em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Compressa de gengibre: como fazer e para que serve

Saiba como a medicina oriental pode ajudar a sua saúde a melhorar
compressa de gengibre como fazer
Crédito: Wikimedia Commons

Muito comum no oriente, embora pouco usada no ocidente, essa compressa é muito poderosa para a cura de diversas mazelas. Elencando as propriedades do gengibre com as técnicas de aplicação em lugares específicas, a compressa de gengibre consegue resolver diversos problemas do corpo.

Como fazer compressa de gengibre

Antes de conhecer a fundo os benefícios dessa compressa, é importante que se saiba como fazer compressa de gengibre em casa. Para isso, veja a receita abaixo e se surpreenda com o poder que ela exerce para diversas funções.

Componentes

Água: 4 litros de água
Gengibre: 110g ralado ou pouco mais de uma xícara (chá);
Toalha limpa: 1 unidade;
Gaze: 1 unidade;
Cordão: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Coloque o gengibre ralado dentro de uma gaze e o embale com cuidado, formando uma bola;
  2. Quando a água estiver fervendo, coloque a gaze com o gengibre dentro e diminua o fogo;
  3. Deixe de 5 a 7 minutos até que o cheire do gengibre exale e a água fique amarelada;
  4. Durante a fervura, pode apertar a gaze algumas vezes, com uma colher de pau;
  5. Mantenha o fogo ligado na potência mínima, mergulhando a toalha limpa na água;
  6. Retire a toalha e aperte para remover o excesso de água;
  7. Aplique a toalha quente na região que você desejar.

É importante que se tome um cuidado com a temperatura, pois se ela estiver muito quente queimará a pele. Nesse caso, deixe-a esfriando até alcançar uma temperatura agradável para você.

Sempre que a toalha começar a esfriar, coloque-a de novo na água quente. Faça isso até completar cerca de 20 a 30 minutos com a compressa em contato com a pele.

Para que serve e benefícios

compressa de gengibre para que serve
Crédito: Pxhere

Agora que você tem a receita, é hora de saber quais são os benefícios que a compressa de gengibre pode trazer para o seu dia a dia.

1. Reduz dores musculares

É comprovado que o gengibre possui óleos essenciais que contribuem na redução da dor, gerando um efeito analgésico. Desse modo, ela possui um efeito muito poderoso para o relaxamento muscular apropriado.

Por isso, seu uso é muito importante no pós treino, sendo bastante recomendado para atletas de alto desempenho. Por aliviar as dores musculares, ele permite uma melhor recuperação física.

Vale ressaltar que seu efeito não é imediato, gerando resultados concretos a partir de 1 dia depois a aplicação. Por isso, não é recomendável que se faça nenhum esforço físico em excesso durante esse período.

2. Anti-inflamatório

O gengibre é um excelente anti-inflamatório natural, combatendo inflamações localizadas.

Portanto, é ideal que se coloque a compressa durante um tempo médio de 25 minutos na área inflamada. Esse tratamento serve como uma excelente opção natural para a substituição de anti-inflamatórios químicos.

3. Reduz a tensão nos ombros

Para algumas pessoas, a dor nos ombros é recorrente. Essa tensão surge por conta dos estresses do dia a dia ou até pela postura incorreta da coluna e gera uma sensação de cansaço.

Essa compressa, além de aliviar esses sintomas, favorece a inibição da tensão nos ombros. Isso porque o potencial analgésico dela nessa região, gera muito alívio e conforto.

4. Dor nas costas

Por ser um excelente anti-inflamatório e analgésico, alivia exponencialmente a dor nas costas. Isso porque consegue eliminar a sensação de desgaste muscular na área, o que gera conforto.

5. Asma e bronquite

Esses dois problemas respiratórios estão ligados a problemas inflamatórios, especificamente localizados nas vias aéreas.

Desse modo, a compressa feita com gengibre pode ajudar a diminuir os sintomas da asma e da bronquite, devido ao fato de ela ser rica em óleos anti-inflamatórios naturais.

Cuidados a ter

Vale lembrar que embora essa compressa possua diversos benefícios, ela não pode ser usada por alguns grupos específicos de pessoas. Veja abaixo quem não deve usar:

  • Pessoas com artrite;
  • Portadores de pneumonia;
  • Pessoas com febre;
  • Bebês.

Além disso, ela não pode ser aplicada diretamente sobre a barriga de gestantes. Isso gerará problemas para o feto. É bom ressaltar que gestantes devem consultar um médico antes de utilizarem essa compressa, mesmo que não seja aplicada na barriga.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
sonhar com cobra
O que significa sonhar com cobra? Veja várias interpretações
limpar escova de cabelo
Como limpar escova de cabelo