em

8 Receitas fáceis de sabonete artesanal para fazer em casa

Pensa que fazer sabonete em casa é difícil? Na verdade é bem simples, depois que você pega o jeito. Comece a sua produção!
sabonete artesanal
Crédito: Pxhere

O sabonete é um item de higiene que quase todo mundo usa. Ele fica na pia do banheiro, no chuveiro ou mesmo no guarda-roupas para manter as peças perfumadas. Tem sabonete para todos os gostos e funções, desde os aromáticos ao bactericidas. Mas gostoso mesmo é você fazer o seu sabonete artesanal em casa. Gostou da ideia? Então escolha as receitas que mais gostar e comece a sua produção.

Como fazer sabonete artesanal passo a passo: 8 receitas

Você vai ver que as receitas a seguir são bem variadas, mas simples de fazer. Assim que pegar prática pode até começar a fazer para vender e ganhar uma renda extra.

Seja para usar em casa ou para vender, a grande dica é comprar ingredientes de alta qualidade e boa procedência. Faz toda a diferença no resultado final do produto, além de garantir que não vai causar nenhum tipo de alergia ou efeito colateral por esse motivo.

Os ingredientes podem ser comprados em lojas de produtos químicos, lojas de artesanato ou farmácias de manipulação, além de sites especializados.

Outra dica é que você já tenha moldes comprados ou feitos em casa para colocar o seu sabonete em barra. Se for fazer líquido, não precisa. Esses moldes podem ser comprados ou você pode fazer com caixas de leite recortadas ou canos de PVC novos.

Também é importante lembrar que você deve ter um material separado somente para manipular o sabonete. Todo o processo deve ser feito com a mesma higiene e cuidado que você tem para preparar uma refeição.

1. Sabonete em barra de erva-doce

como fazer sabonete artesanal de erva-doce
Crédito: Pxhere

A erva-doce é muito suave e deixa o sabonete com um aroma bem gostoso. São poucos ingredientes que vai precisar, acompanhe o passo a passo:

Ingredientes

Erva-doce: 2 colheres (sobremesa) de essência ou 1 punhado de sementes;
Corante verde: 1 colher (sobremesa);
Base glicerinada para sabonete: 500 gramas;
Álcool de cereais: 1 colher (sobremesa).

Modo de preparo

  1. Prepare uma panela em banho-maria e coloque a base glicerinada para derreter. Vá mexendo devagar e não deixe ferver. Assim que estiver líquida, desligue o fogo;
  2. Adicione à base glicerinada derretida a essência de erva-doce ou as sementes e também o corante. Mexa bem, delicadamente, até ficar uma mistura homogênea;
  3. Depois, coloque o álcool de cereais que vai remover a espuma que formou. Misture outra vez;
  4. Feito isso, coloque o sabonete nos moldes e deixe secando em um local seco, arejado e com sombra;
  5. Quando estiver bem sólido, retire dos moldes, se precisar, corte em barras, e embale em plástico filme ou outra embalagem.

2. Sabonete líquido de erva-doce

Se não tiver moldes ou simplesmente preferir a versão líquida do sabonete artesanal, aqui está receita, com ingredientes um pouco diferentes da opção anterior.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Semente de erva-doce: 50 gramas;
Sal: 1 colher (chá);
Sabonete de coco caseiro: 1 unidade;
Casca de limão: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Coloque no liquidificador a casca do limão, o sal e um pouco de água (que não seja do litro indicado na receita). Bata para misturar, depois coe em um pano limpo e poroso e reserve;
  2. Rale o sabonete;
  3. Escolha uma panela que não seja de alumínio e que não vá mais usar para outros fins. Coloque nela a água, o sabonete ralado e a erva-doce. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até que fique bem homogêneo. Desligue o fogo e deixe amornar;
  4. Quando a mistura estiver morna, coloque o líquido da casca do limão com sal e misture tudo muito bem;
  5. Depois armazene em um recipiente fechado e deixe em um local seco, fresco e ao abrigo da luz durante uma semana para então começar a usar.

3. Sabonete artesanal esfoliante de argila

A argila é um dos ingredientes muito usados na cosmetologia para diversos tratamentos de pele. Ela é rejuvenescedora e limpa a pele. Mas você precisa comprar a argila certa nas lojas especializadas em cosméticos.

Ingredientes

Argila sulfurosa: 1 colher (sopa);
Base glicerinada para sabonete: 100 gramas;
Mel puro: 1 colher (sopa);
Essência de mel para cosméticos: 4 gotas.

Modo de preparo

  1. Prepare uma panela esmaltada em banho-maria e coloque a base glicerinada para derreter. Para facilitar, corte-a ou rale-a antes. Mexa delicadamente e, antes de ferver, retire do fogo;
  2. Em seguida, com a glicerina quente e derretida, misture a essência de mel, o mel puro e a argila. Mexa bastante até que fique bem homogêneo;
  3. Depois é só colocar o sabonete nos moldes e deixar descansando em local seco, fresco e ao abrigo da luz até solidificar;
  4. Por fim, desenforme e embale para o uso.

4. Sabonete artesanal esfoliante de aveia e mel

como fazer sabonete artesanal de aveia
Crédito: Pixabay

A aveia é um ótimo esfoliante, presente em diversas receitas de máscaras faciais caseiras. Esse sabonete pode ser usado no corpo todo, massageando, mas não é necessário usar todo os dias.

Ingredientes

Base glicerinada para sabonete: 250 gramas;
Extrato glicólico de aveia: 10 mililitros;
Essência de mel: 10 mililitros;
Mel puro: 1 colher (sopa);
Aveia em flocos finos: 1 colher (sopa);
Corante à base de água: algumas gotas;
Álcool de cereais: quanto bastar.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo uma panela em banho-maria para derreter a base glicerinada. Quando estiver líquida, mas sem ferver, tire do fogo;
  2. m seguida adicione a essência, o extrato de aveia, o mel, a aveia e algumas gotas do corante. Misture muito bem por alguns minutos;
  3. Depois coloque a mistura nos moldes e só use o álcool de cereais se surgirem bolhas;
  4. Deixe o molde com o sabonete em local arejado e na sobra para solidificar e depois é só desenformar e usar.

5. Sabonete facial de calêndula

Esse é um sabonete antiacne suave, que ajuda a remover o excesso de oleosidade da pele, mas mantendo-a hidratada. Ele contém o óleo de melaleuca, que entre suas propriedades está a secagem e cicatrização da acne.

Ingredientes

Calêndula desidratada: 1 colher (sopa);
Glicerina vegetal: 100 gramas;
Extrato glicólico de calêndula: 3 mililitros;
Óleo essencial de melaleuca: 2 gotas.

Modo de preparo

  1. Assim como nas demais receitas, o primeiro passo é derreter a glicerina em banho-maria;
  2. Depois que estiver líquida, retire do fogo e imediatamente misture os demais ingredientes, mexendo por alguns minutos para incorporar;
  3. Depois coloque nos moldes e deixe solidificar. Quando estiver bem sólido, remova dos moldes, se for preciso corte em barras menores e embale para armazenar ou usar.

6. Sabonete artesanal com essência de alecrim

como fazer sabonete artesanal de alecrim
Crédito: Pxhere

Essa é uma receita básica e a sugestão é usar a essência de alecrim, mas você pode escolher qualquer outro tipo. Use a mesma base e faça diversos aromas diferentes, apenas alterando a essência.

Ingredientes

Essência de alecrim: 30 mililitros;
Base glicerinada para sabonete: 1 quilo;
Álcool de cereais: quanto bastar;
Corante alimentício ou à base de água: quanto bastar.

Modo de preparo

  1. Corte ou rale a glicerina para facilitar o derretimento;
  2. Em seguida, coloque-a para derreter em banho-maria, no fogo baixo, para não ferver;
  3. Assim que ficar totalmente líquida, retire do fogo e misture um pouco de corante. Vá mexendo e coloque até chegar à cor desejada;
  4. Deixe esfriar um pouco para criar uma camada um pouco sólida por cima;
  5. Adicione a essência e mexa devagar para não ficar com espuma;
  6. Depois coloque nos moldes e deixe em local arejado e com sombra até solidificar totalmente para então desenformar e usar.

7. Sabonete em barra de menta com babosa

Esse é um sabonete muito hidratante, por causa da babosa, e refrescante, por causa da menta. Pode usar no dia a dia, seja para lavar as mãos, o rosto ou no banho. É a versão que leva menos ingredientes, veja como fazer o seu.

Ingredientes

Base glicerinada para sabonete: 100 gramas;
Extrato de tratamento de babosa: 5 mililitros;
Essência de menta: 5 mililitros.

Modo de preparo

  1. Assim como são só três ingredientes, também são só três passos a seguir. Primeiro, derreta a base glicerinada no banho-maria, cuidando para não ferver;
  2. Em seguida, tire do fogo e misture os outros dois ingredientes, mexendo devagar e por alguns minutos para ficar bem incorporado;
  3. Depois coloque nos moldes, deixe solidificar e está pronto para desenformar.

8. Sabonete cremoso com essência de uva

como fazer sabonete artesanal de uva
Crédito: Pixabay

Para ficar mais cremoso, esse sabonete é leva maisena na receita. O aroma de uva vai deixá-lo bem agradável, mas se quiser é só variar o óleo e a essência para deixar com diferentes aromas e fazer várias receitas.

Ingredientes

Maisena: 150 gramas.
Base glicerinada: 1 quilo;
Óleo de semente de uva: 10 mililitros;
Essência de uva: 30 mililitros;
Extrato glicólico de babosa: 30 mililitros;
Corante alimentício verde ou roxo: quanto bastar.

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é misturar a maisena com um pouco de água só para diluir. Reserve;
  2. O segundo é derreter a sua base glicerinada em banho-maria. Assim que estiver líquida, misture a maisena e mexa muito bem. Adicione também o corante, quanto achar necessário, o óleo, a essência e o extrato. Mexa devagar por alguns minutos até que a mistura fique bem homogênea;
  3. Depois coloque nos moldes e deixe solidificar à sombra, em loja arejado. Quando estiver pronto embale e está pronto para usar, vender ou presentear.

Motivos para usar sabonete artesanal

Não se pode generalizar, mas boa parte dos sabonetes vendidos no mercado contêm muitas substâncias que o corpo não necessita. Essas substâncias servem para dar cor, consistência, textura, aroma e prolongar a validade do produto. Mas de nada servem para a sua pele.

Um dos principais motivos para começar a usar apenas o sabonete artesanal feito por você é cuidar melhor da sua saúde e de toda a família. Assim você sabe exatamente quais ingredientes está usando no seu corpo, que como você viu na receita, são extratos de plantas, óleos naturais, manteigas hidratantes e o que mais a natureza pode oferecer.

O segundo motivo para usar o sabonete feito em casa é a economia. No supermercado, quanto mais promessas de cuidados especiais estiverem escritas na embalagem, mais caro será o sabonete. Fazendo em casa, você produz uma quantidade maior, que dura mais tempo e custo vai ser muito menor.

Por fim, como já sugerido no início, depois que pegar o jeito e fizer todos os testes, você pode transformar a fabricação de sabonete artesanal em uma renda extra, mantendo sempre a qualidade do seu produto. Então, só tem bons motivos para fazer seus próprios sabonetes em casa. Comece a produzir.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

água detox
Receitas de água detox para limpar o organismo e emagrecer
sabonete de argila preta
Saiba para que serve o sabonete de argila preta