em ,

AmeiAmei FofoFofo TristeTriste

Como plantar chuchu em casa em apenas 8 passos

Tenha mais uma opção de vegetal na sua horta. Veja como é fácil plantar e cultivar chuchu.
como plantar chuchu
Crédito: Flickr

Nada mais gostoso e saudável do que comer vegetais plantados pelas próprias mãos, não é mesmo? Que você conhece a procedência e pode comer sempre fresquinho. Então, veja o passo a passo de como plantar chuchu em casa, que é tão fácil quanto plantar beterraba.

Como plantar chuchu passo a passo

O pé de chuchu fica bem grande ao longo do cultivo porque ele é uma trepadeira herbácea, podendo até cobrir árvores. Não há muito segredo para saber como plantar chuchu se você gosta de mexer com a terra e tiver um pouquinho de dedicação.

Passo 1

A primeira coisa que você precisa fazer para iniciar a sua plantação de chuchu caseira é conseguir um chuchu semente. Trata-se de um chuchu maduro, com pequenas rachaduras ao longo da casca e que tenha um brotinho na parte de baixo, de onde vão crescer as novas plantas.

Para ter esse chuchu, pode comprar um no mercado e deixar em pé dentro de um jarrinho ou copo com água, com a parte de baixo para cima. Depois de uma ou duas semanas ele vai começar a brotar.

Passo 2

Prepare um espaço no seu quintal, que tenha um solo rico em matéria orgânica e esteja bem fofo. Também, que pegue tanto sol quanto sombra ao longo do dia e que tenha espaço pra o chuchu crescer, além de uma cerca ou estrutura de madeira onde ele irá “trepar”.

Passo 3

Faça uma cova da profundidade do chuchu maduro, mas não plante o chuchu semente nessa cova. Ela serve apenas para “afofar” a terra e facilitar a penetração das novas raízes que vão sair do chuchu semente.

Passo 4

Então, com a cova feita, coloque novamente a terra já mexida por cima, sem ter plantado nada. A terra deverá ficar bem oxigenada, sem compactar. Deixe-a bem solta.

Passo 5

Em seguida, coloque o seu chuchu semente sobre esta terra, de lado mesmo, não precisa que a parte de baixo – de onde vão sair os brotos – esteja em contato com a terra. Apenas acomode-o fazendo uma “caminha” sobre a terra.

Passo 6

Agora sim, pegue mais um pouco de terra mexida, bem fofa, e cubra todo o chuchu, sem apertar: apenas coloque por cima.

Passo 7

Jogue água ao redor do seu montinho de terra e continue regando em espirar, de fora até chegar ao centro. Regue generosamente, com cerca de 400 mililitros de água.

Passo 8

Todos os dias regue o seu chuchu bastante, uma só vez, até perceber que está vingando.

Dicas para cuidar do chuchu

Para que o seu chuchu cresça saudável, não use inseticida para remover os insetos, pois eles são necessários no processo de polinização das flores do chuchuzeiro.

Depois que o chuchu já começou a dar frutos, o processo é natural e não vai mais precisar de adubar, a menos que você perceba que a terra esteja muito seca e os frutos estejam vindo muito pequenos. Nesse caso você pode comprar um adubo, de preferência orgânico e com farinha de osso.

Para adubar a terra, faça uma valetinha em volta de onde você plantou o chuchu e polvilhe todo o adubo. Depois, tampe com a terra de volta. Esse procedimento posso ser feito uma vez por mês ou a cada dois meses, conforme necessário.

Depois de 90 a 120 dias do plantio já deverá haver os primeiros chuchus para colher. Perceba se as flores já estão com botões, faltando cerca de 2 semanas para abrirem, pois esse é o período ideal para colher chuchus tenros.

Benefícios do chuchu

Por mais que muita gente ache o chuchu um vegetal sem graça, ele é ótimo para a saúde, além de ser super versátil na cozinha. Ele rico em água, portanto de baixa caloria, podendo ser usado em todas as suas saladas e refogados.

As fibras do chuchu ajudam a melhorar o sistema gastrointestinal, o que também promove o emagrecimento, quando inserido em uma dieta equilibrada e variada, rica em alimentos naturais.

Ele e rica fonte de vitamina B, C e E, que atuam na regeneração e renovação das células de todo o corpo. Também é rico em potássio, cálcio, fósforo, zinco e magnésio, e será ainda mais se você utilizar adubos de ótima qualidade no plantio. Todo estes nutrientes fazem com que o chuchu seja ótimo para:

  • Ter uma pele saudável, bonita e jovial;
  • Prevenir doenças inflamatórias;
  • Equilibrar a pressão arterial;
  • Protege o coração por prevenir o excesso de um aminoácido prejudicial;
  • Melhora o trânsito intestinal;
  • Ajuda a eliminar as impurezas acumuladas nos rins;
  • Atua no tratamento da anemia, fortalecendo o sangue;
  • Diabéticos que só comem vegetais de baixo índice glicêmico.

Dica: Quel tal fazer um suflê de chuchu?

Agora que você já conhece os benefícios desse vegetal e viu como plantar chuchu é fácil, aprenda a fazer uma deliciosa receita de suflê de chuchu para servir no almoço.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

plantas carnívoras
8 Plantas carnívoras para ter em casa e se livrar de insetos
chuchu refogado
Como fazer chuchu refogado: duas receitas rápidas e deliciosas