em

AmeiAmei FofoFofo

Como plantar tomate em casa

Confira como cultivar esse delicioso fruto em seu jardim, seja em vaso ou até na garrafa pet
Crédito: Pxhere

O tomate é um fruto extremamente popular entre as pessoas, possuindo um sabor único e suculento. Porém, muitos tomates que são vendidos no supermercado são cheios de agrotóxicos, o que não os torna tão saudáveis assim. Para ter sempre sua versão orgânica, saiba como plantar tomate e tenha esse alimento sempre disponível em sua casa.

Como plantar tomate em vaso passo a passo

Para ter esse fruto sempre ao seu dispor, é necessário que se saiba como plantar tomate, sendo o vaso a opção mais comum de plantio. Portanto, veja como plantar esse alimento em um vaso, no passo a passo abaixo.

Prepare o local

como plantar tomate tamanho do vaso
Crédito: Adoro Plantas

Para que a semente germine de um modo ideal, é necessário que se prepare bem o ambiente da planta, começando com a escolha de um bom vaso. Desse modo, é importante que se escolha grande um vaso que possa comportar devidamente a planta, seja ele de plástico ou de barro.

Na foto, o vaso menor é de tamanho insuficiente para a planta.

Prepare o solo

Para que o ambiente do vaso esteja propício para cultivo, com um solo bastante rico em diversos componentes essenciais para o crescimento da planta, é importante que se preencha ¾ do vaso com matéria orgânica, intercalando o fertilizante natural à base de esterco com camadas de terra, deixando a camada mais superficial composta apenas por terra.

Desse modo, o tomateiro terá mais nutrientes à sua disposição, enquanto ele estiver crescendo.

Colocar a semente

plantar tomate sementes
Crédito: Adoro Plantas

O momento de colocar a semente também é importante, pois ela deve ser posta cuidadosamente na terra, de modo que possa crescer sem restrições do meio externo. Para isso, faça um buraco de 2 cm na terra e insira a semente, tapando bem e deixando a parte de cima sem compactação, para facilitar na hora da germinação.

Como plantar tomate em garrafa pet

Uma opção interessante para o plantio de tomate é através de uma garrafa pet, sendo muito prático de ser feito e versátil, podendo ser cultivado em casa. Veja abaixo como plantar o tomate na garrafa pet.

Prepare a garrafa

Para que a garrafa pet fique pronta para o cultivo, deve cortá-la ao meio, de modo que haja espaço para o crescimento adequado do tomateiro dentro dela, após a germinação.

Depois de ter feito o corte, faça diversos furos na garrafa para que a água escoe, pois se ela for acumulada na garrafa, irá matar o pé de tomate por falta de oxigenação, através do cobrimento dos ductos de ar, além de poder favorecer a proliferação do mosquito da dengue, através do acúmulo de água parada.

Preencha o substrato

É importante que se preencha o substrato com serragem, devido a sua leve densidade e a suas propriedades que auxiliam no crescimento da planta. Por isso, preencha 50% da garrafa pet com serragem.

Colocar a muda

plantar tomate muda
Crédito: Adoro Plantas

Depois disso, basta colocar a muda, prestando atenção com o tamanho dela, para que haja espaço para o desenvolvimento das raízes. Verifique quando a muda estiver muito grande para o espaço, para transplantá-la para a terra.

Como plantar tomate em cano de PVC

Já viu um pé de tomate em cano de PVC? É uma espécie de decoração muito bonita para quintais, sendo uma excelente opção de plantio para quem gosta de uma boa decoração. Veja abaixo os passos para se plantar tomate em cano de PVC.

  1. Utilize um cano de PVC com diâmetro de 120mm;
  2. Faça furos de 3cm, vale lembrar que em 1 metro irão caber 10 furos;
  3. Forre o tubo inteiramente com tela sombrite;
  4. Adquira substrato de boa qualidade;
  5. Misture 20% de húmus ao substrato;
  6. Preencha o cano em PVC com o substrato;
  7. Corte com estilete a tela de sombrite nos locais que serão plantadas as mudas;
  8. Plante as mudas nos furos;
  9. Mantenha o tubo em meia sombra;
  10. Regue sempre que necessário.

Quanto tempo demora para nascer um pé de tomate?

O tempo de germinação do tomate é variado, podendo alcançar de 7 a 20 dias, o que faz dessa planta uma espécie muito prática para plantio, porque demora poucos dias para começar a surtir os resultados.

Dicas para cuidar

É recomendável que o pé de tomate fique pelo menos 4h em contato com o sol, sem exagerar muito na intensidade. Além disso, é importante que se regue o pé de tomate diariamente, mas sem exagerar na quantidade de água.

Se exposto ao excesso de água, ele não se desenvolve bem, além de se tornar alvo de fungos.

Conheça os tipos de tomate no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
benefícios tomate para a pele
4 Benefícios do tomate para a pele
creme depilatório caseiro
4 Receitas de creme depilatório caseiro