não caiu bem, pode sentir essa dor. O abdômen fica inchado e, mesmo que o foco da dor seja mais para cima, ela pode irradiar lá para baixo. Nesse caso é comum que a dor venha acompanhada de azia, enjoo e até diarreia, dependendo do quão mal o alimento fez.

2. Problemas intestinais

Os intestinos são órgão bem compridos, então eles ocupam um bom espaço na região abdominal. Sendo assim, também podem ser a causa da dor. Se estiver com intestino preso ou diarreia, ela pode surgir. As causas do sintoma de intestino preso ou diarreia vão desde uma virose até alergia alimentar, então somente o médico poderá dizer.

3. Pedra nos rins

Os rins não ficam localizados no pé da barriga, mas quando eles eliminam as pedras, ela vai para o canal da urina e pode ficar presa lá, causando forte dor e desconforto. A dor costuma ser sentida desde o fundo das costas, onde estão os rins, até à virilha ou testículos, no caso dos homens.

4. Infecção urinária

A bexiga fica na região pélvica, onde alguns consideram o pé da barriga. Então, ao sentir essa dor, pode também ser um problema de infecção urinária. Nesse caso não vai estar sentido um inchaço mais para cima, nem enjoo ou diarreia.

É mais como um inchaço como se a bexiga estivesse cheia de urina. Se for urinar e sair pouco xixi, com cheiro mais forte e mesmo quando terminar, parecer que a bexiga já está cheia de novo, é muito possível que seja infecção urinária.

5. Cólica menstrual

As mulheres que sofrem com as cólicas menstruais sabem como é a sensação na parte mais baixa da barriga. É nessa região mais baixa do abdômen que está o seu aparelho reprodutor. Então, se estiver no período menstrual, já sabe qual pode ser a causa da dor.

6. Problemas no sistema reprodutor

Se a mulher sentir dor no pé da barriga, na mesma região onde costuma sentir a cólica, mas não estiver no período menstrual, deve ir ao ginecologista. Se forem descartadas as outras causas, podem ser problemas como endometriose, cisto no ovário ou doença inflamatória pélvica.

7. Hérnia inguinal

Esse tipo de hérnia é mais comum em homens. Ocorre quando uma parte do intestino passa através de algum ponto mais fraco da musculatura abdominal, gerando uma protuberância na região baixa do abdômen, perto da virilha. Quando isso ocorre, a pessoa vai sentir dor e desconforto, principalmente ao se levantar ou abaixar.

Dor no pé da barriga pode ser gravidez?

gravidez causa dor no pé da barriga
Crédito: Freepik

Entre tantas hipóteses, uma delas pode sim ser a gravidez. Como ocorre um aumento do fluxo sanguíneo na região de pélvis quando a gestação se inicia, a mulher pode sentir cólicas e um inchaço abdominal. Outro sinal é que lá pelas 7 semanas de gestação a região abaixo do umbigo vai ficar endurecida.

Quando consultar o médico?

Ao sentir a dor no pé da barriga, preste atenção em como ela acontece. Perceba qual é a intensidade, quanto tempo dura, se vai e volta, e que outros sintomas você tem. Caso a dor persista por muito tempo ou fique insuportável, deve procurar um médico. Considerando todas as causas possíveis, nada melhor do que a avaliação do profissional para lhe dar o diagnóstico e o tratamento corretos.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
água boricada
O que é e para que serve a água boricada
árvore de natal decorada
Lindos modelos de árvore de Natal decorada para se inspirar