em

AmeiAmei HahahaHahaha EstranhoEstranho

Detox capilar: o que é e como fazer?

Assim como o seu corpo, seu cabelo necessita de uma limpeza profunda de vez em quando
detox capilar
Crédito: Freepik

Você já deve ter ouvido falar em suco detox para eliminar as toxinas do corpo, mas sabia que seu cabelo também precisa desintoxicar de vez em quando? É por isso que existe o detox capilar. Veja o que é, quando e como fazer.

O que é?

O detox capilar é um procedimento para eliminar o excesso de resíduos que se acumulam com o tempo no couro cabeludo e nos fios. Esses resíduos vêm de toda parte, desde a poluição da rua até os produtos usados diariamente que acabam se prendendo em mínimas quantidades mesmo depois de lavar o cabelo.

Sendo assim, esse tratamento é bom para resolver a oleosidade que esses resíduos causam, já que obstruem os poros, aumentando a produção de sebo e dificultando a absorção de nutrientes.

O procedimento consiste na aplicação de algum tipo de xampu para limpeza profunda e outros procedimentos que variam conforme o salão. Mas também é possível fazer em casa de maneira simples.

Quando fazer?

quando devo fazer detox capilar
Crédito: Freepik

O ideal é que o seu cabeleireiro de confiança avalie o momento certo de fazer o detox capilar, pois ele sabe de tudo o que você usa no cabelo. Assim, evita limpar o couro cabeludo demais sem necessidade, o que não é bom, e também evita ficar muito tempo com resíduos no cabelo sem saber porque ele não está reagindo bem à hidratação, reconstrução e nutrição que está fazendo.

De modo geral, para saber quando fazer esse procedimento, precisa observar o estado do cabelo, se está seco, opaco ou quebradiço, pois esses são sinais de que os fios precisam desintoxicar. Para cabelos muito danificados, alguns profissionais recomendam o detox duas vezes por mês. Para cabelos saudáveis, apenas como manutenção, uma vez ao mês é suficiente.

Como fazer?

O detox capilar é feito em etapas. Em primeiro lugar você deve escolher um xampu para o seu tipo de cabelo e que tenha a finalidade de promover uma limpeza profunda no couro cabeludo e nos fios. Também escolha um xampu esfoliante com hortelã, camomila e outros ativos naturais que promovem limpeza e frescor. Veja o passo a passo:

Aplique o xampu esfoliante

Molhe seu cabelo como faz no banho normalmente. Desligue o chuveiro, remova o excesso de água com a toalha e aplique o xampu esfoliante. Massageie bem o couro cabeludo, como se estivesse fazendo mesmo uma esfoliação, pois ele contém pequenas bolinhas justamente para isso. Deixe agir durante alguns minutos e enxágue com água morna quase fria.

Aplique o xampu de limpeza profunda

Depois de remover o esfoliante, aplique o xampu de limpeza profunda, massageie um pouco, remova e aplique outra vez, deixando agir por 3 minutos. Enxágue.

Máscara de nutrição

Com o couro cabeludo limpo, é hora de nutrir. Escolha uma boa máscara de hidratação e nutrição profunda com aminoácidos. Prefira um creme menos denso para evitar que o cabelo fique pesado e aplique-o no comprimento dos fios, mecha por mecha, sem passar na raiz, pois não há necessidade. Deixe agir por no máximo meia hora ou conforme recomendar a embalagem do produto.

Finalize com leave-in

Depois da máscara ser bem removida, retire o excesso de água do cabelo, penteie e aplique um leave-in para fazer o acabamento. Nesse momento evite secador e chapinha para deixar o cabelo aproveitar o tratamento que acabou de receber. Está pronto.

Detox capilar tira progressiva?

Esse procedimento não vai remover sua escova progressiva de uma só vez, do contrário seria muito prático deixar de ter cabelos lisos de uma hora para a outra e voltar a ter seus cachos. O que acontece, naturalmente, é que a progressiva pode durar menos tempo se você utilizar o xampu detox ou outros tipos de xampus antirresíduos em excesso, mas uma ou duas vezes por mês não vai alterar o resultado que já era esperado da escova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
recuperar cachos após alisamento
Como recuperar cachos após alisamento
maionese caseira
Como fazer maionese caseira tradicional e com sabores