Dor ciática
em

Dor ciática: o que é e como tratar

Com a prevenção certa pode-se evitar muitos problemas!

Publicidade

Com certeza você já ouviu falar na famosa “dor asiática” e, numa rápida associação, descobriu se tratar da dor ciática.

O que é?

Esse mal surge da compressão ou inflamação da raiz do nervo ciático, que é o mais longo do corpo. Causa dores intensas na zona lombar, que se estendem da nádega até a perna. Essa estrutura nervosa controla diversos músculos dos membros inferiores, podendo afetar a sensibilidade e causar limitações para manter-se de pé ou andar.

Você pode se perguntar se essa inflamação surge do nada, e a resposta é NÃO! Geralmente, é provocada por uma hérnia de disco ou um “bico de papagaio”. Então, caso tenha problemas de coluna, é provável que você já tenha sentido ou ainda sentirá essa dor.

Publicidade

Veja também: O que é a hérnia de disco e como tratá-la

Sintomas

Além da dor no nervo em apenas um lado do corpo, é comum sentir dor nas costas, fraqueza muscular, formigamento na perna e no pé, sensação de choque na perna afetada, câimbras musculares na nádega e diminuição dos reflexos nos joelhos e tornozelos. Em casos mais graves, pode ocorrer descontrole da bexiga e intestino.

Publicidade

Como tratar

A dor ciática cura-se sozinha, na maioria das vezes. Dependendo do caso, podem ser recomendados o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, prescritos pelo médico, e fisioterapia. Na fase de crise, evite esforço físico e carregar peso para que a recuperação seja mais rápida. Recorre-se à cirurgia apenas em casos excepcionais.

Veja também: Você já ouviu falar sobre fisioterapia aquática?

Publicidade

Prevenção

Todos nós já sabemos que prevenir é melhor do que remediar. Nesse caso, não seria diferente. Por isso, mantenha a postura ereta ao sentar, apoiando a lombar no assento; durma bem, para descansar a coluna; use técnicas de relaxamento, como alongamento, ioga e pilates; faça exercícios para fortalecimento dos músculos lombares e abdominais, responsáveis pela sustentação postural.

Não hesite em procurar um médico, se a dor for muito forte. Cuide-se bem e conte conosco!

Publicidade

 

Batismo quando adulto: como fazer?

reduzir calorias do arroz

Reduza as calorias do arroz em 60% com essa técnica