dicas de como organizar a casa
Crédito: Freepik
em

Como organizar a casa: 15 dicas para trazer bem-estar e praticidade à rotina

Não está conseguindo ter um dia a dia tranquilo porque a casa vive bagunçada? Facilite sua vida com essas soluções

Se você foi morar sozinho ou com alguém que não sejam seus pais e ainda não sabe como organizar a casa, fique tranquilo, pois esse é um processo lento. Afinal de contas, você só vai definir o lugar de cada coisa quando perceber onde elas ficam melhores para satisfazer seu gosto e necessidade. A sua casa vai ganhando forma com o passar do tempo, mas é claro que existem dicas práticas e eficientes para acelerar o processo.

Também é importante lembrar que existem dois tipos de organização da casa: um tipo é aquele quando você se muda ou faz uma reforma e precisa reorganizar todas as suas coisas de volta no lugar. O outro tipo é a organização rotineira para manter tudo limpo e, de fato, organizado. Então, veja a seguir uma série de dicas que vão ajudar nesses dois processos.

Veja também: como limpar piso laminado de madeira

Ideias para organizar a casa com facilidade e rapidez

dicas para como organizar a casa inteira
Crédito: Freepik

Para saber como organizar a casa, primeiro você precisa se organizar. Sim, precisa criar uma rotina, porque basta um dia de descuido para a bagunça se instalar, em especial quando você mora com outras pessoas.

É importante, também, conhecer os ambientes e dar a cada um deles uma função. De acordo com a função de cada cômodo você irá organizá-lo de modo a criar um espaço agradável e funcional, colocando ali todos os objetos que estão a ele relacionados. Por exemplo, utensílios da cozinha ficam na cozinha e utensílios de limpeza na área de serviço. Esse é o básico. Veja mais dicas.

Veja também: dicas caseiras para deixar a casa cheirosa

1. Geral – Organize os móveis para otimizar os ambientes

Sabia que você pode ter um quarto com muito mais espaço de circulação se os móveis estiverem dispostos do jeito certo? Não tem a ver com Feng Shui e outras técnicas que envolvem a energia do ambiente, mas sim, à pura arrumação mesmo.

Não coloque móveis demais ou muito grandes em um cômodo pequeno. Organize-os de modo que se encaixem. Se você ainda vai comprar os móveis, tire as medidas do quarto todo antes de comprar, assim evita prejuízo ou um resultado ruim.

Se for o caso, pode contar com a ajuda de um designer de interiores, que vai pensar em toda essa disposição da mobília para você. O mesmo vale para qualquer outro cômodo da casa.

2. Geral – Como organizar a casa descartando o que não é usado

Se você é do tipo que guarda até um pedaço de papel em branco porque um dia poderá precisar, acabe de uma vez por todas com esse mau hábito. Se continuar assim, logo você estará acumulando uma série de objetos inúteis que só vão servir para obstruir as passagens da sua casa e deixar os ambientes desconfortáveis.

Então, tire um dia inteiro para fazer uma limpa em tudo aquilo que você não está usando há alguns meses e que não se trata de uma recordação, presente especial nem nada do gênero. Depois dessa limpa, faça o possível para não voltar a acumular, sempre descartando o que não está em uso.

3. Geral – Determine o lugar de cada coisa

Como mencionado no início, tudo na sua casa vai se acomodando no devido lugar, conforme você vai se adaptando ao ambiente e percebendo aonde faz mais sentido deixar cada utensílio. Mas a dica é procurar organizar o máximo de coisas no lugar o quanto antes.

Defina o que vai em cada gaveta da cozinha, em cada porta de armário da sala, o que vai ficar no guarda-roupas e na cômoda. Assim, sempre que algo estiver fora do lugar, fica bem mais fácil reorganizar com rapidez.

4. Geral – Como manter tudo no lugar

Essa é uma continuação da dica anterior. Não adianta ter lugar para tudo, mas deixar tudo fora do lugar. Esse é um hábito que deve começar desde a infância para conseguir manter com facilidade na vida adulta.

Quando você adquire esse hábito de colocar de volta tudo o que tira do lugar assim que termina de usar, os benefícios se refletem em muitas esferas da sua vida, não só em ter uma casa arrumada. Se tem mais pessoas na casa, determine essa tarefa como regra a ser seguida por todos.

5. Geral – Compre muitos organizadores

Organizador é vida, lembre-se disso. Nem sempre você tem lugar para tudo nos armários de casa, então, use organizadores.

Eles podem ser caixas de papelão ou de vime, podem ser baús, penduradores de roupa atrás das portas, prateleiras e até aqueles nichos dobráveis de tecido presos em araras para servir de guarda-roupas, mas que você pode mudar de lugar com facilidade quando quiser.

Os organizadores são usados em todos os cômodos, mas em especial na cozinha, banheiro e área de serviço, onde há muitos pequenos objetos para armazenar. Confira no vídeo alguns lindos modelos de organizadores para a casa toda:

6. Cozinha – Não deixe a louça acumular na pia

A mesma regra de guardar tudo no lugar assim que terminar de usar vale para a louça. Se ela for lavada sempre que a refeição terminar, a cozinha estará sempre organizada, sempre terá louça limpa para usar na hora que quiser, vai acumular menos insetos e, muito importante, a casa não vai ficar com aquele cheiro desagradável de comida velha e de lixo.

7. Cozinha – Separe as louças e outros objetos por categorias

Na sua cozinha, fica bem mais prático e rápido encontrar o que precisa se separar por categorias. Por exemplo, uma lugar para todos os copos, outro para xícaras, pratos, talheres, potes, refratários, panelas, formas e assim por diante.

Para otimizar o espaço, coloque os objetos menores dentro dos menores e tenha organizadores de talheres para que fiquem separados garfos, colheres e facas.

Veja também: lista de utensílios para ter na sua cozinha.

8. Cozinha – Mantenha a despensa organizada e limpa

A mesma ordem das louças serve para os alimentos. Mantenha-os guardados por categorias e coloque na frente do armário aqueles com a data de validade mais próxima do vencimento. Também, evite deixar tudo nas embalagens, em especial quando forem plásticas. Assim que abrir uma embalagem, armazene o conteúdo em um pote de vidro com tampa, evitando sujeira e o aparecimento de insetos.

Veja também: dicas úteis de como organizar os armários da cozinha.

9. Cozinha – Mantenha a geladeira organizada

As dicas de geladeira são muito importantes porque trata-se dos alimentos perecíveis, não dá para descuidar. Então, nunca deixe alimentos prontos em potes, pratos ou panelas destampados na geladeira para evitar o cheiro e a contaminação.

Também, coloque cada item na prateleira recomendada pelo fabricante, como o lugar certo para ovos, carnes e verduras, por exemplo.  Tire da geladeira tudo o que já estiver velho, descarte potes de molhos quase vazios e passe um pano assim que derramar qualquer coisa.

Veja também: como fazer uma faxina completa na sua geladeira.

10. Banheiro – Tenha uma rotina de limpeza diária

Deixar para limpar o banheiro só no fim de semana pode dar mais trabalho, pois você irá demorar mais tempo para limpar. Então, em cada dia da semana faça alguma atividade da limpeza desse cômodo. Por exemplo, na segunda você limpa o vaso sanitário. Na terça, limpa a pia. Na quarta lava o box depois do banho e na quinta limpa o chão. Assim o banheiro vai estar sempre organizado.

11. Quartos – Conserve as roupas organizadas

É bem possível que uma das etapas mais difíceis em como organizar a casa seja manter as roupas guardadas no lugar. Aquela montanha de roupa jogada no chão ou sobre uma cadeira traz uma enorme sensação de desorganização e sujeira, mesmo que o chão esteja limpo.

Então, se não quiser botar uma peça usada para lavar, nem quiser guardá-la de volta, tenha um cabideiro ou dois. Pode ser um modelo de chão ou aqueles de fixar atrás das portas. Veja no vídeo abaixo mais dicas de como organizar um guarda-roupas pequeno:

12. Quartos – Aproveite os espaços

Em quarto pequenos é preciso usar soluções inteligentes para otimizar o espaço e manter organizado. Então, uma cama baú é a primeira boa ideia. Embaixo do colchão tem lugar para todas as roupas de cama ou outros pertences que você usa com menos frequência.

Outra ideia é colocar caixas organizadoras fechadas embaixo da cama, com objetos de uso menos frequente, assim evita ocupar espaço dentro do guarda-roupas. Falando nisso, tem espaço sobrando em cima do roupeiro? Coloque caixas organizadoras fechadas lá também.

Veja também: dicas criativas de como organizar as bijuterias.

13. Salas – Como organizar a casa com menos objetos decorativos e mais organizadores

As salas de estar, de TV e de jantar são os principais ambientes sociais da casa. Logo, se você faz questão de receber visitas em um lugar organizado, não pode descuidar desses cômodos.

Para facilitar a rotina, evite decorar com excesso de objetos. Menos é mais. Quanto menos objetos pequenos expostos, menos poeira para acumular e menos poluição visual.

Também, use organizadores para as revistas, livros, jogos, mantas, controles e brinquedos que nunca ficam só no quarto. Assim é fácil pedir para as crianças guardarem tudo sem demora.

14. Salas e home office – Tenha os fios organizados

Quando você não tem um grande painel para esconder todos os fios dos eletrônicos, esse canto da sala fica parecendo uma teia de aranhas. Então, use dicas simples e inteligentes para deixar todos os fios organizados, evitando que fiquem jogados pelo chão acumulando sujeira e deixando o ambiente menos agradável. Confira no vídeo 10 formas bem legais de manter fios e cabos organizados:

15. Lavanderia – Armários e cestos

Na lavanderia não tem muito segredo, é uma das etapas mais simples de como organizar a casa. A dica é ter um bom armário cheio de portas e gavetas para guardar de tudo um pouco. Separe tudo de forma organizada.

Um lugar para os produtos de limpeza geral da casa, outro para os produtos de lavar roupa, mais um para os prendedores, panos de limpeza e uma porta para as vassouras, baldes, rodos e escovas. Um bom móvel é o grande truque.

Tenha também cestos de roupa suja ou espaço para eles. Se não couberem na lavanderia, podem ficar no quarto de cada um ou no banheiro. Os cestos de roupa suja são importantes para a organização e, se a família for grande, vale a pena ter um cesto para cada cor de roupas: um cesto para roupa branca, outro para escura e outro para colorida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

manchas vermelhas na pele

7 Doenças que causam manchas vermelhas na pele

legumes salteados

Como fazer deliciosos legumes salteados para almoços e jantares