em

Crioablação: saiba mais sobre a técnica que congela o tumor de mama

Entenda como funciona esse tratamento, que pode atuar em conjunto com a cirurgia, radioterapia e quimioterapia
crioablacao
Crédito: Pixabay

O câncer de mama assusta as mulheres, que correspondem a maioria das pessoas diagnosticada com a doença, que matou 187 homens e 15.403 mulheres, no Brasil em 2015. Todos os anos no Brasil são em torno de 60 mil novos casos são diagnosticados, números divulgados pelo Instituto do Câncer (Inca). Os tratamentos do câncer de mama tradicionais incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia, mas uma nova técnica chamada crioablação, que congela o tumor, tem chamado muita atenção e viralizado nas redes sociais.

O que é?

A crioablação é uma técnica desenvolvida por pesquisadores de Israel que congela o tumor presente no tecido por meio de um resfriamento extremo e rápido. O método consiste em inserir uma agulha bem fina no local até chegar no tumor, com o auxílio de exames de imagens.

Quando no local exato, são injetados gases para congelar o tumor. Esse procedimento o destroi, sem que o tecido saudável ao redor seja prejudicado. A crioablação ainda garante que o paciente não precise de mastectomia, a cirurgia de retirada de tecido do seio.

Funciona?

O tratamento funciona e tem demonstrado sucesso em tumores benignos e malignos únicos e menores que 1 centímetro e com baixa complicação em várias partes do corpo. Porém ele ainda vem sendo testado no tratamento para o câncer de mama, não sendo comprovada até então a sua eficácia. Com o tempo e mais testes, a crioablação pode a vir ser uma alternativa futura.

Está disponível no Brasil?

Segundo o Ministério da Saúde, a crioablação não está disponível no Brasil para o tratamento de câncer de mama, já que não é um método indicado e totalmente seguro para a doença. Além disso, ele só é recomendado em casos de tumores bem pequenos.

O órgão destaca que o tratamento cirúrgico convencional e as demais terapias, como quimioterapia e radioterapia, são as mais indicadas para o tratamento do câncer de mama.

Sintomas de câncer de mama

Existem sintomas padrões do câncer de mama que toda mulher pode observar. Não é obrigatório apresentar todos os sintomas, inclusive algumas mulheres podem não apresentar nenhum deles e mesmo assim receber o diagnóstico de câncer.

O importante é conhecer o seu corpo para poder reconhecer as mudanças e procurar um médico. O autoexame nas mamas deve ser realizado todos os meses, alguns dias depois da menstruação ou qualquer época do mês para as mulheres que já passaram pela menopausa.

Os sinais e sintomas mais comuns incluem:

  • Inchaço na mama;
  • Vermelhidão na pele;
  • Dor ou inversão do mamilo;
  • Dor na mama;
  • Saída de secreção pelo mamilo;
  • Descamação da pele da mama ou mamilo;
  • Nódulo rígido na mama ou axila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
crepioca no micro-ondas
Como fazer crepioca no micro-ondas: 10 receitas maravilhosas
remedios para emagrecer
Remédios para emagrecer disponíveis no Brasil