Tem problemas de artrite reumatoide? Saiba como tratar com curcumina!

Neste artigo, você irá conhecer os poderes da curcumina que revolucionaram a forma de tratar artrite reumatoide. Saiba tudo aqui!

Publicidade

Os povos mais antigos sempre recorreram a especiarias, não só para aprimorar os seus pratos culinários, como para tratarem as suas maleitas e feridas. A curcumina ou curry, especiaria indiana, a par de outras especiarias, tem sido investigada com o intuito dos seus benefícios serem mais esclarecidos e divulgados.

Uma pesquisa recente testou-a a nível médico e comprovou que, no caso da artrite reumatoide, esta especiaria proporciona resultados bem melhores do que os remédios tradicionais da indústria farmacêutica convencional.

Sabia que a cúrcuma é da família do gengibre? Ora, a curcumina provém da cúrcuma e os membros da família do gengibre são mais de 1300 produtos.  Esta especiaria, além dos efeitos positivos na artrite reumatoide, tem também boa aplicação em casos de doença de Alzheimer, problemas intestinais, câncer, psoríase, entre outros.

  • O que é a artrite reumatoide?

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, predisposta a dor crônica. As consequências desta doença sentem-se ao nível das articulações, principalmente as das mãos. Embora não exista uma explicação clara para este fato, a verdade é que, no caso dos homens, existem menos casos desta doença do que nas mulheres. Por norma, este problema atinge 1% da população mundial.

Publicidade

Geralmente, para aliviar a dor utilizam-se remédios com ação anti-inflamatória não esteroides. O pior é quando se fala dos seus efeitos colaterais, que podem ir de úlceras a hemorragias. Por isso, recorrer a soluções naturais e sem impacto para o organismo, como a curry, é mais aconselhável.

  • Curcumina VS. Diclofenaco Sódico

curcumina-artrite-reumatoide

A Sammons Baylor University Medical Center, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa em que provou que a curry teve melhor desempenho do que o tratamento anti-inflamatório convencional da artrite reumatoide – o diclofenaco sódico.

Os participantes foram repartidos por três grupos, uns tomaram só diclofenaco sódico, outros apenas curcumina e outros a conjugação das duas substâncias. Primeiramente, em todos os grupos, as pessoas sentiram melhoria na doença com inchaços menores e dores menos intensas. Não obstante, conclui-se que no grupo de quem consumiu só a especiaria, os registros eram de menos dores em 44% contra os 42% do grupo de quem só tomou diclofenaco sódico, o remédio convencional.

A especiaria aliada a outras substâncias como a pimenta preta aumenta a sua disponibilidade celular. Contudo, apesar da curcumina ser confiável, convém ter atenção a outras interações, pois ainda não foi comprovada mais nenhuma.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM