depilação facial vantagens e desvantagens
Crédito: Freepik
em

Depilação facial feminina: veja quais são os principais métodos

Você pode depilar só o buço e as sobrancelhas ou pode depilar o rosto todo

Muitas mulheres são adeptas da depilação facial, e o motivo não é ter pelos em maior quantidade, longos ou espessos no rosto. As que fazem isso querem para deixar a pele mais lisinha e melhorar a aderência da maquiagem. Embora o mais comum seja depilar o buço e as sobrancelhas, também é possível depilar o rosto todo, mesmo aqueles pelinhos que quase não se vê. Veja quais são os melhores métodos e os cuidados que deve ter antes, durante e depois de fazer.

Métodos para depilação facial – vantagens e desvantagens

Os métodos para depilação facial dependem do seu objetivo, se é para remover pelos maiores e aparentes ou apenas para deixar a pele mais lisa e melhorar a fixação da base.

Cera

A depilação com cera quente ou fria costuma ser feita para remover os pelos do buço. Não é recomendado usar esse produto no rosto todo, pois a pele dessa região é bem sensível e pode machucar. Além do mais, a cera acelera a flacidez da pele.

Linha

A linha, ou depilação egípcia, é um dos melhores métodos para fazer depilação facial por ser uma solução higiênica, não agredir a pele, não acelerar a flacidez e arrancar o pelo na raiz. Porém, é um pouquinho dolorida e precisa treinar para conseguir fazer por conta própria.

Lâmina

A depilação com lâmina é um dos métodos mais práticos para a depilação facial. Porém, é preciso tomar muito cuidado para não se cortar e acabar ficando com cicatrizes no rosto. Além disso, não é o método mais higiênico e não arranca os pelos na raiz. Ou seja, depois de uns 2 dias você vai sentir os pelinhos pontudos crescendo.

Caneta depilatória

A caneta depilatória é uma solução relativamente nova no mercado, feita para ser bem prática, até para levar na bolsa, e própria para áreas pequenas, como sobrancelhas e buço. Tem quem goste e tem quem ache uma perda de tempo, pois não é tão prático quanto parece nas propagandas.

Pinça

A pinça remove os pelos um a um, por isso não é feita para usar no rosto todo, apenas no buço e nas sobrancelhas. É um dos métodos mais simples e práticos, que pode fazer por conta própria, e apesar de causar um pouco de dor, arranca os pelos desde a raiz, fazendo com que demorem mais para crescer.

Laser

A depilação a laser é um método mais recomendado para quem tem pelos grandes, escuros e espessos na face. É uma depilação definitiva, que mata o folículo piloso. É mais cara, precisa ser feita em uma clínica de estética e tem contraindicações.

Cuidados antes, durante e depois de depilar

Por conta da sensibilidade da pele do rosto, todos os métodos de depilação facial exigem algum tipo de cuidado.

O que menos exige é a pinça, já que não serve para o rosto todo. Somente precisa cuidar para não pinçar a pele e acabar com uma lesão.

Nos demais métodos é importante estar com o rosto bem limpo e seco, sem nada de maquiagem, e cuidar para não machucar lábios ou olhos.

Depois de depilar é bom lavar o rosto novamente e aplicar uma loção hidratante para o seu tipo de pele.

Se for um método que remove o pelo desde a raiz, é melhor esperar para usar maquiagem só no dia seguinte, deixando que os poros se recuperem.

Métodos de depilação facial passo a passo

Agora que já sabe quais são os principais métodos de depilação facial e os cuidados que deve ter para fazer, veja alguns tutoriais para saber mais detalhes e entender exatamente como é feito.

Depilação facial com lâmina

Esse tipo de depilação, para o rosto todo, não é feito com a famosa Gillette, mas sim com lâminas bem menores e próprias para isso, que ajudam a chegar nos cantinhos e diminuem o risco de cortes. Veja como fazer:

Com cera

Se você preferir a opção com cera, escolha um bom profissional para aplicar e também uma cera de qualidade, dessas que não precisa puxar com força para arrancar. Veja esse método:

Depilação facial com linha

Esse método é um pouco dolorido, mas é bastante eficaz e seguro, pois não abre os poros. Veja o passo a passo, desde a escolha da linha ideal até os movimentos para fazer com as mãos:

Com caneta depilatória

Essa caneta é uma questão de gosto. Mas, a maioria das pessoas que testa diz que a remoção dos pelos não é das mais práticas. Veja como é que funciona:

Depilação facial com laser

O método a laser, como já mencionado, é para casos específicos em que a quantidade de pelos faciais é maior e realmente incomoda com frequência. Esse método é bastante usado pelas mulheres trans que precisam remover o que resta da barba. Veja como funciona:

antes e depois de corte de cabelo

20 Imagens que mostram como um bom corte de cabelo faz toda diferença

top por cima da blusa

Tops por cima da blusa: o que você acha dessa nova moda?