escondidinho de carne seca
Crédito: Pixabay
em

Escondidinho de carne seca: um prato especial à mesa

Essa receita é perfeita para receber os amigos em casa em um almoço ou jantar especial

A carne seca é uma sugestão de ingrediente que deixa os seus pratos com carne muito saborosos, e é uma ótima variação para a carne moída bovina e a de frango, mais comuns do dia a dia. O escondidinho de carne seca fica bem molhadinho, com um sabor incrível, e você pode variar o tipo de purê que vai usar para harmonizar.

Veja também: como fazer coxinha de carne seca

Receitas divinas de escondidinho de carne seca

Tem opção com purê de mandioca, que é o mais comum para acompanhar a carne seca, mas também tem receita com purê de batatas e com purê de abóbora. Um mais gostoso que o outro.

Escondidinho de carne seca da Rita Lobo

Essa opção é com purê de mandioca e poucos ingredientes.

Ingredientes do recheio

Carne seca: 1 quilo;
Tomates maduros: 2 unidades;
Cebolas: 2 unidades;
Alho: 2 dentes;
Salsinha: 5 ramos;
Azeite: a gosto;
Sal e pimenta-do-reino: a gosto.

Ingredientes do purê

Mandioca descascada: 1 quilo;
Leite: 1 xícara;
Manteiga: 2 ½ colheres (sopa);
Sal: a gosto;
Queijo coalho ralado fino: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Corte a carne seca em cubos de 7 cm – é o tamanho ideal para dessalgar a carne. Lave bem sob água corrente e coloque os cubos em uma tigela.
  2. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas – troque a água da carne seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.
  3. Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão, cubra com água até completar metade do volume da panela, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  4. Descasque e pique fino as cebolas e os alhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.
  5. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo. Espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se preferir, levante a válvula com um garfo para acelerar o processo). Reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e transfira a carne para uma travessa. Descarte o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos.
  6. Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer regue com 2 colheres (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. Acrescente o alho, o tomate e mexa por 1 minuto. Regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por 2 minutos para absorver os sabores. Junte a água do cozimento reservada, a salsinha e misture bem. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.
  7. Preaqueça o forno a 240° C (temperatura alta).
  8. Corte a mandioca em fatias grandes de 8 cm. Coloque na panela de pressão cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela, e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos.
  9. Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Escorra a água da mandioca e transfira os pedaços para uma panela grande.
  10. Descarte a fibra central e, com um amassador de legumes, amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela (se preferir, amasse a mandioca com um garfo).
  11. Adicione o leite e leve a panela ao fogo baixo. Mexa bem com uma espátula por cerca de 5 minutos até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal e misture a manteiga.
  12. Para montar os escondidinhos: preencha 8 ramequins individuais com a carne seca refogada; cubra com o purê de mandioca e polvilhe com o queijo coalho ralado. Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva imediatamente.

No recheio, é o sabor da carne seca que vai ficar em destaque, apenas ressaltado pelo sabor dos temperos simples. Acompanhe no vídeo as dicas do preparo:

Com mandioca e temperos diferentes

Essa também é uma versão com purê de mandioca, mas outras ideias para o tempero, assim você pode adaptar conforme o que tiver em casa.

Carne seca: 600 gramas;
Margarina: 1 colher (sopa);
Óleo: 2 colheres (sopa);
Pimenta: a gosto;
Cominho: a gosto;
Extrato de tomate: 1 colher (sopa);
Colorau (urucum): 1 colher (sopa);
Tomate: 1 unidade;
Cebola: 1 unidade;
Queijo ralado: 100 gramas;
Mandioca: 1,3 quilo;
Pimentão: ½ unidade.

Modo de preparo

  1. Cozinhe a carne já dessalgada na panela de pressão e reserve a água. Desfie e carne após cozinhar por cerca de 30 minutos.
  2. Cozinhe a mandioca até ficar bem macia. Amasse a mandioca com o garfo em uma panela, removendo antes o fiapo central mais grosso.
  3. Bata o purê na batedeira com parte do molho do cozimento da carne.
  4. Refogue a cebola e o tomate picados em cubinhos. Adicione a pimenta, o cominho e o extrato de tomate. Adicione o colorau.
  5. Adicione a outra parte do molho do cozimento da carne. Adicione a carne e deixe apurar.
  6. Em um refratário, monte o escondidinho. Coloque primeiro uma camada de purê de mandioca. Alterne com o molho da carne seca. Cubra com o restante do purê.
  7. Salpique com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar na temperatura de 180 graus.

Escondidinho de batata

Se preferir fazer o seu prato usando purê de batatas, essa é uma receita bem prática para experimentar, compartilhada do Tudo Gostoso.

escondidinho de carne seca com purê de batata
Crédito: Tudo Gostoso

Ingredientes

Batata cozida: 1 quilo;
Carne seca: 500 gramas;
Creme de leite: 1 lata;
Manteiga ou margarina: 2 colheres (sopa);
Alho: a gosto;
Cebola picada: 1 unidade;
Tomate picado: 2 unidades;
Tempero: a gosto;
Queijo ralado: a gosto para gratinar.

Modo de preparo

  1. Prepare um purê, acrescente o creme de leite e as 2 colheres de manteiga, reserve. Se quiser colocar sal, vai da sua preferência.
  2. Dessalgue a carne seca (conforme descrito na receita anterior), depois de fria, desfie.
  3. Leve ao fogo uma panela com azeite para refogar o alho e a cebola.
  4. Coloque junto a carne seca para dar uma fritadinha, coloque os tomates e deixe amolecer.
  5. Passe azeite no refratário, cubra o fundo com uma camada do purê coloque o recheio e complete com o restante por cima, jogue queijo ralado e leve ao forno para dourar.

Escondidinho de carne seca com abóbora

Para uma versão bem colorida, a abóbora é uma deliciosa sugestão.

Ingredientes

Abóbora cabotiá: ½ unidade;
Carne seca: 400 gramas;
Requeijão: 3 colheres (sopa);
Cebola grande picada: 3 unidades;
Alho picado: 3 dentes;
Tomate grande picado: 3 unidades;
Azeite: 1 xícara;
Vinagre: ½ xícara;
Salsinha picada: a gosto;
Leite: 1 copo;
Sal e pimenta: a gosto.

Acompanhe o preparo dessa receita no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

escondidinho vegetariano

Escondidinho vegetariano: receitas saudáveis para o dia a dia

receitas com banana-da-terra

6 Receitas com banana-da-terra deliciosas: pratos doces e salgados