docinho de uva como fazer
Crédito: Pixabay
em

Como fazer docinho de uva: 9 receitas de um bombom fácil e viciante

Prepare para as festas de família, para a sobremesa ou para comer no meio da tarde do fim de semana

O docinho de uva é uma entre as diversas e deliciosas versões de docinhos de festa. Ele parece complicado de fazer porque a uva é o recheio de uma massinha doce e pode também ter uma cobertura de chocolate derretido que fica crocante e irresistível. Mas na verdade é fácil de fazer, há várias maneiras. Escolha sua preferida e teste assim que puder.

Veja também: deliciosas receitas de bala baiana

Receitas de bombom de uva

Você pode fazer bombom de uva com ou sem o chocolate por cima, pode fazer na travessa ou em porções individuais para servir de sobremesa. As receitas também variam, com pequenas mudanças nos ingredientes, então veja qual combina mais com o seu gosto.

1. Receita tradicional

A receita tradicional é um brigadeiro branco recobrindo uma uva Itália verde. Esse brigadeiro leva leite condensado, creme de leite e também gemas peneiradas (para não ficar com cheiro de ovo). Depois de dar o ponto no doce é só esperar ficar morninho e começar a montar o docinho, decorando com açúcar cristal. Confira o passo a passo no vídeo:

2. Brigadeiro verde

Esse docinho também é chamado de surpresa de uva e fica lindo decorando as mesas das festas infantis. Nessa receita o brigadeiro é ainda mais simples, feito só com leite condensado, manteiga e corante alimentício verde ou suco em pó verde. Veja no vídeo como embrulhar as uvas verdes com essa massa:

3. Docinho de leite em pó com uva

Sempre tem um novo jeito de fazer docinhos de festa. Essa versão talvez seja a mais fácil de todas porque nem precisa levar ao fogo. Só precisa misturar leite condensado com açúcar e leite em pó em uma tigela até formar uma massa consistente e lisa, boa para enrolar. Confira no vídeo as quantidades de ingredientes:

4. Com leite condensado

bombom de uva simples dois ingredientes
Crédito: Dani Noce

Todas as receitas anteriores levam leite condensado, mas essa leva só leite condensado e uva mesmo. Você vai cozinhá-lo no fogo do jeito que se faz brigadeiro, mas sem adicionar mais nada. Quando der o ponto de desgrudar do fundo da panela, coloque a massa em um prato untado com manteiga sem sal. Deixe esfriar e então enrole.

Veja as dicas especiais para um docinho perfeito: de uva com leite condensado

5. Bombom de uva com toque de baunilha

docinho de uva verde
Crédito: Terra

Esse docinho fica com um sabor diferente por causa da baunilha, mas é bem suave, basta usar na quantidade certa. O docinho é de leite condensado com creme de leite, extrato de baunilha e corante comestível verde. Depois é só enrolar as uvas na massa e cobrir com açúcar cristal verde.

Sirva como sobremesa: bombom de uva com toque de baunilha

6. Coberto com chocolate

Esse sim é um bombom de verdade que vem com uma camada crocante de chocolate por fora e dentro tem brigadeiro recobrindo uma bela uva Itália. Três camadas de muito sabor que vale a pena experimentar. O brigadeiro é feito com leite condensado, leite Ninho e manteiga. Confira no vídeo como banhar o docinho no chocolate:

7. Bombom de uva na travessa

Se alguns bombons não forem o suficiente para saciar a sua vontade, faça logo uma versão tamanho família na travessa. Também é uma deliciosa receita para servir nas festas de aniversário. A receita é basicamente a mesma, mas você vai montar uma cama de uvas, depois colocar o brigadeiro por cima e cobrir com uma ganache maravilhosa, veja como fazer em detalhes:

8. Com coco ralado

bombom com chocolate recheado
Crédito: Receitas de Mãe

Para deixar o seu docinho com um sabor extra especial, use coco ralado no brigadeiro, transformando-o em um beijinho de coco. Combina muito bem com a uva no recheio e a camada de chocolate por fora. O brigadeiro dessa receita leva leite condensado, coco ralado e manteiga.

Para as tardes de sábado: bombom de uva com coco

9. Doce crocante de uva no pote

Esse docinho é uma sobremesa de tacinha um pouco diferente, mas só na parte da cobertura. A montagem leva uma camada generosa de brigadeiro branco, depois uma camada de uvas cortadas ao meio (verdes ou roxas) e por cima vai uma camada de ganache de chocolate meio amargo com flocos crocantes ou castanhas picadas: Veja como fazer a cobertura:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
receita de frango assado

Receita de frango assado: 7 opções para o domingo em família

receitas com alcatra

4 Receitas com alcatra para saborear essa carne macia