em

Quer roupa branca? Encoste o cloro e use alvejantes naturais!

Neste artigo, iremos partilhar com você 4 alternativas naturais para deixar a sua branca!

Quer saber de uma novidade? Nós sabemos como deixar as roupas mais brancas sem utilizar cloro ou qualquer alvejante comercial. Ficou curioso? Existem variados motivos para que faça uso de alvejantes caseiros em detrimento dos convencionais.

Em primeiro lugar, temos o fator ambiental. Embora muitas pessoas ignores, o cloro contamina o ambiente! Por mais que encontre um alvejante que não contenha cloro a ser vendido no mercado, terá, provavelmente, outro composto qualquer que será prejudicial ao ambiente. Além disso, devemos sempre considerar os riscos de um possível acidentes domésticos – que podem causar até a morte – que acontecem, frequentemente, sobretudo com crianças, devido ao cloro e demais alvejantes tradicionais.

Usar alvejantes químicos para o clareamento da roupa pode ter ainda os possíveis riscos para a saúde:

  • Asma e alergias;
  • Queimaduras cutâneas;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Lesões no sistema nervoso;

A boa notícia é que é possível lavar a roupa sem usar cloro, recorrendo ao limão, ao vinagre branco, à água oxigenada e ao bicarbonato de sódio. Vai ser vantajoso para sua saúde e para o seu bolso!

Aprenda então a lavar a sua roupa de forma mais natural!

branquear-roupa-produtos-naturais

Água oxigenada

Este é um excelente clareador de roupas, além de ser um desinfetante com forte ação. Coloque na sua máquina de lavar roupa, meia xícara de água oxigenada 10 volumes.

Limão

O suco desta fruta dá suavidade aos tecidos. Coloque 1/2 xícara de suco de limão na máquina de lavar roupa. Em alternativa, pode colocar rodelas de limão numa panela com água e deixar ferver. Depois, retire a panela do fogo e ponha esta água numa bacia. Por fim, coloque nela as roupas a lavar. Permita que atue durante 60 minutos e pode, passado esse tempo, fazer a lavagem habitual.

Bicarbonato de sódio

Este produto não só torna a roupa mais branca como as torna mais macia, desinfeta e refresca os tecidos. Coloque 1/2 xícara de bicarbonato de sódio na máquina de lavar roupa. Caso tenha manchas complicadas de tratar, você pode fazer uma pasta de bicarbonato de sódio com água e aplicar no tecido, diretamente.

Vinagre branco

Este vinagre é amaciante e alvejante. Você pode colocar na sua máquina de lavar 100 ml de vinagre (igual a 1/2 copo). Se pensa que vai ficar cheiro na roupa, está enganado! Com a secagem da roupa, ele desaparecerá! Caso pretenda tratar manchas, aplique o vinagre puro nas zonas a tratar.

Viu só?! Quantas alternativas simples e naturais você tem ao seu dispor para substituir os nocivos produtos clareadores tradicionais?! Experimente uma delas e partilhe os resultados conosco!

Compartilhe essa dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Use o caule e as folhas dos brócolis! Não queira perder os seus benefícios!

Tem varizes ou sofre de diabetes? Saiba que as folhas de abacateiro são solução!