bala baiana
Crédito: Pixabay
em

Bala baiana: como fazer esse docinho maravilhoso em 7 receitas fáceis

Também chamada de bala de vidro ou bala de coco caramelizada, esse doce faz a alegria de crianças e adultos

Publicidade

As balas são doces que quase todo mundo gosta. Mas falar apenas bala é bastante vago. Há tanta variedade que precisa especificar. Até porque algumas são mais do que balas, como é a bala baiana.

Há quem chame de bala de vidro ou bala caramelizada, todos estão certos. Ela tem mesmo um aspecto de uma esfera de vidro muito bonita porque a massa de leite condensado é banhada em caramelo líquido caseiro. Quer aprender a fazer? Veja algumas receitas a seguir.

Veja também: como fazer brigadeirão de micro-ondas

Como fazer bala baiana

Basicamente, a receita da bala baiana é um beijinho de coco envolto em caramelo. Mas cada um faz a receita com alguns detalhes diferentes, seja nas quantidades de ingredientes, modo de preparo ou mesmo entre as versões recheadas. Veja os vídeos a seguir e escolha uma delas para experimentar em casa.

Publicidade

1. Receita fácil

Essa bala é do tipo tradicional e com poucos ingredientes. Para fazer o brigadeiro, só vai precisar de leite condensado e de coco ralado. Na verdade, já fica um ótimo brigadeiro só com esses dois ingredientes. Para a calda, açúcar, vinagre branco e água que é a receita básica. Confira o passo a passo no vídeo:

2. Com manteiga

Boa parte das receitas de brigadeiro e beijinho de coco são feitas com manteiga que deixa o creme mais aveludado, vale a pena colocar. Inclusive, pode usar a manteiga com sal que dá uma quebrada no doce do leite condensado. É bom dar essa quebrada porque a bala fica ainda mais doce com a camada de caramelo. Acompanhe o preparo:

Publicidade

3. Bala de vidro com gema

O ideal para essa receita ficar bem bonita e saborosa é usar gema de ovo de galinha caipira. As gemas são bem mais fortes, tanto em cor quanto em tamanho e consistência. Vão deixar o doce com um tom de amarelo dourado muito apetitoso. Veja no vídeo como fazer:

Publicidade

4. Bala de coco caramelizada com margarina

Na hora de fazer brigadeiro, muita gente tem dúvida sobre usar manteiga ou margarina. Se forem de boa qualidade, as duas funcionam. Mas a manteiga, além de mais saudável, deixa um toque mais cremoso e um sabor mais caseiro. Mesmo assim, vale a pena testar das duas formas para ver qual você prefere:

5. Recheada com doce de leite

Depois das opções mais tradicionais e simples, tem também as recheadas. Começando por essa com recheio de doce de leite, realmente são sabores e texturas que combinam muito bem, impossível dar errado. Escolha um doce de leite cremoso e veja como preparar as suas:

Publicidade

6. Com recheios variados

Essa é uma massa feita com leite condensado, gema, manteiga e coco ralado. A calda é a mesma das demais receitas e as sugestões de recheio que dão certo são Nutella, abacaxi em calda escorrido e picado, doce de leite bem cremoso mais durinho e pedacinhos de ameixa seca em calda. É bom ter variedade, então faça um pouco de cada, com certeza ninguém vai reclamar de ter que provar todas:

Publicidade

7. Bala baiana de leite Ninho

Se não quiser fazer o brigadeiro no fogo ou não quiser colocar coco, uma dica é fazer um brigadeiro de leite Ninho que é bem menos doce também. Só precisa ir misturando leite Ninho com água, pouco a pouco. Confira no vídeo o passo a passo:

receita de empada

20 Versões de receita de empada doces e salgadas

dicas de cozinha

38 Dicas de cozinha: use truques que facilitam a rotina