em

9 Cuidados com a tatuagem: evite danos, infecções e inflamações

Desprezar os cuidados com a tatuagem pode danificá-las esteticamente ou até causar infecções sérias.
cuidados com a tatuagem
Créditos: Maxpixel

Ter uma tatuagem bonita não depende apenas de um desenho bem feito realizado por um bom tatuador. As tatuagens, aliás, não são apenas desenhos simples na pele, mas também feridas causadas devido a forma como são feitas. Por isso, os cuidados com a tatuagem são muito importantes para não estragá-la e para não haver inflamações ou infecções na pele.

9 Cuidados com a tatuagem nova

Depois de escolher um desenho bacana e um tatuador de sua confiança, é chegada a hora de se tatuar. Passado o processo e com sua nova tattoo na pele, é preciso cuidar dela. Nem todo tatuador recomenda os mesmos procedimentos, por isso veja a seguir 9 cuidados essenciais que você deve ter com uma tatuagem nova.

1. Siga as instruções do seu tatuador

O seu tatuador lhe dará as instruções necessárias para poder cuidar da tatuagem. Cada um dos profissionais terá uma informação diferente, porém eles têm uma carga de experiência enorme e saberão lidar com os diferentes tipos de clientes e cuidados com a tatuagem que cada um deve ter.

2. Higienização ideal

A limpeza adequada é essencial para evitar infecções, afinal a tatuagem agride a pele e a expõe para o ambiente com bactérias. Por isso, lave a tatuagem com cuidado, para não agredi-la ainda mais e interferir na cicatrização. Para tanto, use sabonete antibacteriano, evitando perfumes e componentes que possam irritar a área.

Evite também o uso de esponjas na região, pois elas podem também agredir a pele, removendo as casquinhas. Essas cascas devem cair sozinhas. Do contrário, o desenho pode ficar danificado.

3. Plástico filme

cuidados com a tatuagem proteger
Créditos: Zimbio

A tatuagem causa uma agressão à pele e possui quase que um aspecto de ferida. É devido a isso que os tatuadores costumam protegê-la com o plástico filme de cozinha comum, evitando que o machucado fique o exposto ao ar e aos diferentes tipos de bactérias.

Além de evitar infecções, a proteção com o plástico ajuda a pele a absorver os componentes essenciais do creme que está sendo aplicado para potencializar a cicatrização. Siga as instruções do profissional em relação aos cuidados com a tatuagem, mantendo-a segura de exposições.

No entanto, tenha cuidado para não utilizar o plástico filme por mais tempo do que é realmente necessário. Sempre que você fizer a aplicação da pomada, troque o plástico anterior por um novo e limpo. Além disso, utilize-os por apenas 3 dias, nos quais a tatuagem ainda está muito sensível e recente. Utilizar por mais tempo pode facilitar a propagação de bactérias na região.

4. Pomadas e cremes

Uma das pomadas mais utilizadas é o Bepantol, pois ela possui ação antibiótica e não necessita receita médica para comprá-la. Outra opção é o Cicaplast. De qualquer forma, ambas as pomadas ajudam na cicatrização e na hidratação da região.

Esses produtos podem ser utilizadas por aproximadamente 3 dias após a retirada do plástico filme ou até que toda a tatuagem esteja com casquinha. Após o fim do período de aplicação dessa pomada, você pode optar por utilizar um creme hidratante sem aroma e sem componentes que possam causar alergias.

5. Em caso de inchaço

Quando a tatuagem é feita em uma área muito sensível, é comum que fique inchada e com sensações de queimação. Os cuidados com a tatuagem nesse caso devem ser redobrados. Você pode fazer a aplicação de uma bolsa de gelo na região por cima do plástico protetor durante alguns minutos. Caso o inchaço persista por muito tempo, tome um anti-inflamatório com indicação de um médico.

6. Não coce a tatuagem

É comum que a região da tatuagem tenha sensações de coceira devido à cicatrização, mas você não deve ceder a essa vontade. O ato de coçar vai agredir a área, expondo-a ainda mais a possíveis infecções.

Dê tapinhas muito leves, aplique uma bolsa de gelo, esperneie ou pense em uma linda paisagem para se distrair, mas não coce em hipótese alguma ou você pode danificar a sua tatuagem. Durante a cicatrização, a pele tende a ficar mais seca na região e tende a coçar, por isso aplique pomada ou hidratante. Esses serão os seus maiores aliados durante essa fase.

7. Evite alimentos gordurosos

Cada organismo reagir ao consumo de gorduras após a tatuagem, no entanto isso é requisitado por grande parte dos profissionais. O consumo de gorduras pode desencadear desaceleração da cicatrização. Opte por consumir alimentos que sejam ricos em vitaminas e em nutrientes para ter um bom resultado.

8. Evite exposição ao sol

cuidados com a tatuagem praia
Créditos: Elite Daily

Após a vontade insana de coçar a tatuagem, nada melhor do que exibir a nova tatuagem para todos num belo dia de sol, certo? Errado. Um dos mais importantes cuidados com a tatuagem é evitar expô-la ao sol durante a cicatrização devido aos raios UV. Por isso, utilize uma camada considerável de protetor solar sobre a tatuagem, e dê preferência aos infantis, pois possuem menos componentes prejudiciais.

9. Evite ir a praias e piscinas

Apesar de ser o lugar ideal para apresentar a sua nova tatuagem ao mundo, as praias e piscinas são ambientes muito propícios para contrair infecções devido à quantidade de bactérias, sujeiras e produtos químicos nocivos. Após a cicatrização completa, é hora de voltar às praias sem medo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

festa junina infantil
Como organizar uma festa junina infantil inesquecível
cachorro ou gato
Qual o ideal para adotar como animal de estimação: cachorro ou gato?