Muitas vezes, os menores machucados são os que mais doem, como é o caso da cutícula inflamada, que pode começar com uma inflamação bem pequena e acabar se tornando um problema mais sério se não cuidar da forma correta. Então, veja dicas para tratar desse problema, seja nas unhas dos pés ou das mãos.
Dicas para tratar cutícula inflamada
Qualquer inflamação no corpo precisa receber o devido tratamento para que não aumente. Se descuidar, o corte da inflamação pode ser a porta de entrada para fungos e bactérias que vão infeccionar a região, levando a dores mais fortes, inchaço e até febre.
Mantenha a cutícula limpa
Se for na mão, que você usa para tudo o tempo todo, tome cuidado com as atividades que for fazer, evitando sujar as mãos. Por exemplo, não mexa com a terra, evite fazer limpeza pesada e colocar a mão em qualquer fluido que possa estar contaminado, como água não tratada. Se for no pé, mantenha-o bem limpo, evitando usar calçados abertos quando estiver na rua.
Faça um curativo na unha
Geralmente as feridas cicatrizam melhor quando estão arejadas, ou seja, sem curativo. Porém, a função do curativo é proteger a região afetada, mantendo-a longe dos micro-organismos que ficam no ambiente. Então, se precisar fazer qualquer atividade que haja risco de bater na cutícula que já está ruim, coloque um curativo feito com gaze e fita micropore para cobrir o ferimento, sem apertar. Se o curativo molhar, troque por um novo e mantenha-o sempre limpo.
Evite sapatos fechados em casa
Se a inflamação for no pé, procure manter a região bem arejada, caso vá ficar em casa. Use chinelos para evitar que o sapato fechado faça a região inchar. Outro ponto negativo do sapato fechado é que ele deixa o pé úmido e quente, o que é um convite para os fungos. Então, em casa, use chinelos e mantenha-se alerta sobre onde vai pisar ou encostar.
Imersão em água morna
Como forma de tratamento, tanto para o pé quanto para a mão, se a inflamação for leve, faça imersão da unha inflamada em água morna durante 15 minutos, 4 vezes ao dia.
Medicamentos
Os medicamentos para tratá-la devem ser usados sob prescrição médica. São recomendados para casos de inflamação moderada ou grave, quando há bastante vermelhidão, inchaço, dor e pus. O médico irá avaliar a causa e o estado da cutícula, se pode estar infeccionada, para então determinar o tipo de medicamento a usar.
Causas
Como prevenir
De acordo com as principais causas, as melhores formas de prevenir a cutícula inflamada são:

