em

Manchas de vinho, caneta, e outras: aprenda a removê-las das roupas

Temos a solução para aquelas manchas que você acredita que vai ser impossível de remover

Derrubar vinho, riscar com a caneta, pingar sangue ou deixar um objeto de metal molhar em cima da roupa é um desastre, mas só quando você não usa as técnicas certas para remover.

Pois é, se você pensava que depois de uma mancha dessas só restava jogar a peça de roupa fora, seus problemas acabaram. Você pode sim recuperar a roupa e continuar usando normalmente. Sai mesmo! Confira as dicas.

Mancha de vinho

O que você sempre vai ouvir quando deixar vinho cair na roupa é que deve tentar tirar o mais rápido possível. Bem, é verdade, principalmente se for um vinho forte e bem encorpado. Se deixar secar, o vinho vai penetrar totalmente na peça e vai ser mais difícil remover.

Na hora em que o vinho for derrubado, em primeiro lugar coloque papel toalha sobre a mancha, sem esfregar, só para absorver o máximo de vinho possível.

Outra dica para absorção imediata é colocar sal sobre toda a mancha e deixar ele sugar por uns 5 minutos.

Depois disso é só colocar a peça para lavar normalmente, mas se possível, já coloque em uma bacia com água quente e sabão (se o tecido permitir). Assim as partículas da mancha vão se soltar com mais facilidade.

Se a mancha já estiver seca, pode usar um pouco de alvejante sem cloro na lavagem, seja peça branca ou colorida. Se não resolver, misture um pouco de água com amoníaco e coloque em cima da mancha. Esfregue delicadamente com uma escovinha e depois lave a peça inteira.

Mancha de sangue

Esse tipo de mancha também tem solução, mas da mesma forma que o vinho, quanto antes puder agir, menos trabalho irá passar.

Agora, ao contrário do vinho, nunca coloque a peça manchada de sangue em água quente ou no ferro quente, pois poderá piorar.

Coloque o tecido de molho na água fria e deixe agir por 10 minutos. Se a mancha não sair, estenda a peça sobre uma superfície e coloque sal em cima da mancha. Deixe por 20 minutos para que ele absorva o excesso de sangue.

Em seguida, coloque sabão na água fria e esfregue a mancha até que ela saia.

Outra sugestão é passar sabão de coco molhado sobre a mancha e deixar a espuma agir por 10 minutos. Com um pano limpo e úmido ou uma escovinha úmida, remova o excesso de sabonete. Depois lave na máquina normalmente.

Se o sangue estiver seco, coloque um pouco de água oxigenada sobre a mancha e observe que a mancha vai saindo conforme o produto vai agindo, em segundos. Se necessário, passe mais uma vez. Com um pano limpo, dê batidinhas sobre a mancha para ajudar na absorção. Depois passe um pano umedecido com água fria e deixe seca na sombra.

Mancha de tinta de caneta

Basta estar com uma caneta na mão que o risco de pintar a roupa é grande. Quando se dá conta, já riscou. O que também pode acontecer é estar com uma caneta no bolso e ela estourar. Aí a mancha será grande e forte.

Neste caso, se puder limpar com a tinta ainda fresca, coloque um pano ou papel toalha por cima para absorver o máximo possível. Se estiver seca, umedeça um pedaço de algodão e remova o máximo que puder, cuidando para não espalhar.

Depois que fizer isso, coloque um pano embaixo da mancha e passe álcool ou acetona em cima da mancha. Pegue outro pano e pressione para que absorva a tinta. Repita até a tinta ser toda absorvida.

Se não adiantar ou não tiver estes ingredientes, tente a mesma coisa com vinagre ou espuma de barbear.

Como terceira alternativa, coloque a peça de molho em suco de limão ou leite morno. Deixe agir por um tempo e depois lave normalmente. Procure passar os produtos somente na área manchada, e lembre-se que quando mais sensível o tecido, pode haver chance de o produto deixar marcas.

Mancha de ferrugem

A roupa pode pegar mancha de ferrugem até dos próprios botões ou zíper, conforme o material utilizado. Se isso acontecer, experimente passar suco de limão fresco em cima, mantendo um pano por baixo, deixe agir por 10 minutos e depois lave normalmente.

Outra opção que pode ser mais eficiente é colocar um pouco de sal sobre a mancha antes de aplicar o limão. Depois deixe a peça no sol por um tempo e lave normalmente.

Se não tiver limão, experimente usar vinagre para o mesmo procedimento. Se depois de deixar no sol, lavar e secar, a mancha não tiver saído totalmente, vale repetir o processo.

DICA PARA REMOVER MANCHA DE GRAXA

Se você sujou uma camisa branca com graxa, a dica é simples: sabonete e água. Duvida? Confira no vídeo abaixo:

Tirar mancha de roupa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Receita de acarajé

Dicas para consertar unha quebrada ou lascada