em

AmeiAmei HahahaHahaha

Receitas de arroz doce para a sobremesa

Essa sobremesa tão antiga ainda é passada por gerações e é perfeita para servir no almoço em família

receitas de arroz doce
Crédito: Pixabay

O arroz doce é mais uma entre tantas receitas que os portugueses trouxeram para o Brasil e que foi passada de geração em geração. Hoje em dia há variações no preparo para atender a todos os gostos, mas todas remetendo à casa da avó no almoço de domingo. Veja essas receitas e escolha sua preferida para surpreender o pessoal de casa.

Receitas de arroz doce

Quem não conhece o arroz doce pode achar estranho comer esse alimento com açúcar, mas o único jeito de saber se vai gostar é experimentando. Então, opções não faltam para aguçar o paladar e incluir uma nova sobremesa no livro de receitas.

1. Cremoso à portuguesa

arroz doce típico português
Crédito: Tele Culinária

Para começar, uma opção com mais creme para ficar uma espécie de pudim. Essa é uma receita que os portugueses fazem até hoje, misturando arroz, açúcar, leite, gemas, água, manteiga, casca de limão, pau de canela, uma pitada de sal e mais canela em pó para decorar o prato.

2. Branquinho

arroz doce tipo branco
Crédito: Clara de Sousa

Algumas receitas têm um creme amarelinho, mas há quem defenda que o arroz original fica com um creme branco que harmoniza com o marrom da canela em pó. Se quiser uma receita desse tipo, só precisa colocar menos gemas e seguir esse passo a passo.

3. De baunilha

arroz doce de baunilha
Crédito: Dupla Gourmet

Essa sobremesa tem um sabor suave, então adicionar baunilha vai deixá-la ainda mais suave e saborosa. Essa versão é feita com arroz cozido, leite condensado, creme de leite e fava de baunilha moída.

4. Caramelizado

arroz doce de caramelo
Crédito: Tatá Pereira

Essa versão fica bem amarelinha e, para essa cor, precisa caramelizar o açúcar que vai ser misturado ao arroz com leite e canela. Depois dessa mistura ainda vai creme de leite para que a cor fique bem apetitosa, parecendo um doce de leite.

5. Arroz doce de corte

arroz doce de corte
Crédito: Virgílio Gomes

Assim como tem a versão cremosa, tem também a de corte para comer em fatias, que também é cremosa, só que mais durinha. Nessa verão não vai gemas e os ingredientes líquidos são em menor quantidade, justamente para que fique mais firme.

6. Chocolate

arroz doce de chocolate
Crédito: Tele Culinária

O sabor dessa receita fica bem diferente do tradicional, pois vai utilizar chocolate em barra para que fique semelhante a uma mousse, bem cremoso e deixando o sabor do chocolate sobressair. Os demais ingredientes são os mesmos das receitas básicas.

7. Morango

arroz doce de morango
Crédito: Tudo Gostoso

Para fazer uma sobremesa de morango diferente, que não seja um simples pudim, o arroz é o ingrediente certo para usar e dar uma consistência especial. Essa versão é feita com morangos frescos, suco em pó sabor morango, leite em pó, açúcar, creme de leite, uma pitada de sal e calda de morango que pode comprar pronta.

8. Limão

arroz doce de limão
Crédito: Tele Culinária

Na versão tradicional vai um toque de limão, mas pode acentuar esse sabor adicionando um pouco mais de raspas de limão. Essa receita leva arroz, leite condensado, ovos, leite, manteiga, canela em pó e, claro, o limão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

água micelar caseira

Como fazer água micelar caseira: 3 receitas

meningite bacteriana

Meningite bacteriana: sintomas, transmissão e prevenção