em

Como desinfetar a escova de dente

Ao ficar exposta no banheiro e junto de outras escovas, a sujeira invisível se prolifera na sua escova de dente. Veja como limpá-la

desinfetar a escova de dente
Crédito: Pixabay

Você usa a sua escova de dente todos os dias, até mais de uma vez. Depois de usar, coloca de volta no lugar e pronto, como mais uma das ações automáticas na sua rotina. Mas depois de algum tempo de uso, a escova precisar ser trocada por uma nova, já que suas cerdas se desgastam e não escovam mais com eficiência. Além disso, antes de precisar trocá-la por outra, você também precisa ter o cuidado de desinfetar a escova de dente. Veja como e por que fazer isso.

3 Formas de desinfetar a escova de dente

Para fazer uma desinfecção eficiente na sua escova de dente, precisa de ingredientes que sejam realmente bactericidas, não basta passar a escova pela água da torneira, chacoalhar e guardar. Veja o que pode usar para essa tarefa.

1. Enxaguante bucal

Uma das formas mais práticas de desinfetar escova de dente é deixando a parte das cerdas de molho por alguns minutos em um copo limpo com um pouco de enxaguante bucal puro. Esse produto tem a finalidade de remover as bactérias da sua boca, então também é útil para desinfetar a escova. Depois do molho, passe a escova por água corrente e dê umas batidinhas na pia para tirar o excesso de água.

2. Vinagre branco com bicarbonato

O vinagre e o bicarbonato de sódio são produtos bactericidas que você pode usar para mil e uma funções na limpeza doméstica, até para limpar as panelas de alumínio. Eles também são úteis para desinfetar a escova de dente, removendo os micro-organismos acumulados nela.

Basta fazer uma misturinha com esses dois ingredientes dentro de um copo limpo de vidro e mergulhar a parte das cerdas da escova. Deixe de molho por uns 15 minutos e depois enxague, dando aquelas batidinhas na escova para retirar o excesso de água.

3. Água sanitária

A água sanitária é mais um dos produtos que você pode usar com segurança para desinfetar escova de dente, já que também pode usá-la para desinfetar os vegetais que traz do supermercado. O grande segredo para que não seja prejudicial à saúde e não deixe sua escova com gosto ruim é usar na medida certa.

Faça uma mistura de 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária e coloque todas as escovas dentro por 15 minutos. Faça isso depois da última escovação do dia e depois enxague todas muito bem na mesma noite e na manhã seguinte antes de usar a escova de novo.

Motivos para desinfetar a escova de dente

Pelo fato de ficar guardada no banheiro, você precisa desinfetar a escova de dente toda semana. Nesse ambiente ela fica suja com os coliformes fecais e com a proliferação de bactérias e fungos e surgem por causa da umidade constante. Esses micro-organismos não são perigosos à saúde a ponto de gerarem uma doença grave, pois seu corpo já tem anticorpos para combatê-los.

Mesmo assim não é bom deixar que eles se acumulem, pois podem sim causar problemas de saúde caso você esteja com seu sistema imunológico debilitado e, por acaso, tenha algum machucado dentro da boca ou na garganta, mesmo que pequeno. Até ao passar o fio dental você pode fazer um leve corte na gengiva e é por ali que os micro-organismos vão entrar.

Além disso, a escova acumula restos de comida que você pode não perceber ao acabar de escovar os dentes e esses restos de degradam, virando mofo que pode ser prejudicial à saúde. Previna-se contra esses males e mantenha sua escova bem limpa.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

limpar alumínio

Como limpar alumínio e deixar as panelas brilhando

ácido fólico

Ácido fólico: benefícios e como consumir