em

Como dessalgar carne-seca

Veja como fazer no método tradicional e mais duas versões rápidas para quando estiver com pouco tempo para cozinhar
dessalgar carne-seca
Crédito: Pixabay

As receitas com carne-seca são deliciosas, mas antes de começar o preparo, precisa dessalgar carne-seca. O processo de salga é feito para desidratar a carne garantir sua boa conservação, então, precisa reidratá-la e remover todo o sal para conseguir preparar e comer. Veja como fazer isso a seguir.

3 Formas de dessalgar carne-seca

Para reidratar a carne-seca há basicamente 3 procedimentos possíveis. O tradicional, com água gelada, e mais dois métodos com água quente, um deles usando sal e o outro sem sal.

1. Método tradicional

Esse método é mais demorado, mas é o tradicional, então se estiver com tempo, é o mais recomendado.

O primeiro passo é limpar a carne do sal excessivo e cortá-la em pedaços. Depois, coloque os pedaços em uma bacia com água gelada, cubra com plástico filme e deixe na geladeira durante 12 horas. Nesse período, a cada 4 horas troque a água da bacia por uma limpa.

Passadas as 12 horas, escorra a carne, coloque-a na pressão com o dobro de água e deixe cozinhar por cerca de 30 ou 40 minutos. Escorra e desfie com um garfo para então usar na sua receita.

2. Dessalgo rápido com sal

Pode parecer controverso remover o sal da carne usando mais sal, mas funciona. É um método mais rápido para quando não tiver muito tempo.

O primeiro passo é o mesmo da dica anterior. Remova todo o excesso de sal da carne passando por água corrente. Corte em pedaços menores e coloque em uma panela. Cubra com água fria e coloque 3 colheres de sopa de sal grosso para cada quilo de carne. Leve para ferver.

Assim que levantar fervura e começar a subir uma espuma branca, desligue o fogo. Escorra a água e prove a carne para ver se já está bem dessalgada. Se não estiver, coloque de volta no fogo com água e sal e repita o processo até que esteja do seu gosto.

Depois leve para cozinhar na pressão até que possa desfiar para usar no seu prato.

3. Dessalgo rápido sem sal

Esse processo tem a mesma lógica do anterior, mas não leva sal. Você vai seguir o mesmo procedimento inicial. Então, na panela com água, vai deixar a carne cozinhar por 10 minutos e fazer uma troca de água.

Depois é deixar mais 10 minutos e fazer outra troca de água. Se for necessário, repita o processo até que a carne esteja do seu gosto. Então já vai estar pronta para levar à pressão para cozinhar e depois desfiar.

Agora que já sabe como dessalgar carne-seca, aproveite para ver algumas receitas deliciosas que pode preparar com esse ingrediente:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

cabelos com mechas
Quer fazer cabelos com mechas? Veja fotos para se inspirar
carne-seca
10 Receitas deliciosas com carne-seca