em

Dicas para aproveitar um domingo em família

Quer passar um dia com a família, mas está sem ideia? Veja essas 10 sugestões
domingo em família
Crédito: Freepik

Muita gente acha o domingo monótono, paradão e até chato, mas sabia que essa é uma escolha? Que tal chamar todo mundo e fazer um domingo de família, cheio de diversão, relaxamento e até mesmo crescimento pessoal? Veja as dicas!

Como organizar um domingo em família

Para organizar um domingo em família divertido, é importante ponderar quais são as idades de quem irá participar, fazendo atividades adequadas a todos.

O ideal é que todo mundo se divirta um pouco, então nada de se sobrecarregar com limpeza e cozinha enquanto os outros se divertem. Façam alguma coisa mais leve e prática para comer e aproveitem o dia todos juntos!

1. Atividades ao ar livre

domingo em família atividades ao ar livre
Crédito: Pexels

Ir à praia, pedalar, correr, passear no parque, fazer piquenique, yoga, trilhas… São inúmeras as opções de passeios divertidos para um domingo em família.

Se sua cidade tiver praças e parques, faça bom uso deles! Até mesmo uma caminhada nas ruas próximas, para visitar uma feira ou comer uma delicinha na padaria podem se tornar atividades divertidas.

2. Inventem uma receita

Família reunida na cozinha só pode sair coisa boa! Que tal se cada um fizesse um prato ou se todos resolverem fazer biscoitos com caramelo?

Testar algumas receitas novas, desafiadoras ou até mesmo criar sua própria, com o nome da família, pode ser uma opção interessante.

3. Façam DIY’s

Está querendo fazer a casinha do cachorro, uma nave espacial para as crianças ou até mesmo aquele móvel super legal de caixotes de feira? Domingo é um excelente dia para começar.

Junte a família e dividam as tarefas para deixar todo mundo envolvido, trabalhando juntos e vendo o resultado ao final, fruto do esforço coletivo.

4. Jogos de tabuleiro e RPG de mesa

Os jogos de tabuleiro nunca vão sair de moda. São divertidos e podem levar horas até que apareça um vencedor. Boas opções são o War, Imagem e Ação, Clue, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, além dos famosos xadrez, damas, etc.

O RPG já é mais desafiador e requer preparação, podendo durar o final de semana inteiro, a depender da narrativa. Para isso, você terá que utilizar algum sistema pronto ou criar o seu.

Existem versões gratuitas, como o Tagmar ou Old Dragon e as versões pagas, como o D&D (Dungeons and Dragons), que deu origem inclusive ao desenho com o mesmo nome, que no Brasil é conhecido como Caverna do Dragão.

Veja como funciona nesse vídeo:

5. Jogos eletrônicos

Além dos jogos de tabuleiro, os jogos eletrônicos podem ser uma excelente opção de diversão para um domingo em família.

Podem ter como base os consoles como Xbox, Wii ou PlayStation ou até mesmo os smartphones, com jogos colaborativos online.

Alguns exemplos de jogos para jogar juntos são os de esportes com reconhecimento de movimentos ou até mesmo controles, como o Wii Sports ou Kinect Sports Rivals, do Xbox; FIFA, Need for Speed e outros que permitam interação entre jogadores.

No caso de celular, podem ser jogos colaborativos voltados para os menores ou até mesmo entrar em uma guerra com um time unido, formado pela família em jogos como o Free Fire.

6. Crafts

Se vocês gostam de artesanato e papelaria, é uma excelente ideia investir em momentos juntos fazendo alguns crafts selecionados durante a semana.

Você pode encontrar diversos passo a passo interessantes de sabonetes artesanais, velas, bolsas, roupas, brinquedos, organizadores e muito mais, deixando tudo mais personalizado e curtindo um bom momento juntos.

7. Planner semanal

domingo em família planner semanal
Crédito: Juicy Santos

E se o domingo tiver um tempinho especial em família para atualizar o planejamento da semana e decorar a agenda ou bullet journal?

Conversar sobre a semana que passou, o que funcionou na agenda ou não e o que pode ser melhorado é uma forma interessante de passar algumas horas do domingo.

Faça desse momento algo leve e descontraído, contando micos e conquistas da semana, preparando juntos o planejamento da próxima!

8. Cinema em casa

Seja para fazer uma maratona daquela série maravilhosa que vocês optaram por assistir em família ou para um momento filminho e pipoca, é sempre uma boa opção o cinema em casa.

Veja algumas opções de série e filmes por idade (e aceitáveis para os papais também):

  • Crianças até 10 anos: Frozen, Shrek, Trolls, filmes estilo família e séries como Livie e Maddie, Eu, a Patroa e as Crianças, Alexa e Katie e outras;
  • A partir de 11 anos ou de acordo com a orientação dos pais: Doctor Who, The Big Bang Theory, Stranger Things, O Hobbit, Harry Potter, Star Wars e muito mais.

9. Cinema

Ir ao cinema com a família para ver os lançamentos tão aguardados é uma boa opção para o final de semana, podendo aproveitar o pré-filme para discutir as teorias acerca dele.

Depois, uma bela seção de comentários, com direito a votação e resenhas críticas sobre o que foi assistido.

10. Estudem algo juntos

domingo em família estudar
Crédito: Sistema Positivo de Ensino

O que melhor do que juntar a família para estudar algo em comum? Pode ser um idioma, pintura, artesanato… O importante é estarem unidos e se incentivando – além de garantir boas risadas e histórias para as reuniões de domingo do futuro.

Gostou da lista? O que mais você acrescentaria? Coloque nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
como fazer vinagre de maçã
Como fazer vinagre de maçã caseiro
como fazer vela de citronela
Como fazer vela de citronela em 10 passos