em

AmeiAmei

Como cozinhar mandioca congelada

Conheça o grande segredo para evitar que a sua mandioca fique esponjosa
cozinhar mandioca congelada
Crédito: Pxhere

A mandioca, que você pode conhecer por aipim ou macaxeira, é um alimento muito nutritivo, barato e que pode ser preparado de diversas maneiras. Há quem compre ou ganhe em bastante quantidade quando é época de colheita, então o ideal é descascar cada mandioca, cortar em pedaços menores e congelar em porções para usar por vários meses. E você sabe como cozinhar mandioca congelada para que não perca a textura nem o sabor? Veja a seguir.

3 Formas de cozinhar mandioca congelada

três formas de cozinhar mandioca congelada
Crédito: Wikimedia Commons

Quando você vai utilizar a mandioca fresca, pode fazê-la cozida, assada, em forma de purê ou frita para servir de petisco, como desejar. Se ela está congelada no freezer, pode utilizar para as mesmas receitas, porém, não pode deixá-la descongelar para o preparo ou vai virar uma esponja. Esse é o grande segredo.

1. Na panela comum

A primeira forma é para quando está com pressa e não tem tempo de deixar a mandioca descongelando naturalmente. Coloque água para ferver em uma panela, o suficiente para cobrir os pedaços de mandioca.

Quando a água ferver, coloque a mandioca ainda congelada e deixe por 5 minutos. Passado esse tempo, coloque um copo de água fria na panela para dar um choque térmico. Faça isso até perceber que a mandioca está amolecida, pronta para comer.

2. Na panela de pressão

A função da panela de pressão é justamente acelerar o cozimento dos alimentos, por isso que ela é ótima para cozinhar mandioca congelada. Então, para fazer, coloque água na panela de pressão e adicione a quantidade de mandioca que vai utilizar. A água deve cobrir todos os pedaços, mas não deixe ultrapassar 2/3 da panela. Tampe a panela e deixe cozinhando por cerca de 20 minutos depois de pegar pressão.

3. Para fritar ou assar

Geralmente a mandioca frita ou assada para petisco é cortada em palitos um pouco mais grossos do que o formato das batatas fritas. Nesse caso, você precisa congelar a mandioca já cortada, pois não pode deixar descongelar antes do preparo e não vai conseguir cortar se ela ainda estiver congelada. Na hora de preparar, retire do freezer e coloque direto no óleo quente ou no forno pré-aquecido.

Depois de conhecer esses truques, aproveite para experimentar algumas receitas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
vitiligo ou pano branco
Vitiligo ou pano branco: qual a diferença?
arnica
Arnica: para que serve, benefícios e contraindicações