em

6 Receitas de chás para cólica menstrual

Quando a cólica não deixar você fazer nem as tarefas mais simples, veja quais plantas pode ajudar a aliviar a dor
chás para cólica menstrual
Crédito: Freepik

O período menstrual é o pesadelo de muitas mulheres. Tudo por causa dos sintomas da TPM que podem ser muito intensos. As mudanças repentinas de humor, de temperatura corporal, dores de cabeça e, claro, a típica cólica chegam a impedir algumas mulheres de realizar tarefas simples do dia a dia. Pelo menos quando a dor alivia, já ajuda muito. Então, veja as melhores receitas de chás para cólica menstrual e outras dicas para reduzir a dor.

Melhores chás para cólica menstrual

melhores receitas de chás para cólica menstrual
Crédito: Freepik

As plantas com efeitos analgésico e antiespasmódico são a base desses chás. Assim, reduzem as contrações que o útero faz para a menstruação descer ou reduzem a produção de uma substância chamada prostaglandina, que é liberada na hora dessa contração uterina e que é a causadora da dor. Veja quais plantas oferecem esse efeito.

1. Chá de calêndula

Essa planta é uma boa alternativa entre os chás para cólica menstrual, pois ela reduz a produção de prostaglandina. Também oferece o benefício de ajudar a regular o ciclo menstrual.

Para fazer o chá, vai precisar de 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de flores de calêndula. Coloque a água com as flores em uma panela e deixe ferver por 10 minutos. Depois desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar até amornar. Coe e já pode beber.

2. Chá de orégano

Se você já tem orégano na cozinha para usar no tempero das refeições, aproveite para fazer um chá com essa erva, que também é medicinal. O orégano é um dos chás para cólica menstrual porque tem poder analgésico.

Para preparar, ferva uma xícara de água e depois adicione 1 colher de chá rasa de orégano. Tampe o recipiente e deixe em infusão até amornar. Depois é só beber e esperar o alívio.

3. Chá de gengibre com hortelã

Esses dois ingredientes são bons para muitas coisas, inclusive para o alívio da cólica. O chá de gengibre com hortelã oferece tanto o efeito antiespasmódico, quanto o analgésico. Além de tudo, é uma receita saborosa para ficar bebericando aos poucos enquanto tenta relaxar embaixo das cobertas.

Para fazer, ferva 1 xícara de água e depois adicione 1 fatia fina de gengibre com 5 folhas de hortelã. Deixe em infusão com o recipiente tampado e beba assim que estiver morno.

4. Chá de canela

A canela acelera a menstruação, então isso poderia significar mais dor, pois estimula a contração uterina, mas vai depender de cada caso. O benefício é que, por estimular a menstruação a descer mais depressa, ela vai terminar antes e todos os sintomas da TPM também. Então é uma questão de experimentar e ver como o seu corpo reage.

A canela é forte, então não pode usar muito para fazer o chá. Apenas 1 pau de canela dentro de 1 xícara de água fervida é o suficiente. Deixe a infusão acontecer por alguns minutos até a canela liberar suas propriedades na água e ela ficar morna.

5. Chá de camomila

Essa é a conhecida planta calmante, então não poderia ficar de fora da lista de chás para cólica menstrual. A camomila é suave e saborosa, além de amenizar as dores da cólica. Para fazer o chá, adicione 2 colheres de chá de flores secas de camomila em 250 mililitros de água fervida. Deixe descansar por alguns minutos, coe e beba.

6. Chá de verbena

Entre diversas propriedades e finalidades medicinais dessa planta, ela é analgésica, anti-inflamatória e calmante, por isso vai ajudara a aliviar o mal estar da TPM. Pode comprar as flores e raízes desidratadas e misturar 50 gramas e 1 litro de água fervida. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba.

Outras dicas para aliviar cólica menstrual

dicas para aliviar cólica menstrual
Crédito: Freepik

Além de tomar chás para cólica menstrual, outros hábitos que estimulam o organismo podem ajudar. Mesmo que a dor faça você querer ficar imóvel, assim que sentir um alívio, o ideal movimentar a região pélvica. Então, veja quais são as dicas para aliviar a cólica menstrual:

  • Faça uma atividade física leve, como caminhada, ioga ou pilates;
  • Massageie a região com um óleo essencial agradável;
  • Faça uma compressa quente com água ou com uma das plantas recomendadas para os chás;
  • Evite comer doces e alimentos industrializados ou muito gordurosos.
Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como escolher exercício físico
Como escolher exercício físico mais indicado para você
como saber se estou ovulando
Como saber se estou ovulando?