em

Deixe os pés para fora do cobertor para dormir melhor

Um estudo concluiu que esse simples passo na hora de dormir afeta bastante na qualidade do sono
pés para fora do cobertor
Crédito: Freepik

Uma boa noite de sono é fundamental para o corpo e para a mente, mas para muitos brasileiros dormir bem não faz parte da rotina. Se você está nesse time, saiba que existe uma forma simples de melhorar a qualidade do seu sono: deixar os pés para fora do cobertor. Essa é a conclusão da pesquisadora Natalie Dautovitch, da National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono, em tradução livre) e cientista da Universidade do Alabama.

Entenda a pesquisa

Emagrecer, prevenir doenças, desempenhar melhor no trabalho, combater a depressão, melhorar a memória e aumentar a longevidade são alguns dos benefícios que uma boa noite de sono proporciona. Para conseguir atingir esses benefícios, dormir com os pés para fora do cobertor garante um sono de qualidade.

Segundo a cientista, isso ocorre porque o corpo começa a esfriar no momento em que a pessoa pega no sono. No estágio mais profundo do sono o corpo chega a ficar dois graus mais frio. Ao colocar o pé fora do cobertor o corpo fica um pouco mais frio do que se estivesse todo coberto.

Outro estudo realizado anteriormente descobriu que as temperaturas mais baixas são capazes de provocar sonolência. Os idealizadores do estudo sugerem em seu texto que se tome banho quente antes de se deitar. Assim, estimula o corpo a baixar a temperatura de maneira natural estimulando o sono. Por esse motivo, as pessoas sentem sono depois de tomar um banho quente e ele é aconselhável para quem sofre de insônia.

pés para fora do cobertor pesquisa
Crédito: Freepik

Normalmente as pessoas se esquentam demais para dormir, o que atrapalha a qualidade do sono. Deixar um pé descoberto acelera o processo de resfriamento. Isso porque é uma das partes do corpo com escape de temperatura, pois possuem estruturas vasculares responsáveis por diminuir o calor corporal assim como as mãos. Para Natalie a temperatura corporal ideal para uma boa noite de sono é de no máximo 20ºC.

Existem outros modos para ajudar a ter uma boa noite de sono, além de deixar os pés descobertos. Evitar bebidas com cafeína pelo menos 4 horas antes de se deitar, não se exercitar 3 horas antes de dormir e não comer refeições pesadas são alguns deles. Também é importante se desconectar pelo menos 1 hora antes de dormir. Então sem celular, computador ou televisão. Passe essa 1 hora realizando atividades relaxantes como ler um livro, escutar música ou meditar. Não se esqueça de deixar o quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável.

chocolate dá espinha
Chocolate dá espinha: será que é mito ou verdade?
sopa paraguaia
7 Receitas de sopa paraguaia para fazer em casa