Crédito: Freepik

5 Cuidados na Black Friday com as compras presenciais e on-line

Faça suas compras de forma segura, evitando golpes

Publicidade

Você já se acostumou a esperar pelo mês de novembro para aproveitar as promoções incríveis da Black Friday? E por acaso já teve uma grande decepção com essa data, pois foi passado para trás? Infelizmente, os golpes são bem comuns e, por isso, você precisa ter alguns cuidados para evitar prejuízos e dores de cabeça na Black Friday, tanto em compras presenciais quanto pela internet. Veja essas dicas.

1. Desconfie dos descontos muito altos – principalmente em compras on-line

Tudo bem que a Black Friday tem justamente a intenção de oferecer grandes descontos. Mas quando a esmola é demais, o santo desconfia, certo?

Então, quando o desconto for enorme, fazendo o produto sair quase de graça, só compre se for na loja presencial e à vista, conferindo o produto e levando para casa na hora, sem passar seus dados.

Esse tipo de oferta, principalmente quando é on-line, pode ser um golpe para captar seus dados financeiros e roubar suas informações.

Publicidade

2. Verifique o histórico dos preços

Essa é uma trapaça que muitas lojas praticam e você pode evitar. Funciona assim: quando está chegando perto da Black Friday, a loja aumenta um monte o preço de um produto, e aí quando vai colocá-lo em “promoção”, apenas volta para o preço que era o normal. Ou seja, você não tem desconto algum.

Para evitar cair nessa pegadinha, comece a verificar com bastante antecedência os preços dos produtos que pretende comprar. Olhe nos sites das melhores lojas, dê um “print” na tela para se lembrar do preço normal e compare com o preço da promoção na Black Friday.

3. Fique de olho nas condições de troca

A Black Friday também é uma oportunidade para as lojas acabarem com estoques antigos, como peças únicas que sobraram no estoque e não venderam nos últimos meses ou peças que vão sair da estação para entrar a nova coleção.

Então, principalmente nas compras on-line, verifique qual é a política de troca dessas peças antes de comprar, pois, se for uma peça que veio errado, você não conseguirá trocar por outra, já que era uma peça única.

Publicidade

4. Cuidado com os boletos

Se você costuma aproveitar a Black Friday para fazer muitas compras on-line, tome cuidado antes de confirmar cada pagamento. Se for pagar alguma coisa com boleto, leia bem o boleto para ter certeza de que se trata de um produto que você realmente comprou, pois pode ser um golpe de boleto fantasma enviado para o seu e-mail sem que você tenha finalizado a compra.

5. Compre o que for realmente útil – evite comprar por impulso

Por fim, esse não é um cuidado com os vendedores, mas sim, com você mesmo. Por conta dos diversos descontos imperdíveis e irresistíveis da Black Friday, muita gente acaba acumulando dívidas e comprando coisas que nem precisa de verdade. Verifique as promoções com cuidado, faça uma lista e procure investir apenas no que realmente precisa ou deseja, e que vai usar.

Veja também: Compulsão por compras: saiba o que é e como tratar

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM