em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo EstranhoEstranho TristeTriste

Como plantar tangerina passo a passo

É possível ter um pé de tangerina no quintal e ter sempre essa delícia por perto
como plantar tangerina
Crédito: Freepik

Muito mais fácil do que ter que ir ao mercado para comprar a tangerina, pegar fila e trânsito e ainda pagar por ela é tê-la à disposição em seu próprio quintal, usufruindo de uma fruta sem agrotóxicos e 100% orgânica. Para isso, confira como plantar tangerina de um jeito fácil e correto.

Como plantar tangerina passo a passo

Querendo plantar tangerina, mas não sabe por onde começar? Confira abaixo o passo a passo e passe a usufruir de seu maravilhoso sabor quando quiser:

Materiais

Vaso;
Pedras;
Areia;
Muda de tangerina ou semente;
Terra: tente uma enriquecida;
Fertilizantes ricos em magnésio, zinco e ferro.

Como plantar

  1. É importante que antes de começar, você já saiba em que lugar o pé de tangerina vai ficar. Árvores cítricas gostam de locais com temperaturas entre 23ºC e 32ºC que, preferencialmente, tenham proteção contra o frio;
  2. Coloque no vaso primeiro uma camada de pedras, para facilitar o escoamento da água e para evitar que a terra saia pelos buraquinhos que ficam na parte de baixo, fator que geraria desperdício e que não seria benéfico para a planta;
  3. Depois alterne com areia e terra, criando diferentes camadas de solo no vaso, o que representa de um certo modo o solo natural, disponibilizando maior diversidade de minerais;
  4. Adicione um pouco de fertilizante bovino junto da terra e misture bem. Se não quiser utilizar o esterco bovino, pode recorrer ao fertilizante artificial NPK;
  5. Faça um buraco de 2 cm de profundidade no meio da terra e coloque a muda de tangerina ou a semente (se for a semente da fruta, é importante que ela esteja totalmente seca);
  6. Depois que ela tiver crescido um pouco, transplante-a para um local com bastante espaço para que ela se desenvolva.

Como cuidar

Depois de todo o cuidado inicial já ter sido feito na hora do plantio, chega a hora do cuidado diário com o pé, para que ele cresça forte e saudável, produzindo diversos frutos.

De tamanho médio a grande, a planta tem crescimento ereto, com poucos espinhos e folhagem densa. Como a tangerina é uma cultura de alternância, produzindo mais em um ano do que no outro, recomenda-se retirar os frutos menores e menos sadios quando eles estiverem com 1,5 cm de diâmetro. Essa medida é essencial, pois a quantidade excessiva de frutos acaba comprometendo a planta.

Além de ser usado no início do plantio, o fertilizante deve ser usado nos meses de setembro, novembro e fevereiro. A primeira aplicação deve usar 350 g, aumentando gradativamente até atingir 1 kg, ao final do quarto ano. A partir do quinto ano, deve-se substituir o tipo de fertilizante.

Vale lembrar também que as podas para a remoção dos galhos secos devem ser feitas anualmente, sempre no período após a colheita. Isso garantirá maior rendimento quando a planta começar a produzir frutos.

Também é importante que se tome cuidado com as pragas, sendo a mais comum a mosca-da-fruta, facilmente controlada sem aditivos químicos. Para atrair essas moscas e evitar que eles se dirijam às frutas, basta fazer armadilhas como a ensinada no vídeo:

Quanto tempo leva um pé de tangerina para dar frutos?

Normalmente, o pé de tangerina dá frutos a partir de dois anos de idade, podendo viver até 20 anos.

Além de possuir uma planta muito bonita no seu quintal, você estará usufruindo dos diversos benefícios da tangerina orgânica, sem agrotóxicos e com diversos nutrientes benéficos para o organismo.

Pretende plantar tangerina no seu quintal? Comente abaixo!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
alimentos que provocam gases
10 Alimentos que provocam gases
Benefícios do fígado para a saúde