bueiros
Foto: Reprodução/RPC

Crianças pintam bueiros para conscientizar sobre descarte do lixo

O concurso “Um Rio Passa por Aqui” vai premiar as duas melhores ações de cada município

Publicidade

Uma campanha de conscientização que ocorre em Foz do Iguaçu (PR) e em Lago de Itaipu (MS) tem por objetivo educar e incentivar as crianças sobre o descarte correto do lixo, que deve ser bem longe dos bueiros.

Uma das formas de colocar a ideia em prática foi ao criar o concurso “Um Rio Passa por Aqui”, que reúne cerca de 500 crianças de 55 escolas e seus professores, pintando bueiros para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter os rios limpos.

De acordo com reportagem do programa Bom Dia Paraná, da RPC, as duas melhores ações de cada município serão premiadas pelo concurso, que termina em meados de maio.

Veja também: Como diminuir o lixo plástico no meio ambiente: veja 8 dicas

Publicidade

Bueiros coloridos por um futuro melhor

Foto: Reprodução/RPC

Uma das professoras envolvidas no projeto contou, em entrevista ao programa Bom Dia Paraná, o quanto as crianças ficaram impactadas pelas informações que receberam.

“Nós trouxemos todas as crianças. Elas ficaram muito impressionadas com a quantidade de lixo que estava naquele bueiro. Então na prática elas perceberam o que nós já estávamos trabalhando dentro de sala”.

Na sala de aula, os professores explicam, mostram fotos e vídeos do que pode acontecer quando o lixo é jogado nos bueiros e em outros lugares que não sejam as lixeiras.

Depois, na prática, e de forma lúdica, as crianças saem para pintar os bueiros, tendo em mente o seu importante objetivo: relembrar aos adultos sobre a importância de cuidar do Planeta que eles vão deixar para seus filhos, netos, sobrinhos e amigos.

Publicidade

Na entrevista, o pequeno Lucas Ramos, de 4 aninhos, mostrou que está consciente da sua missão: “Não pode jogar lixo na rua senão vai para o bueiro e daí vai para o rio e fica poluído”.

Veja também: Produzir menos lixo: 15 dicas para colocar em prática

PODE GOSTAR TAMBÉM