em

Como derreter chocolate: 3 formas simples

Veja como fazer o chocolate ficar completamente derretido sem queimar
derreter chocolate
Crédito: Pixabay

Quando se fala em guloseimas e sobremesas, tem chocolate envolvido em boa parte das receitas. Para ser usado em bombons, coberturas, recheios e massas, precisa primeiro derreter chocolate para então misturar. Você sabe como fazer o chocolate ficar derretido sem queimar? Veja os segredos.

3 Formas de derreter chocolate

derreter chocolate
Crédito: Pixabay

O grande segredo para não queimar o chocolate enquanto ele derrete é o tempo. Nunca deixe o chocolate sob calor por tempo demais sem uma pausa. Veja como fazer o derretimento no micro-ondas, no fogão e no forno.

1. No micro-ondas

Desde que o forno micro-ondas chegou ao Brasil, muita coisa mudou na rotina da cozinha. O preparo dos alimentos ficou mais prático, rápido e hoje em dia já se pode fazer refeições completas só usando esse aparelho. Se quiser apenas amolecer o chocolate, é bem simples.

  1. Parta o chocolate em pedaços menores e coloque dentro de uma tigela de vidro que possa ir ao micro-ondas. Coloque na tigela apenas a quantidade de chocolate que realmente cabe, lembrando que ele vai derreter e não pode transbordar;
  2. Ligue o micro-ondas por 30 segundos, retire a tigela, mexa o chocolate e volte ao micro-ondas por mais 30 segundos;
  3. Vá fazendo isso até que ele derreta por completo quando você mexer. Não deixe-o por mais tempo direto, porque ele queima rápido.

2. Banho-maria

Essa é a forma mais comum de fazer isso, usada por todo mundo antes do micro-ondas. Pelo mesmo motivo que não deve deixar o chocolate por vários minutos direto no micro-ondas, também não deve colocá-lo para derreter direto na panela.

Por isso que se faz o banho-maria, assim o produto mantém uma certa distância do fogo e vai derretendo com o vapor da água que está embaixo, sem risco de queimar.

  1. Se você não tem uma panela própria para isso, pegue uma panela normal e coloque um pouco de água dentro;
  2. Por cima dela coloque uma tigela que possa ser aquecida no fogão. A tigela não pode encostar na água, por isso tem que ser maior do que a panela;
  3. Coloque o chocolate picado dentro da tigela, leve ao fogo e, quando a água da panela começar a ferver, fique mexendo o chocolate até ele amolecer por completo.

3. No forno

Em último caso você também pode derretê-lo no forno, em um refratário próprio para não estourar.

  1. Ligue o forno em uma temperatura bem baixa. Coloque o chocolate picado no refratário e leve ao forno, no centro;
  2. Se o seu forno aquece muito rápido, deixe a porta um pouco aberta. Fique de olho para não queimar, pois é rápido.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
crepioca
Receitas de crepioca doces e salgadas para experimentar
lavar o cabelo
Como lavar o cabelo corretamente