decoração criativa
Crédito: Freepik
em

Decoração criativa: 10 ideias baratas para renovar os ambientes

Todos os cômodos podem ganhar uma nova vida com materiais simples e de baixo custo

Decorar a casa é muito gostoso quando se tem boas ideias para deixar tudo bonito sem gastar muito. Hoje em dia é bem fácil encontrar peças lindas e baratas que fazem toda diferença na hora de planejar uma decoração criativa para os ambientes, como luminárias, tapetes, bancos, mesinhas e quadros.

Além do mais, todas essas peças também podem ser feitas de forma artesanal usando materiais recicláveis. Com capricho no acabamento, ficam parecendo peças de loja. Então, seguindo essas dicas, veja como fazer uma decoração diferente e de baixo custo na sua residência.

Veja também: como fazer abajur com artesanato

Ideias de decoração barata e criativa

Você pode transformar a sua casa do piso ao teto usando ideias simples e fazendo uma decoração criativa do seu gosto. Mais do que renovar, a decoração serve para trazer a sua personalidade aos ambientes, promovendo o bem-estar e o acolhimento de um verdadeiro lar. Veja o que pode fazer sem precisar de ajuda profissional.

1. Mural de cortiça

painel de cortiça na parede decoração criativa

As placas ou rolos de cortiça são encontrados nas lojas de material de construção e artigos para casa. Elas são leves e oferecem um visual bem bonito e criativo. Você pode fixar em uma parede e usá-la como mural de fotos e recados, além de aproveitar o benefício do isolamento térmico e acústico. Existem até modelos autoadesivos para facilitar a fixação.

2. Aparador com tábuas e blocos de concreto

decoração criativa com aparador de tábua e tijolo

Você não precisa comprar um aparador na loja e pagar caro nessa peça para decorar o quarto ou a sala. Basta que compre (ou consiga de graça das sobras de alguma obra) algumas tábuas e blocos de concreto para montar o seu aparador artesanal. Limpe bem as peças, se precisar lixe a madeira e, se quiser, aplique um verniz. Não precisa de mais nada, basta montar sem pregos nem parafusos.

3. Placas de gesso em 3D

placa de gesso na parede decoração criativa

Essas placas de gesso com efeito em 3D estão muito em alta nos projetos profissionais de design de interiores. Elas são baratas, bem leves e você pode fazer a instalação por conta própria. Alguns modelos necessitam de uma argamassa especial e outros são autoadesivos. Pode fazer detalhes na parede, como quadros, ou preencher uma parede inteira, fica lindo, criativo e chique.

4. Composição de quadros

decoração criativa com quadros

Se você não costuma ter quadros nas paredes da casa, precisa experimentar colocá-los para ver a transformação. Você pode comprar molduras simples em lojas de departamento, escolhendo tamanhos variados, depois é só escolher imagens em alta resolução na internet, mandar imprimir, recortar e colocar nas molduras. É barato e vai dar um toque de personalidade incrível nos cômodos.

5. Nichos de caixotes

decorar com nichos de caixotes

Com simples caixotes de madeira é possível decorar de várias formas. Uma delas é fazendo nichos. Lixe bem as peças, se quiser pode pintar também, depois é só colocar uma sobre a outra ou parafusá-las na parede para posicionar do jeito que quiser. Os nichos podem ser usados como mesinha de cabeceira ou como prateleira para colocar livros, fotos, plantas e outros objetos não muito pesados.

6. Painel metálico

painel metálico na decoração criativa

Muitas pessoas que estão o tempo inteiro ligadas à criação gostam de estar cercadas de objetos. Então, para manter uma “bagunça organizada”, uma ótima ideia é fixar na parede um painel metálico com buraquinhos para pendurar ganchos e organizar de tudo um pouco. Esses painéis são comprados nas lojas de material de construção. Pode colocar na cozinha, no quadro, na sala e no home office principalmente.

7. Fio de luz

decoração criativa com fio de luz

Depois das festas de fim de ano, não guarde o pisca-pisca em uma caixa. Pendure-o em uma parede fazendo formatos criativos para interagir com os outros itens decorativos. Você pode escolher um fio de luzes bem pequenas ou maiores, coloridas, brancas ou amarelas, como preferir. A dica é que o cordão seja branco para ficar discreto e as lâmpadas sejam de LED para gastar menos energia e durar mais tempo.

8. Jardim suspenso

decoração criativa decorar com plantas

Mesmo quem mora em apartamento pode cultivar várias espécies de plantas quase sem ocupar espaço. As plantas trazem mais alegria e tranquilidade aos ambientes, basta escolher espécies que vivem bem em áreas internas. Para que elas não ocupem espaço no piso e para fazer algo criativo, pendure-as no teto ou nas paredes, criando um jardim suspenso.

9. Armação metálica para pendurar utensílios de cozinha

decoração criativa armação de cozinha

Nem todos os utensílios da cozinha precisam ficar guardados nos armários e gavetas. Está em alta fazer uma decoração mais despojada, além de criativa, deixando itens à mostra e pendurados perto do fogão ou da pia, trazendo muito mais praticidade ao dia a dia.

10. Decoração com pallets

decoração criativa com pallets

Os pallets são peças de madeira usadas nas lojas, fábricas e indústrias para manter produtos pesados afastados do piso. Se não puder comprar um sofá novo, apenas mande renovar o tecido das almofadas em um estofador e use pallets de madeira como base para apoiar as almofadas. Além de ser criativo, o sofá mais próximo do chão também fica mais acolhedor. Pode usar a mesma ideia para fazer uma cama e banquinhos.

Crédito das imagens: Decor Fácil

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

exercícios para perder barriga em casa

7 Exercícios para perder barriga em casa

bolo de vidro

Receitas de bolo de vidro: aprenda a fazer uma cobertura encantadora