em

Como plantar pepino

Aprenda como plantar pepino em vaso, para ter na sua casa, mesmo que você não tenha uma horta ou um espaço maior para produção
como plantar pepino
Crédito: Freepik

Apesar de ser uma trepadeira, tem como plantar pepino em vasos, pois a base dele acaba ficando mais firme. Basta podar sempre que necessário. Se você preferir, pode também plantar em um vaso maior e fazer uma base de tela de aproximadamente um metro para ele se prender, mas ele fica também muito bonito sem enramar.

É possível plantá-los seja em estufas, hortas ou vasos e sem grandes exigências ou preocupações. Contudo, eles gostam muito de sol e são bem adequados à saúde, visto serem feitos de 90% de água e ter um alto nível de potássio.

O seu cultivo é fácil, sem precisar de muitos cuidados. Junte a sua família e adicione à sua horta um vegetal muito apreciado, fresco e saudável.

Como plantar pepino em vaso: passo a passo

plantar pepino passo a passo
Crédito: Wikimedia Commons

Para plantar pepinos em casa, você vai precisar dos seguintes materiais:

Um vaso grande, com no mínimo, 50 cm de profundidade;
Terra vegetal com húmus de minhoca;
Areia;
Sementes de pepino.

Siga agora o passo a passo:

1. Preparando o vaso

O vaso deve grande, pois o pé de pepino, caso você deixe enramar em uma tela, pode chegar até a um metro de altura. Para tanto, escolha um vaso grande, com no mínimo 50 cm de profundidade e drenagem no fundo

O ideal é que ele seja de plástico, para evitar que fique muito pesado depois de pronto, facilitando o deslocamento.

Preencha o fundo do vaso com pedrinhas ou argila expandida, para uma melhor drenagem.

2. Preparando a terra

Misture duas partes de terra vegetal com húmus de minhoca com uma parte de areia. Coloque no vaso, sem compactar.

Molhe a terra com um regador ou com o esguicho da mangueira, para assentar um pouco. Adicione um pouco mais da mistura para completar a altura correta.

3. Plantando a semente

Faça pequenos furos na superfície, com a ponta do dedo, dando a distância de uma mão entre eles. Coloque as sementes e cubra delicadamente com terra, molhando com o regador.

Polvilhe mais terra ao final, para deixar a superfície lisa.

4. Manutenção

Deixe o vaso em um local onde receba ao menos 6 horas de sol todos os dias. Molhe sempre que a terra estiver seca, porém sem encharcar. Faça o plantio durante a primavera. Se ainda estiver frio, crie mini estufas colocando meia garrafa pet em cada mudinha.

O pepino deve ser plantado no local final, onde irá crescer, pois há uma grande chance dele morrer, caso seja transplantado. Se for necessário fazer mudas fora do local onde será cultivado, escolha copos descartáveis ou saquinhos de mudas para tal, pois são mais fáceis de retirá-las com o torrão, fundamental para que a planta tenha mais chances de sobreviver.

A colheita dos pepinos será quando eles se apresentarem maduros, ou seja, após dois meses da plantação. Porém, evite que amadureçam demasiado, pois ficarão velhos, sem sabor e sem as suas propriedades naturais.

Quanto tempo leva para o pepino crescer?

Depois de plantar a sementinha, você vai ter que esperar cerca de 90 dias para colher seu primeiro pepino. Até que não é muito tempo, não é?

Para que a muda possa atingir 10 cm, são necessárias 3 semanas, já para dar flores, bastam dois meses.

Você já viu o quanto as flores do pepino são lindas, de um amarelo intenso? Vale a pena até como decoração para sua varanda!

Veja também: Benefícios do pepino para a saúde

Dicas para cuidar

  • Evite plantar o pepino em época muito fria, mas se na primavera ainda estiver frio, improvise uma estufa com garrafa PET ou em caixas de acrílico;
  • Ele não gosta de ventos fortes, então é uma boa ideia evitar áreas com essa característica;
  • Lembre-se de deixá-lo exposto ao sol durante ao menos 6 horas por dia. Regar sempre que a terra começar a secar, sem encharcar;
  • Faça uma forração no vaso, com argila expandida, cascas de eucalipto, folhas secas ou similares, para evitar que a terra resseque e endureça;
  • Se quiser que o pepino se expanda, faça uma tela para ele subir e enramar, formando a trepadeira;
  • Não deixe que os pepinos encostem no chão, quando estiverem crescendo, pois podem estragar

Veja como fica o pé de pepino no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
pão de cebola receitas
8 Receitas de pão de cebola
como plantar limão
Como plantar limão passo a passo