casal constroi casa de garrafas
Crédito: Arquivo pessoal
em

Casal constrói casa usando 10 mil garrafas de vidro

A ideia veio da necessidade em construir uma casa barata para aproveitar o terreno que já tinham

Não é nada fácil conseguir juntar dinheiro para comprar uma casa própria, mesmo quando é financiada. Por isso, muitas pessoas passam a vida no aluguel, imaginando como seria poder ter um canto para chamar de seu.

Essa também era uma realidade para o casal Dóris Dias e Robson Lopes, de Foz do Iguaçu, Paraná. Porém, eles fizeram essa realidade mudar ao terem uma grande ideia: construir uma casa toda feita com garrafas de vidro. A ideia é econômica, sustentável e segura.

“Além de tirar as garrafas do meio ambiente, ainda vou ter meu cantinho. Não vejo a hora”, contou Dóris.

Crédito: Arquivo pessoal

A vida do casal sempre foi simples. Logo quando se casaram, tiveram que se mudar para a casa dos pais de Dóris para conseguirem se sustentar. Porém, eles ganharam de presente dos pais um terreno para que, no futuro, pudessem construir.

Então, não tinha mais motivo para desperdiçar um pedaço de terra que estava pago e no nome deles. Dóris e Robson precisavam encontrar uma solução que coubesse no bolso. Então, Dóris começou a pesquisar sobre projetos de casas sustentáveis, e foi aí que surgiu a ideia das garrafas.

Crédito: Arquivo pessoal

Para construir uma casa, pouco a pouco eles foram juntando as garrafas de vidro até que conseguiram chegar em 10 mil unidades.

“A maioria dos brasileiros não tem condição de ter a casa própria. É muito difícil conseguir uma casinha. Esse é um sonho meu. Antes eu pensava que de jeito nenhum ia conseguir, mas agora vejo que está cada vez mais perto”, conta Dóris.

Crédito: Arquivo pessoal

Depois que a história do casal ficou conhecida na cidade, muitas pessoas começaram a ajudar na arrecadação de garrafas.

“Procurei as garrafas em bueiros, nas ruas e fiquei impressionada com o tanto que encontrei. As pessoas não pensam em aproveitar nada. No Brasil não se pensa muito na sustentabilidade. Vi casas com garrafas na Bolívia, Tailândia e outros lugares“, afirmou.

Crédito: Arquivo pessoal

No mês de abril o casal conseguiu a quantidade de garrafas necessária, então comprou os materiais de construção para complementar e deram início à tão sonhada casa própria.

O projeto da casa tem 70 m2. Eles usaram ferro para sustentar a estrutura, e as paredes foram erguidas com garrafas e cimento. O custo, até o momento, foi de mais ou menos R$3 mil. Mesmo assim, como estão desempregados, eles estão conseguindo doações para continuarem a construção.

Mayra Cardi constrói brinquedo de shopping em sua mansão

Mayra Cardi constrói brinquedo de shopping em sua mansão

mulher descobre gestação na hora do parto

Ela soube que estava grávida só na hora do parto