Construções com garrafas
Crédito: Una Escuela Sustentabile/Arquivo Pessoal Ingrid Diez

Construções com garrafas: ideias para promover a sustentabilidade

Muitas pessoas ao redor do mundo estão provando que as construções sustentáveis só oferecem benefícios

Publicidade

O reaproveitamento de materiais recicláveis é uma atitude que só traz benefícios. No caso das construções com garrafas, muitas pessoas pelo mundo têm abraçado essa ideia como forma de economizar nos materiais de construção e promover a consciência socioambiental. É possível construir com garrafas de plástico e de vidro em substituição aos tijolos. Veja alguns exemplos.

Arquiteto chinês construiu escritório com garrafas de vidro

Crédito: China Foto Press via Getty Images

Li Chongqing Rongjun é do sul da China e tinha recém se formado quando resolveu colocar em prática a ideia de construir seu próprio escritório usando garrafas de cerveja como base. Sua ideia era construir um escritório que combinasse beleza artística com pragmatismo. Foram quatro meses erguendo o projeto com 8.500 garrafas de cerveja, areia, cimento e pedra, em uma edificação 29m² e pé-direito de 2,80m, que custou menos de R$ 40 mil.

Mãe e filha constroem casa com garrafas de vidro

Crédito: Reprodução TV Globo

Maria Gabrielly Dantas e a mãe, Edna Dantas, saíram de Curitiba/PR há dois anos para morar na Praia do Sossego, ilha de Tamaracá, em Recife. Lá elas resolveram colocar em prática a experiência de Edna com materiais recicláveis para construírem a própria casa. Em maio de 2020 elas tinham conseguido recolher 5 mil garrafas de vidro do lixo e começaram a construção que já ficou pronta.

Veja a história completa.

Pedreiro constrói própria casa com garrafas PET

Crédito: Edson de Oliveira/EPTV

Ed Mauro Aparecido Morbidelli é um pedreiro que mora em Extrema/MG. Com a ajuda do pai e de amigos, ele conseguiu reunir 10 mil garrafas PET para erguer a própria casa. Outros materiais foram reutilizados, como pneus, e alguns foram doados. Dessa forma o custo da casa ficou abaixo dos R$15 mil. Para garantir uma residência sustentável, Ed Mauro também utiliza três caixas d’água para receber água direto da chuva, e plantou 72 mudas de árvores nativas frutíferas no terreno.

Publicidade

Casal construiu casa usando garrafas de vidro

Crédito: Arquivo pessoal

Dóris Dias e Robson Lopes, de Foz do Iguaçu, Paraná, também queriam sair do aluguel, mas não tinham dinheiro o bastante para construir uma casa convencional no terreno que tinham. Então, Dóris pesquisou na internet sobre casas sustentáveis e começou a recolher as garrafas de vidro pela cidade, e logo recebeu ajuda de muitas pessoas. Eles ergueram uma casa de 70m2 usando 10 mil garrafas de vidro.

Veja a história completa.

Família argentina constrói casa com garrafas plásticas

Construções com garrafas
Crédito: La Casa de Botellas

A família Santa Cruz, de Puerto Iguazu, Argentina, reuniu 1.520 garrafas PET para construir as paredes, o muro de arrimo e montar as camas. Com 1.300 embalagens Tetra Pak (aquelas caixinhas de leite), fizeram as telhas.

Publicidade

Advogada cria projeto de casas com garrafas pet para pessoas necessitadas

Construções com garrafas
Crédito: Arquivo Pessoal Ingrid Diez

A advogada boliviana Ingrid Diez foi a criadora do projeto Casas de Botellas, o mesmo seguido pela família da foto anterior. O projeto tem o objetivo de reduzir os resíduos de forma eficiente ajudando os outros. Além das garrafas PET, os projetos usam garrafas de vidro, cimento, areia, cal, sedimentos e resíduos orgânicos. A primeira casa erguida por Ingrid foi no ano 2000 e tinha 170m2, para o qual foram necessárias 36 mil garrafas PET.

Veja a história completa.

Arquiteto cria escola 100% sustentável no Uruguai

Crédito: Una Escuela Sustentabile

Michael Reynolds é um arquiteto norte-americano conhecido por “Guerreiro do lixo”. Ele criou um método construtivo chamado Earthship Biotecture, baseado na construção sustentável com materiais reciclados e autossuficientes. A escola de 270m2 foi erguida em sete semanas, com a ajuda de vizinhos e 200 colaboradores, do Uruguai e outras partes do mundo.

Veja também: Muro chapiscado: vantagens e como fazer na sua casa
E mais: Pergolado de ferro: como é feito e modelos para se inspirar

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM