Há um movimento de alimentação saudável muito forte no século XXI, para contrapor a indústria de enlatados e processados. Nesse cenário, a couve-flor gratinada surge como uma opção nutritiva e saborosa para compor refeições que sejam benéficas e práticas.
10 receitas de couve-flor gratinada
A couve-flor gratinada consiste em um método muito simples de usufruir dos diversos benefícios desse vegetal que é rico em: vitamina B6, fósforo, potássio, riboflavina, ácido fólico e manganês, além de outros ingredientes. Além disso, esse prato permite a combinação com diversos alimentos que geram sabores e até mesmo propriedades variáveis.
Confira os benefícios da couve-flor para o organismo
1. Com maionese
Essa receita explora o maravilhoso realce que a maionese proporciona entre os seus elementos principais e leva diversos ingredientes em sua composição, como: leite, açafrão, cream cheese, sal, pimenta do reino, azeite e queijo parmesão. Veja como essa receita é cremosa e prática!
E que tal experimentar uma versão cremosa que leva maionese?
2. Com requeijão e tomates
O requeijão cremoso com os tomates picadinhos dão um toque único a essa couve-flor gratinada que leva ovos, queijo ralado, muçarela, cheiro-verde, margarina e os três ingredientes principais (tomate, couve-flor e requeijão). Logo, esse prato é ideal, principalmente, para quem gosta de um toque refrescante na comida.
Fica simplesmente delicioso acrescentar o requeijão e os tomates
3. Com carne moída
Esse prato é ideal para quem deseja promover uma alimentação saudável, mas ao mesmo tempo deseja saciar o desejo por uma comida saborosa e que promova a saciedade. Para acompanhar, são utilizados: cebola, manteiga, salsinha, sal, leite e queijo ralado. Ou seja, se quiser adaptar a receita para a sua dieta, procure cortar ou reduzir o consumo da manteiga.
Aprenda a fazer um prato completo com a carne moída
4. Com mix de queijos
Essa é uma receita mais refinada que combina perfeitamente com um jantar requintado e agrada aos paladares mais exigentes, já que combina o sabor marcante de diversos tipos de queijo como o gruyere, provolone, muçarela e gorgonzola. Eles também podem ser substituídos por emmental ou requeijão tradicional, para quem prefere um sabor mais suave.
Anote a receita para fazer essa deliciosa couve-flor
5. Com carne-seca
Ao explorar o contraste entre o sabor rústico da carne-seca com a suavidade da couve-flor e a cremosidade do requeijão, essa receita é um modo bastante prático de aproveitar os ingredientes presentes na sua geladeira. O queijo utilizado é do tipo muçarela e os outros componentes são bem acessíveis, logo, não há o que perder ao experimentar esse prato.
Experimente preparar com carne-seca para ser uma refeição completa
6. Low carb
A couve-flor gratinada low carb é maravilhosa para quem está no processo de emagrecimento, mas não deseja deixar de comer pratos saborosos e suculentos. Embora não leve ingredientes à base de gordura, como a manteiga, essa receita é muito saborosa e utiliza outros ingredientes – em proporções distintas – para substituí-la.
Aprenda a fazer em casa a versão low carb desse prato
7. Vegana
Essa versão não utiliza carne, ovos e manteiga, por serem de origem animal. Mesmo assim, é muito saborosa e abre espaço para ingredientes distintos, como: salsinha, páprica, cúrcuma e alho.
Afinal, esses temperos não são tão utilizados nas outras versões e possuem mais destaque na couve-flor vegana gratinada. O seu sabor é mais suave, além do fato de que esse prato é mais saudável, já que não carrega os hormônios presentes nos animais e o colesterol e gorduras saturadas presentes na manteiga.
Ideal para quem deseja apreciar os sabores da hortaliça e os temperos
8. Cremosa simples
Quer usufruir de uma couve-flor gratinada com um diferencial cremoso, mas sem gastar muito tempo na cozinha? Essa receita é para você! Muito simples de ser feita, ela possui como diferencial a mistura entre o tradicional requeijão cremoso com o requeijão sólido de corte, o que torna esse prato uma delícia e ainda mais marcante.
A receita ideal para quem deseja uma refeição prática, rápida e saborosa
9. Com brócolis
Essa receita combina brócolis, couve-flor, molho branco e queijo parmesão como protagonistas. Assim, gera-se uma textura de dar água na boca que explora o potencial do queijo, excelente para contrastar com esses ricos vegetais.
Experimente o gratinado de brócolis com couve-flor
10. Com macarrão e molho branco
O prato de couve-flor gratinada com macarrão e molho branco é um símbolo de quem possui criatividade na cozinha, para misturar ingredientes tão distintos, com o intuito de formar uma refeição saborosa. Vale destacar que se você quiser, poderá utilizar queijo gorgonzola em sua composição, o que é opcional.
Aprenda a fazer esse macarrão saboroso gratinado com couve-flor
Quais dessas receitas de couve-flor gratinada foram as suas favoritas? Comente aqui e compartilhe!