couro cabeludo sensível
Crédito: Freepik
em

Seu couro cabeludo é tão sensível quanto sua pele: veja como cuidar

Vermelhidão, coceira e descamação estão entre os principais sintomas

Ter sensibilidade no couro cabeludo não é normal, mas é comum. Algumas pessoas têm essa sensibilidade por uma predisposição genética, e geralmente são pessoas com pele sensível também. Mas, em outros casos, a sensibilidade se manifesta por conta dos hábitos do dia a dia.

Sintomas de couro cabeludo sensível

Quando se fala que o couro cabeludo está sensível, nem sempre quer dizer dor, mas sim, quando há vermelhidão, ressecamento, coceira e ardência. Claro, a ardência acaba sendo um tipo de dor, mas não necessariamente é uma sensibilidade do tipo que não se pode encostar.

O que causa sensibilidade no couro cabeludo e como cuidar?

O corpo humano é todo conectado. Por isso, dores nas pernas podem ser sinal de problema na coluna ou mesmo emocional. Então, com o couro cabeludo é a mesma coisa. Algumas vezes a sensibilidade é motivada por problemas diretamente nessa região, outras vezes é por causa emocional.

Estresse

O estresse provoca problemas de pele, e com isso também pode afetar o couro cabeludo. Ele gera aumento da produção de sebo, que deixa o cabelo mais oleoso e com caspa. Também pode acontecer a queda de cabelo acompanhada de irritação da pele, levando a coceira, vermelhidão e descamação.

Entenda a relação entre o estresse e a queda de cabelo.

Excesso de química

Se você aplica tinturas, alisamento ou faz outros tipos de procedimentos químicos no cabelo, existe um maior risco de ficar com o couro cabeludo sensível. Mesmo tomando os cuidados necessários para cabelos quimicamente tratados, a predisposição para essa sensibilidade vai fazê-la aparecer.

Água muito quente

Uma das recomendações básicas para ter um cabelo saudável é nunca lavar com água muito quente, pois ela resseca o couro cabeludo, e às vezes até queima. Quando causa do ressecamento, o corpo entende que precisa produzir mais sebo para manter a proteção e a hidratação, e aí o cabelo começa a ficar mais oleoso, podendo surgir a caspa.

Sempre molhado

Lavar o cabelo demais também é ruim. O couro cabeludo precisa de um tempo para secar e atingir a sua normalidade, o que fica impossível se você lava o cabelo todo dia e, principalmente, se vai dormir com ele molhado. Nos dias em que lavar, faça isso mais cedo para garantir que todo o cabelo e o couro cabeludo estejam completamente secos até de noite.

Secador

Assim como a água quente, usar o secador com muita frequência é mais um motivo que pode resultar em couro cabeludo com sensibilidade, além de queimar os fios de cabelo. Sempre que possível, deixe o cabelo secar naturalmente.

Produtos adequados

Se você tem uma pele sensível, já sabe que precisa escolher com cuidado o seu sabonete e os cremes que vai aplicar. Com o couro cabeludo é a mesma coisa. Pode ser que vários tipos de xampus, condicionadores e máscaras causem um efeito de alergia.

Prefira usar produtos neutros, como os xampus para bebê, até descobrir quais marcas não oferecem sensibilidade para o seu couro cabeludo.

criança com doença incurável

Menino que caía com frequência recebe diagnóstico de doença incurável

sensação de casa bagunçada

8 Coisas que deixam sua casa com aparência de bagunçada