em

Dieta da sopa de repolho: como funciona e cardápio completo

A sopa de repolho pode ajudar a emagrecer durante 7 dias de dieta, veja como fazer

dieta da sopa de repolho
Crédito: Freepik

Quem está querendo emagrecer vive em busca de uma dieta eficiente para eliminar o peso extra de uma vez por todas. Mas é preciso ter em mente que muitas dietas que se vê por aí devem ser feitas apenas por alguns dias, como é o caso da dieta da sopa de repolho.

Isso porque são dietas restritivas que têm como objetivo emagrecer mais rápido. Sendo assim, são dietas com poucas calorias que deixam o corpo sem energia e sem disposição. Então, depois de alguns dias é necessário voltar a uma alimentação mais enriquecida do ponto de vista nutricional, que seja bem variada e saudável para nutrir o corpo com tudo o que ele precisa para uma boa saúde.

A dieta da sopa de repolho não é oficial, ou seja, não tem nutricionistas que a recomendem. Apenas existem muitos depoimentos de pessoas que já fizeram e obtiveram ou não os resultados desejados.

O fato é que uma sopa de repolho feita apenas com vegetais, usando temperos naturais, realmente ajuda a emagrecer. O repolho tem pouquíssimas calorias, além de ser rico em fibras, vitaminas e minerais. Mas comer quase só isso todos os dias não vai suprir suas necessidades nutricionais, deixando o corpo fraco e abrindo espaço para doenças.

Então, veja o que está incluso nessa dieta e como fazer de forma segura, sem prejudicar sua saúde.

Veja também: 10 dicas para fazer a dieta funcionar de uma vez por todas

Como fazer a dieta da sopa de repolho

dieta da sopa de repolho funciona ou não
Crédito: Freepik

A dieta da sopa de repolho consiste em tomar a sopa com outros vegetais e temperos naturais o quanto quiser, até se sentir satisfeito, durante 7 dias. Durante esse período só pode tomar água e sucos naturais sem açúcar. Veja quais são os outros alimentos permitidos:

  • Dia 1: sopa de repolho + quaisquer outras frutas, exceto banana.
  • Dia 2: sopa de repolho + legumes, incluindo batata assada com um pouco de manteiga.
  • Dia 3: sopa de repolho + quaisquer outras frutas e vegetais, exceto batatas e bananas.
  • Dia 4: sopa de repolho + até 8 bananas + leite desnatado à vontade.
  • Dia 5: sopa de repolho + bife de até 120 g  + 6 tomates.
  • Dia 6: sopa de repolho + bife magro e legumes (exceto batatas) à vontade.
  • Dia 7: sopa de repolho + arroz integral + legumes (exceto batatas) + suco de frutas sem açúcar.

A sopa pode ser feita com o repolho, água, cenoura, cebola, alho, aipo, alho-poró, abobrinha e temperada com cheiro-verde, sal rosa, pimenta, gengibre e outras especiarias.

Como fazer sopa de repolho para o almoço ou jantar

Funciona?

Mesmo já sabendo como funciona a dieta da sopa de repolho, em primeiro lugar você precisa ter em mente que qualquer dieta deve ser feita com acompanhamento de um nutricionista. Como cada organismo é único e não são todas as dietas que funcionam para todo mundo, somente esse profissional poderá recomendar um plano alimentar ideal para o seu caso.

É importante saber disso para evitar ter problemas de saúde comendo de forma errada e também para não se decepcionar caso essa dieta não funcione com você. Então essa é a verdade, não há como garantir que a dieta da sopa de repolho vai funcionar, pois vai depender de como é o seu metabolismo e o seu estilo de vida.

Mas para muitas pessoas essa dieta funciona sim, ajudando a eliminar alguns quilos, ainda que sejam provenientes de líquidos e massa muscular ao invés de eliminar gordura acumulada.

Aprenda as melhores receitas de sopa light

Cuidados a ter

repolho
Crédito: Freepik

Como você viu no tópico anterior, qualquer dieta restritiva pode oferecer riscos à saúde de algumas pessoas. Então, se mesmo assim você decidir fazer a dieta da sopa de repolho, respeite o tempo de 7 dias e depois volte a ter uma alimentação mais nutritiva.

Isso quer dizer que você deve comer muitas frutas, legumes, verduras, leguminosas, sementes, grãos integrais, carnes magras, laticínios de boa qualidade e beber muita água. Cortar os alimentos processados e as fast foods já é um grande passo.

Se você toma algum tipo de medicação não faça essa dieta sem falar com o seu médico. Se está grávida ou amamentando, esqueça essa dieta, pois pode prejudicar a saúde do seu bebê. Por fim, como essa dieta é bem restritiva, você vai ficar com menos energia, sentindo mais sono e fadiga. Por isso, deve evitar as atividades físicas mais intensas nesse período.

Muitos outros fatores podem contribuir para o ganho de peso, inclusive fatores genéticos, predisposição a doenças e vícios. Então, fazer uma dieta restritiva nem sempre é a melhor opção. Coloque sua saúde em primeiro lugar e visite um médico para emagrecer de forma saudável e permanente.

21 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sopa de repolho

8 Receitas de sopa de repolho para almoçar e jantar

cozinhar beterraba

As 6 melhores formas de cozinhar beterraba para aproveitar os nutrientes