em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo TristeTriste

Como plantar mamão em casa

Se está pensando em começar um pequeno pomar, coloque o mamoeiro na sua lista. Veja como fazer o plantio
plantar mamão
Crédito: Pxhere

O mamão é uma fruta tropical muito saborosa e nutritiva. Ajuda a melhorar o trânsito intestinal porque é rico em fibras, oferece muita vitamina A, fortalece o sistema imune e é ótimo aliado nas dietas. Então, não é má ideia plantar mamão em casa e ter a fruta bem fresca, sem agrotóxicos, colhida direto do pé. Veja como fazer o plantio em vaso e no quintal.

Materiais necessários para o plantio

materiais para plantar mamão em casa

Assim como para qualquer tipo de plantio, você vai precisar de materiais para preparar a terra, seja ela no vaso ou no jardim. A lista é:

Sementes de mamão;
Terra;
Substrato;
Cascalho ou pedriscos e areia para a drenagem;
Vaso de 60 litros e 50 cm de diâmetro (para o plantio em vaso);
Pá para misturar a terra e o substrato.

Como escolher a semente de mamão ideal?

escolher sementes mamão melhores
Crédito: Pixabay

Você pode comprar as sementes em pacotinhos nas lojas de agricultura, mas também pode guardar as sementes do mamão que está comendo e deixá-las secarem ao sol.

Prefira cultivar um tipo de mamão que já seja adaptado ao clima da sua região. Assim será mais fácil e a fruta tende a crescer mais saudável. No sul e sudeste os tipos bem adaptados são papainha e formosa.

Plantar mamão em vaso – passo a passo

como plantar mamão em vaso passos

Agora veja primeiro como plantar mamão em vaso. Você já viu anteriormente qual é o tamanho adequado para plantar mamão em vaso, considerando um mamoeiro que vá atingir até 1,5 metro de altura. O ideal para vasos é escolher sementes de mamão anão. Veja os passos a seguir

1. Preparo do vaso

Lave o vaso com água e sabão neutro e deixe secar ao sol. Coloque o vaso no local permanente, considerando que vai ficar bem pesado para mudá-lo de lugar depois. Até a planta atingir 50 centímetros de altura, deverá ficar mais tempo na sombra, mas com luz. Escolha o local ideal no seu terreno.

2. Preparo da terra no vaso

Prepare a drenagem do vaso colocando no fundo uma camada de cascalho ou pedriscos e mais uma camada de areia. O mamão gosta de muita água, mas não pode ficar acumulada.

Depois, preencha o vaso com uma mistura de terra bem fofa com substrato. Pode usar também húmus de minhoca, cinza de madeira e casca de ovo triturada. O solo precisa de bastantes nutrientes. O pH ideal é médio, entre 4,5 e 8,0.

3. Faça o plantio das sementes

Molhe bem a terra para fazer o plantio. Coloque várias sementes no vaso, cubra com um pouquinho de terra soltinha e vá mantendo a terra úmida por cerca de 2 a 3 semanas, quando começarem a surgir os brotos.

4. Escolha os melhores brotos

Observe quais são os brotos mais fortes e retire os demais, deixando apenas um. Se vários estiverem bonitos, vale a pena transplantá-los para outros vasos e cultivar vários. Assim aumentam as chances de dar bons frutos.

Plantar mamão no quintal – passo a passo

como plantar mamão no quintal passos

O processo para plantar mamão no quintal é bem parecido com o de plantar em vaso, usando os mesmos materiais.

1. Faça a semeadura separada

Para evitar que as chuvas impeçam que as sementes brotem, prefira semeá-las em potinhos plásticos. Depois, transplante-as para a terra do jardim quando estiverem brotadas, depois de 2 ou 3 semanas.

2. Prepare a terra para o plantio

Na hora de transplantar, a terra já deverá estar preparada. Você deverá afofar bem a terra, em uma cova suficiente para o tamanho do mamoeiro adulto. Depois misture o substrato nessa terra, molhe e faça o replantio da muda. Mantenha a terra úmida.

Saiba também como plantar tangerina.

Como cuidar do pé de mamão

como cultivar mamão frutos

Agora que já sabe o passo a passo para plantar mamão até o momento em que as mudas começam a crescer, precisa manter o pé bem cultivado.

1. Mantenha o mamoeiro hidratado

A terra em volta do mamoeiro deverá estar constantemente úmida, mas não em excesso. Especialmente quando ele estiver pegando bastante sol, a água vai secar mais rápido, então fique de olho. A terra vai estar úmida quando encostar nela e molhar seu dedo.

2. Alimente o mamoeiro

Não basta apenas regar. Seus mamões precisam de alimento. Para isso, no caso de plantar no jardim, espalhe de 2 a 3 colheres de composto bem curtido aos pés da planta. Pode ser esterco, cama de galinha ou outro. Cubra com palha seca para durar mais tempo. Faça isso uma vez ao mês.

No vaso, aplique fertilizante NPK ou composto orgânico, esterco e afins.

3. Clima

Assim que o mamoeiro estiver com 50 centímetros, ele vai querer cada vez mais sol. E pode ser de 6 a 8 horas por dia. O clima para frutos mais saborosos é entre 20 e 32 °C. A planta poderá não vingar em temperaturas muito baixas

4. Colheita

A colheita dos primeiros mamões deverá ocorrer entre 9 a 11 meses após o plantio. Seja paciente. Depois disso o pé deverá continuar sendo cultivado e irá dar frutos em diferentes épocas do ano, por mais ou menos 3 anos. Depois disso, não mais. A colheita deve ser feita de preferência com o mamão já amarelo.

Dica importante sobre a escolha das sementes certas

Mesmo já sabendo que você pode comprar as sementes de mamão ou retirá-las da fruta que tem em casa, há outra questão essencial para que o seu mamoeiro dê frutos. Você precisa escolher as sementes certas, pois o mamoeiro macho não dá frutos. Entenda os detalhes no vídeo abaixo:

Crédito das Imagens: Assim que Faz e GreenMe.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos bons para a pele
13 Alimentos bons para a pele
alimentos que aliviam enxaqueca
10 Alimentos que aliviam enxaqueca