em

Como fazer adubo orgânico: veja o passo a passo

Confira quatro passos simples e rápidos para você melhorar a saúde das suas plantas.
como fazer adubo organico
Créditos: Pixabay

O adubo orgânico é uma forma de reciclar o seu lixo orgânico em casa e também de melhorar a saúde das suas plantas pelo jardim. Esse poderoso fertilizante natural é rico em nutrientes e pode ser feito em casa de forma fácil e rápida, sem dar muito trabalho, e de forma completamente gratuita. Por isso veja esse passo a passo de como fazer adubo orgânico na sua casa.

Como fazer adubo orgânico caseiro: passo a passo

O processo da compostagem é super fácil, contendo apenas 4 passos para seguir. Confira abaixo como fazer adubo orgânico caseiro.

1º passo: preparar o recipiente de compostagem

O primeiro passo é escolher um recipiente adequado para que você possa começar a depositar o composto. É importante que seja em um ambiente aberto. Para isso, você pode escolher um latão de lixo ou um balde largo, ou até mesmo comprar uma composteira no mercado.

Feito isso, faça alguns furos de aproximadamente 2 a 3 centímetros na parte de baixo do latão (5 a 8 furos já é o suficiente). Isso serve para que o líquido que será produzido durante a compostagem, o chorume, possa sair de forma natural e passe para o segundo recipiente. Para selecionar esse segundo reservatório, basta escolher um que se encaixe bem na face inferior do primeiro.

Você pode também optar por um recipiente menor, pois esse não tem necessidade de ser muito espaçoso, somente o suficiente para que possa comportar o líquido sem que entre em contato com componentes do recipiente da compostagem.

2º passo: preencher o recipiente

Todos produzem lixo e jogam fora. Dessa vez, no entanto, você vai reservar tudo o que for orgânico, como cascas de ovos, cascas de frutas, verduras, borra de café e tudo o que não seja industrializado. Separe esses elementos e ponha-os no latão grande. Pegue também o lixo do seu jardim, como folhas secas, serragem, papéis e coloque no mesmo recipiente.

Tente manter o equilíbrio entre o lixo do jardim (seco), com o lixo produzido em casa (úmido). Caso tenha ficado muito seco, pode acrescentar um pouco de água no topo, pois a umidade é importante para a decomposição.

3º passo: fazer camadas com os compostos

Para ter uma decomposição mais rápida, é importante misturar todo o material distribuído em camadas. Isso vai acelerar o processo e irá manter o ambiente em temperatura e umidade adequada. Por isso, comece a fazer uma camada de material úmido e três camadas com os elementos secos.

Caso você more em uma região seca, você pode optar por preencher a última camada com terra fértil úmida ou apenas adicionar um pouco de água.

4º passo: esperar

O processo completo demora algumas semanas. Durante esse tempo, o chorume vai ser eliminado, e o composto seco e o composto úmido vão passar a ter um aspecto e cheiro de terra úmida e apresentar uma cor escura.

Apesar da semelhança com a terra, essa deve ser usada como fertilizante para ajudar a nutrir o solo. Então você pode aplicá-lo no solo que você deseja fertilizar e em volta das plantas para que elas cresçam bem nutridas.

Benefícios de usar adubo orgânico

O composto orgânico é muito barato e fácil de fazer. Você gasta apenas com os recipientes, caso você não os tenha em casa. Fora isso, o gasto é zero. Além disso, a compostagem é uma forma de reciclar o seu lixo orgânico e de utilizá-lo para alimentar as plantas, evitando maiores desperdícios.

O fertilizante que aparece como resultado é rico em nutrientes que ajudam a melhorar o solo, estimulando o crescimento saudável da raiz e ajudando também a reter líquido para as plantas. Se você não tiver o espaço aberto adequado para fazer esse tipo de compostagem, não se preocupe. Aqui vai um vídeo de como fazer o adubo líquido dentro de casa:

Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

bolo sem ovo
4 Receitas simples e rápidas para fazer bolo sem ovo
risoto de açafrão
3 Receitas de risoto de açafrão para testar em sua cozinha