Como dar banho em cachorro que não gosta de água
Crédito: Freepik

Como dar banho em cachorro que não gosta de água

É preciso paciência e alguns cuidados para que seu cão faça uma associação positiva com o momento do banho

Publicidade

Existem os cachorros tranquilos que adoram um banho, e existem os que se escondem quando percebem que vão ter que encarar uma chuveirada. Se o seu cão faz parte do segundo grupo, veja algumas dicas para dar banho nele sem que esse momento se torne uma tortura para vocês dois.

Tenha paciência, é preciso adaptação

Não vai ser na primeira e talvez nem na quarta tentativa que seu cão vai passar a adorar tomar banho, se ele tem medo de água. Então, tenha paciência. Para acostumar seu cão com o banho, você terá que associar todos os detalhes do banho a coisas agradáveis para ele, e isso vai levar algum tempo.

Associando o banho a coisas positivas

O xampu, a escovinha, a toalha, a água saindo da ducha e o secador devem ser objetos que o seu cão tem intimidade e sabe que não vão fazer mal. Quando for a hora do banho, não pegue-o de surpresa e coloque-o debaixo da água. Mostre a ele os utensílios do banho, dê petiscos conforme ele se comportar, faça carinho e deixe ele se acostumar com a temperatura e a intensidade da água.

Escolha o dia certo

Para que o banho seja agradável, seu cachorro precisa ter uma boa experiência. Então, evite os dias muito frios, evite água gelada e também muito quente, escolha um dia em que você vai ter tempo, sem ficar apressando esse banho.

Publicidade

Tenha cuidado

Na hora do banho, a experiência positiva também vai depender do cuidado que você tiver. Não jogue água no rosto do cão, jamais deixe água entrar nos ouvidos dele e não deixe espuma escorrer sobre seus olhos e nariz. Se ele tiver alguma irritação ou a água bloquear a respiração dele, será uma má experiência que ele vai tentar evitar da próxima vez.

Tenha brinquedinhos e mantenha um clima alegre

Assim como as crianças pequenas, os cachorros ficam mais relaxados e colaboram quando estão distraídos e quando a clima está alegre, descontraído. Leve brinquedinhos para o banho, brinque com ele, elogie, demonstre que esse é um momento de tranquilidade. Para que o cachorro passe a gostar do banho, ele precisa de reforços positivos.

Não demore mais do que o necessário

Planeje o banho para durar apenas o tempo necessário. Apesar de ser importante ter paciência, ficar enrolando pode deixar o seu cão irritado e cansado. Então, antes do banho, já deixe tudo preparado e planeje como pretende limpá-lo para que seja eficiente, sem ficar enrolando mais do que precisa.

Valorize o bom comportamento dele quando terminar

Depois do banho, agrade seu cão, elogie o comportamento dele, dê carinho e ofereça um petisco. Mais uma vez, reforce positivamente que você ficou muito feliz com a forma como ele se comportou e que ele merece ser recompensado por isso. Se ele não se comportar bem, não brigue, apenas não ofereça tantos mimos, pois ele precisa entender a diferença.

Publicidade

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM