como se recuperar da quimioterapia
Crédito: Unsplash
em

5 Dicas incríveis de como se recuperar da quimioterapia

Confira algumas dicas de como se cuidar depois da quimioterapia de forma saudável.

Como se recuperar da  quimioterapia é algo que não tem efetivamente um passo a passo. A quimioterapia é um dos melhores tratamentos contra o câncer, mas não é nada fácil. Além dos efeitos colaterais do remédio no corpo, ela é caracterizada por ser extremamente agressiva. É normal, por exemplo, o paciente da quimioterapia perder os cabelos e o peso.

Na quimioterapia, o tratamento se dá pelo uso de injeções ou medicação oral para destruir as células cancerosas. Contudo, pode-se eliminar também algumas células saudáveis e, assim, abaixar a imunidade do paciente.

Como se recuperar da quimioterapia?

Entretanto, existe vida após a quimioterapia! Mal termina o tratamento e você já sente a diferença. Mesmo assim, alguns problemas podem permanecer por um tempo no organismo. Porém existem algumas coisas que você pode fazer para se recuperar na metade do tempo. Veja abaixo algumas dicas que separamos para você!

Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável após o tratamento será uma boa aliada na recuperação. Comer bem ajuda o organismo, a pele, a disposição, a memória, a reconstruir a força muscular e superar alguns efeitos colaterais.

  • Experimente sempre algum alimento novo;
  • Evite açúcar, sal, álcool e carboidratos refinados, como pão branco e arroz branco; coma pequenas porções de carne magra ou frango;
  • Faça o seu almoço e jantar ricos em nutrientes;
  • Coma mais vegetais frescos, frutas, grãos integrais e feijões e produtos lácteos;
  • Beba água;
  • Evite alimentos defumados ou em conserva e tenha sempre em casa ou no trabalho alimentos frescos e nutritivos.
  • Consulte uma nutricionista e faça uma dieta saudável e especial para você.

Cabelo saudável

A perda de cabelo é um dos efeitos colaterais do tratamento que afeta a auto-estima de muitas mulheres. Mas fiquem despreocupadas, o cabelo leva cerca de 2 a 3 meses para voltar a crescer, após a quimioterapia. E leva cerca de um ano para voltar totalmente ao comprimento normal.

Mas, até lá, você pode até se redescobrir uma nova pessoa de cabelo curto. Agora, se não curte um cabelo assim e quer mesmo que cresça, assista ao vídeo da Claudia Wenzel dando dicas para fazer seu cabelo crescer logo:

Faça exercícios

Aliar a pratica de exercícios físicos a sua rotina é uma dica importante para se recuperar da quimioterapia. Praticar atividade física de 3 a 5 vezes por semana ajuda a reduzir o estresse, fortalecer o corpo e melhorar a circulação sanguínea, auxiliando, assim, na cura contra o câncer.

Faça uma caminhada na praça perto da sua casa, entre em uma academia, em uma aula de dança, natação ou faça algum esporte. Se exercitar nunca é demais, só tome cuidados com exageros, caso você tenha ganhado peso durante o tratamento.

Por via das dúvidas e para não haver algum contratempo, vá até um personal trainer e veja qual é o melhor esporte e qual a freqüência certa para você!

Cuide da sua pele

A pele dos pacientes que fazem quimioterapia fica fragilizada após e durante o tratamento, por isso atenção a pele e ao passar um creme na hora de dormir e após o banho. Se liga nessas dicas que todo dermatologista indica também:

  • Ao se depilar e fazer a barba, tenha bastante cuidado para não se cortar;
  • Evite retirar cutículas e seja cuidadoso ao cortar as unhas
  • Use hidratante que não contenha álcool como, por exemplo, óleo de amêndoa ou leite de aveia.

Remédios caseiros para aliviar a quimioterapia

O tratamento quimioterápico apresenta alguns efeitos colaterais que afetam o corpo do paciente e alguns desses sintomas podem ser aliviados com medicamentos caseiros.

Há várias receitas como: tomar chá de folhas de framboesa ou amora, utilizar o óleo de linhaça em alimentos do café-da-manhã, tomar chá de gengibre e outros. Em caso de náuseas beba líquidos, pelo menos uma hora antes ou após as refeições, coma lentamente e em pequenas quantidades e evite alimentos gordurosos ou muitas frituras.

Lembre-se sempre que cabelo cresce, corpo emagrece ou engorda e a vida volta ao normal. Pode ter algumas mudanças, mas volta ao seu ciclo e sua rotina! E, claro, as dicas desse artigo não substituem uma consulta médica. Consulte seu oncologista, pois somente ele irá te dizer o que será melhor e como se recuperar da quimioterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
gripe h3n2

Gripe H3N2: as informações que você precisa saber

o que é ginecomastia

Ginecomastia: a doença que faz com que os homens tenham seios