cheiros que as doenças exalam
Crédito: Freepik
em

8 Doenças que podem ser identificadas pelos cheiros que exalam

O cheiro não é o único sintoma, mas pode ajudar a identificar com mais facilidade

Os odores do corpo humano nem sempre são agradáveis. E nem sempre significam falta de higiene. Muitos cheiros que o corpo exala podem ser um sinal de alerta para problemas de saúde que necessitam de tratamento imediato. Veja alguns exemplos e fique atento ao sinais que o seu corpo envia sobre a sua saúde.

1. Doenças do fígado

Quando uma pessoa está com doença hepática, o cheiro que o corpo dela exala é de amônia, semelhante ao cheiro de alguns produtos de limpeza e de tintura para cabelo.

Outros sintomas de doenças de fígado são dor na região superior direita da barriga, enjoos ou tonturas frequentes, cansaço fácil, dor de cabeça frequente, facilidade em ficar com hematomas, olhos amarelados, pele amarelada, urina escura, coceira pelo corpo, barriga inchada e perda de apetite.

2. Diabetes

O diabetes ocorre quando existe alta concentração de glicose no sangue, e então a urina e o hálito da pessoa afetada pode cheirar a frutas. Se o corpo estiver muito acidificado, também poderá exalar cheiro de acetona.

Outros sintomas vão depender do tipo de diabetes. No tipo 1, costuma-se sentir fraqueza, cansaço, muita sede, muita fome e emagrecimento. No tipo 2, aumento de peso, mais vontade de urinar, alterações visuais, dor nas pernas, problemas de cicatrização e furúnculos.

3. Cistite

A cistite é a infecção urinária, e o cheiro é característico de urina, só que bem mais forte, assim como a cor da urina.

Outros sintomas de cistite são vontade constante de urinar, ardência e dor ao urinar, incontinência urinária, urina com sangue, dor na virilha ou na parte baixa das costas.

4. Febre tifoide

A febre tifoide é uma doença bacteriana causada pela Salmonella. Quando uma pessoa está afetada pela doença, seu corpo exala cheiro de pão assado. Pode parecer bom, mas não se engane, pois é um sério sinal de alerta.

Outros sintomas da doença são febre alta, dores de cabeça, mal estar geral, falta de apetite, retardamento do ritmo cardíaco, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarreia e tosse seca.

5. Gastrite

Quando uma inflamação afeta as mucosas estomacais, o hálito também é afetado e pode cheirar a fruta podre. Quem tem gastrite e não busca tratamento, constantemente sente muita dor e queimação no estômago.

6. Amigdalite

Em casos de amigdalite, que é a infecção das amígdalas, um cheiro doce é exalado pelo hálito. Outros sintomas são dor de garganta, dificuldade para engolir, amígdalas inchadas e vermelhas, febre e calafrios, perda de apetite e mal estar.

7. Hipotireoidismo

O mau funcionamento da glândula tireoide, no caso do hipotireoidismo, pode deixar o suor com cheiro de vinagre.

Outros sintomas são batimentos cardíacos lentos, depressão, menstruação desregulada, fadiga excessiva, queda de cabelo, pele ressecada, inchaço na região do pescoço, aumento de peso, cãibras e baixa sensibilidade nos membros.

8. Envenenamento por arsênico

O arsênico é um elemento químico que causa intoxicação aguda e crônica. Quando uma pessoa é intoxicada, seu corpo exala cheiro de alho.

Outros sintomas dependem da forma de absorção do arsênico pelo organismo e da sua quantidade. Se for inalado em excesso pode causar dor de garganta e tosse por irritação das mucosas; a ingestão de níveis elevados leva à morte; exposição a níveis baixos causa náuseas e vômitos, diminuição da produção de glóbulos vermelhos e brancos, consequentemente diminuição da imunidade, ritmo cardíaco anormal, danos nos vasos sanguíneos e dor com sensação de “picadas” nas mãos e pés.

marido homenageia esposa tetraplégica que faleceu

Marido faz homenagem à esposa que faleceu por causa de tumor no sistema nervoso

médica mordida por jararaca

Médica mordida por jararaca mostra fotos feitas minutos antes do ataque