Como tomar colágeno
Crédito: Freepik
em

Como tomar colágeno: conheça os diferentes tipos e suas funções

Existem muitos tipos de colágeno disponíveis no mercado, em vários formatos. Conheça os principais, usados como suplemento alimentar

Publicidade

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelas células do corpo. Ele é tão importante, e produzido em grande quantidade, porque é essencial para manter a estrutura, a elasticidade e a firmeza da pele, dos órgãos internos, músculos, ligamentos, articulações, tendões, unhas e cabelos.

Quando se faz a suplementação de colágeno?

Como cada organismo tem suas particularidades, muitas pessoas precisam fazer suplementação de colágeno. Assim como acontece com todo o corpo, com o passar dos anos e a chegada do envelhecimento, o colágeno vai sendo produzido em menor quantidade. Então, os tecidos vão ficando flácidos e menos elásticos, os músculos, o cabelo e as unhas enfraquecem, e as articulações vão se desgastando, levando a inflamações e dores.

Além disso, há pessoas que precisam repor colágeno porque gastam mais do que o corpo produz, como é o caso dos atletas de alta performance. E tem ainda o caso das pessoas que desejam suplementar colágeno por questão estética, prevenindo o envelhecimento precoce, e pessoas que precisam de colágeno extra para se recuperarem de cirurgias.

Publicidade

Como tomar colágeno?

Cada pessoa tem um motivo diferente para usar o colágeno, e tem suas particularidades quanto a saúde e estilo de vida.

Portanto, a prescrição médica é individual e essencial para saber qual tipo de colágeno é mais recomendado em cada caso, assim como qual é a quantidade diária a ser consumida, junto com outros cuidados recomendados pelo médico.

Veja, a seguir, quais são os principais tipos de colágeno existentes no mercado e como tomar, considerando uma recomendação geral dos fabricantes, que pode variar para cada pessoa.

Publicidade

Colágeno hidrolisado

Essa substância passa pelo processo de hidrólise, ou seja, a quebra das moléculas de proteína pela água. Dessa forma, ele é mais facilmente absorvido pelo organismo.

Esse tipo serve para fortalecer a pele, o cabelo, as unhas, e também para a melhor recuperação das pessoas que fizeram bariátrica, que só podem ingerir líquido e precisam de suplementação alimentar.

Geralmente, esse tipo de colágeno vem com multivitaminas, justamente para servir com uma suplementação mais completa.

Publicidade

A dose diária recomendada é de 10g, que é uma dose grande. Se for tomar em cápsulas, são 20 cápsulas ao dia. Mas, é vendido em sachê para misturar na água.

Colágeno para fins estéticos

Existem vários tipos de colágeno para fins estéticos. Aliás, muitos produtos dermocosméticos, em forma de creme, vêm com colágeno, e devem ser usados com recomendação do dermatologista.

Mas, existe a versão de suplemento alimentar, em cápsulas, focada para tratamento de rugas e outros cuidados estéticos. Esse colágeno é um tamanho menor de molécula, absorvido mais facilmente nesse formato.

Publicidade

A dose recomendada é de 2,5g ao dia, o que é equivalente a 5 cápsulas pequenas ou 2 maiores, dependendo do fabricante. Existem também as versões em pó.

UC-II para atletas e idosos

Esse é um colágeno extraído da cartilagem do frango. Tem ação anti-inflamatória e serve principalmente para prevenir o desgaste das articulações e para recuperar a cartilagem perdida das articulações, tratando também da dor. Sendo assim, é recomendado para atletas e para idosos.

Esse tipo tem uma dose bem pequena, de 40ml, que equivale a uma cápsula pequena por dia. Essa dose pode ser maior, conforme a necessidade de cada pessoa, e recomendado pelo médico.

Publicidade

Colágeno vegano

Basicamente, todos os colágenos vendidos no mercado são feitos à base de proteína animal, de bovinos e frangos. Mas, com o aumento da comunidade vegetariana e vegana, já existem colágenos feitos à base de proteínas de cogumelos. Você deve procurar o colágeno vegano ideal para a finalidade desejada, e as doses variam conforme essa finalidade.

Veja também:

Como limpar refratário queimado

Como limpar refratário queimado: As 2 melhores dicas caseiras

Usos do sabão de coco

8 Usos do sabão de coco – você sabe aproveitar ao máximo esse produto?